A semana ficou marcada pelo regresso da FaceApp, conhecida como a "aplicação dos velhinhos", pois transforma uma fotografia de uma pessoa numa versão idosa da mesma. A aplicação tem gerado polémicas devido às eventuais recolhas de dados dos utilizadores, colocando em perigo a sua privacidade. Por isso, verdade ou não, instale ao seu próprio risco.

Mas há mais. O famoso jogo de tabuleiro Game of Life da Hasbro está de regresso aos videojogos para smartphones, mas também pode experimentar uma app de treinos divertidos para cães. Fique com todas as novidades da semana em baixo.

Tem um cão desobediente? A solução pode estar numa aplicação que aposta em treinos divertidos e recompensas

Treinar o seu cão e ao mesmo tempo fortalecer a amizade que tem com o seu companheiro de quatro patas é o objetivo da aplicação Dogo.

A aplicação, que não exige criação de conta, recorre a treinos através de um clicker, um sinal sonoro que marca um comportamento ou momento preciso da recompensa do animal. Por isso, petiscos e mimos são essenciais para o sucesso das missões.

E porque os objetivos dependem de dono para dono, o Dogo apresenta vários níveis de treinos, através de 60 sessões, com instruções passo a passo e ilustrações.

Para os mais simples, a aplicação ajuda a ensinar o seu cão a permanecer sentado no chão ou a deixar que lhe coloque a trela. Saltar obstáculos, rastejar e bater palmas são alguns dos desafios para os donos mais exigentes.

Se mesmo assim continuar com dificuldades pode sempre pedir ajuda aos “treinadores oficiais” da aplicação. Assim, passar nos exames propostos pela aplicação será certamente mais fácil.

A aplicação é gratuita e está disponível para dispositivos Android e IOS.

The Game of Life Vacations: o famoso jogo da Hasbro tem sabor português

Inspirado no famoso jogo de tabuleiro da Hasbro, este videojogo para smartphones convida a família e amigos a passarem férias em praias exóticas em ilhas vulcânicas.

A equipa portuguesa da Marmalade Game Studio tem reproduzido diversos jogos de tabuleiro da Hasbro aos smartphones, incluindo a Batalha Naval, Cluedo e a versão original do Game of Life. É exatamente um spin off do último que acaba de chegar às lojas, com o subtítulo Vacations e convida os jogadores para uma aventura em férias, em formato de jogo de tabuleiro.

O jogo transporta os jogadores para praias exóticas em ilhas vulcânicas, desafiando a construir esculturas de areia, mergulho, enquanto compete contra amigos e familiares. Poderá colecionar lembranças únicas e registar os melhores momentos em fotografias. Os jogadores que guardarem mais memórias das férias marcam mais pontos em direção à vitória do jogo, para tal terão de explorar diferentes caminhos da ilha.

Game of Life Vacations apresenta diferentes personagens para representar os peões no tabuleiro, entre uma família de surfistas, um aventureiro de mochila às costas, irmãs viajantes, entre outras, que podem circular pela ilha num carro desportivo, bicicleta, mota ou autocarro.

O jogo permite jogar multijogador online e offline até quatro jogadores. O jogo custa 3,14 euros (em promoção) na versão Android e 4,49 euros em iOS.

FaceApp está de volta e garante que não guarda as fotografias. Vamos acreditar?

Há dois anos a aplicação levantou polémica e agora está de volta, tal como as dúvidas sobre a privacidade.

Nos últimos dias a aplicação que capta a fotografia dos utilizadores e mostra como vai ser a sua aparência daqui a 50 anos voltou às notícias com o desafio #OldFaceChallenge. Rapidamente as redes sociais foram inundadas de fotografias de anónimos, influencers e celebridades que partilharam os resultados das imagens.

Os fãs de desportistas, músicos e atores também aplicaram a "magia do tempo" às fotografias dos seus ídolos, nem sempre com os melhores resultados.

A aplicação não é nova. Foi lançada em 2017 e mostrou a sua capacidade de alterar imagens, e de por qualquer um a rir, e agora é o filtro da idade que está a movimentar os fãs dos desafios partilhados nas redes sociais.

