Esta é aquela época do ano em que juntamos a família e amigos para passar momentos em harmonia, mas também cometendo aqueles excessos no que diz respeito ao abuso de doces e comidinha da avó. Há sempre a desculpa da quadra, e por isso, também há aplicações que ajudam a superar esses exageros. Uma app para contar calorias, por exemplo.

Mas depois desta semana festiva, os olhos já estão postos em 2020, e por isso, nada como renovar as aplicações para ajudar a entrar no novo ano. Neste caso, há apps para um ano mais saudável, mas também um diário. Confira todas as propostas já a seguir...

Esta app gratuita ajuda-o a contar calorias em “privado”

É desta forma que a Private Calorie Counter – OmNom Notes se apresenta, prometendo uma base de dados com informação sobre calorias e macronutrientes de mais de um milhão de alimentos e respeitar a sua privacidade.

Estamos em plena altura de “mesas fartas” e um pouco de controlo para (tentarmos) manter o equilíbrio pode vir a calhar. Aplicações para contar calorias há muitas e a OmNom Notes é uma delas.

Usando esta aplicação pode registar tudo aquilo que ingere ao longo do dia e fazer contas às calorias. É possível criar receitas personalizadas e definir unidades para as mesmas, assim como para cada um dos alimentos.

Pode inclusive criar “planos pessoais” e registar o horário das refeições para acompanhar sua ingestão nutricional, assim como o progresso de peso, através de várias tabelas.

A Private Calorie Counter – OmNom Notes é gratuita, sem publicidade, mas com compras in app. Algumas da opções só estão acessíveis na edição premium.  Está disponível a partir da Play Store.


The Last Day on Earth é um jogo de sobrevivência para smartphones

Baseado num futuro próximo de 2027, esta proposta desafia os jogadores a sobreviverem num mundo infetado por zombies.

No ano 2027 a Terra sofrerá uma epidemia global que infetará praticamente toda a raça humana. As pessoas que morreram transformam-se em zombies, e aqueles que sobreviveram e com imunidade à doença, têm de utilizar todos os meios em seu redor para se manterem vivos. É este o ambiente pós-apocalíptico de Last Day on Earth.

Para sobreviver, os jogadores necessitam procurar bens essenciais como água e alimentação, recursos muito valiosos. Além disso, para produzir ferramentas e armas é preciso encontrar as respetivas matérias-primas. Praticamente tudo pode ser transformado, incluindo placas de sinalização das estradas, tacos de basebol, e outros.

Encontrar refúgio é outra das preocupações do jogador, preparando os abrigos com armadilhas e fortificando os acessos ao interior. Até porque um dos objetivos passa por invadir os esconderijos de outros sobreviventes para obter recursos e itens mais raros, enquanto evita ser espoliado.

Pode fazer o download do jogo gratuito em versões Android e iOS.


E que tal um Karaoke para animar a tarde de Natal?

Na época de Natal é dificil contornar as tradicionais músicas. E se não pode vencê-las, junte-se a elas em modo karaoke.

Há várias formas de animar a tarde de Natal, e organizar um concurso de Karaoke com músicas natalícias é uma delas. Por isso procurámos uma aplicação que ajudasse nesta tarefa, e não foi difícil de encontrar.

A app Karaoke for Christmas tem uma lista de músicas disponíveis para cantar acompanhando a letra, e é só escolher para pôr a tocar. Depois de escolhida a música a app faz uma ligação para o YouTube, já que as músicas e letras estão num vídeo alojado no serviço da Google.

As músicas são as tradicionais, em inglês, não faltando o White Christmas, de Bing Crosby, All I want for Christmas is you, de Mariah Carey ou o Last Christmas dos Wham!

O sucesso depende depois da voz e capacidade de interpretação de cada um, e pode usar numa viagem de carro, partilhando com outros passageiros, ou em casa, projetando o vídeo no televisor ou num segundo ecrã.

A app está disponível para download no Google Play e é gratuita.

Karaoke For Christmas

Com esta app não precisa de uma máquina “especial” para ter polaroids

A app é gratuita e permite adicionar efeitos que fazem parecer que as fotografias foram tiradas com a famosa máquina polaroid.

Não tem uma máquina fotográfica Polaroid mas gosta do resultado final das fotografias impressas instantaneamente? Com a app InstaLab, o editor de fotos instantâneas não precisa de ter uma câmara fotográfica própria para conseguir o mesmo efeito.

Através da aplicação pode importar uma fotografia do seu telemóvel ou tirar uma no momento e começar a edição ao seu gosto. Limites de molduras com diferentes formatos, maiores e mais pequenos, e vários filtros, inclusive natalícios, são algumas das ofertas da app.

Se quiser escrever na fotografia também o pode fazer, numa aplicação que permite escolher vários tipos de fontes e cores. Se pretender fazer alguns ajustes na fotografia a aplicação também lhe dá uma ajuda, podendo editar o brilho, contraste, saturação e rotação.

Na hora de imprimir a fotografia, a app disponibiliza um serviço de impressão, com um valor de 0,49 euros por cada foto. A aplicação é gratuita e está disponível no Google Play Store e na App Store.


Está a planear ganhar hábitos saudáveis em 2020? Não perca o “fio à meada” com a Habitify

Além de uma versão base gratuita, a Habitify conta com um modo premium com funcionalidades como um widget para tarefas diárias, um espaço para apontar as suas