Não faltaram avisos sobre os riscos para a privacidade, mas isso não parece ter diminuído o interesse dos utilizadores, com mais de 1 milhão de downloads no Android e 500 mil classificações no iOS.

Os especialistas analisaram os termos de serviço onde os utilizadores tão permissões para usar as suas fotografias para quase tudo, até para uso comercial, oferecendo um controle quase ilimitado, o que não é anormal em grande parte das aplicações. Mesmo assim, a empresa que está por detrás do desenvolvimento garantiu ao TechCrunch que tipicamente apaga as fotografias no prazo de 48 horas, e que não partilha dados com outras companhias.

Se ainda não experimentou pode fazer o download para iOS e Android, mas por sua conta e risco.

Organizar toda a família numa só aplicação. Preparados para a aventura?

Desde as arrumações da casa até às compras, a app OurHome quer ajudar a organizar a sua família de uma forma nova e simples.

“Mais organização, menos esforço” é o lema a seguir assim que instalar esta aplicação. Mas, primeiro, terá de registar todos os membros da família.

Com esta aplicação, até as tarefas mais chatas vão ser feitas com outro gosto. Ao cumprir com cada tarefa, os membros das famílias ganham pontos. Quando chegar à meta final esses pontos podem ser trocados e negociados. Quem sabe, uma viagem de família?

Quanto às compras, a aplicação permite-lhe registar a lista de produtos que quer comprar, que pode ser partilhada com toda a família. O serviço de lembretes e mensagens também facilita esta aventura.

Para os mais esquecidos, pode sempre optar por anotar todos os eventos familiares no calendário da aplicação e acompanhar o progresso da família.

A aplicação está disponível para dispositivos Android e iOS de forma gratuita.

A app Kmovie não envelhece nem engorda pessoas. Só as põe “a mexer”

Nesta “aplicação editora” pode escolher entre uma série de templates e propostas para aplicar num conjunto de fotos que, no final, é transformado num pequeno vídeo animado para partilhar nas redes sociais.

Como ferramenta de edição que é, a Kmovie tem vários modelos para a criação dos vídeos, com nomes sugestivos como “New Travel”, “Moon Cake”, “Oh MyGod” ou “School Time”.

A sequência de fotos pode ser selecionada das galerias do telefone ou captada no momento. Também é possível editar vídeos de curta duração.

Além dos “cortes e roda”, entre as várias opções à disposição para produzir os vídeos animados finais está a ferramenta de edição de transições, a edição de áudio e os filtros de cor. Há também a possibilidade de adicionar música de fundo e acrescentar legendas.

A Kmovie é gratuita, (supostamente) sem anúncios e está disponível a partir da Play Store para dispositivos Android 5.1 ou acima. Também existe para terminais iOS.

Diga adeus a turistas e estranhos nas fotos com a Bye Bye Camera

A inteligência artificial é usada por esta aplicação para remover figurantes indesejados das suas fotografias.

Nos locais mais populares, como a Fontana de Trevi em Roma por exemplo, é preciso esperar na fila para conseguir tirar a fotografia perfeita, e mesmo assim há sempre o risco de aparecerem outros turistas ou "emplastros" na foto. E quando quer tirar uma foto de um cenário pode ser ainda pior.

Agora a Bye Bye Camera oferece-se para tirar as pessoas da fotografia, de forma fácil. A app usa um algoritmo de reconhecimento facial chamado YOLO (You Only Look Once) para identificar a personagem a eliminar, e depois outra ferramenta para "encher" o espaço que ficou livre.

O resultado ainda não é perfeito. A app é lenta, pode deixar um rasto de pixeis no local de onde foram retiradas as pessoas e exige uma ligação boa à internet. Mas o artista que a criou avisa que a ideia não foi criar a próxima startup de edição de fotografa, mas uma peça de arte de software.

A app descreve-se a si mesma como a camara para uma era pós-humana. E avisa que com a Bye Bye Caera vai poder finalmente tirar uma selfie sem aparecer.

A aplicação pode ser descarregada para iPhone e iPad na App Store, mas custa 3,49 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.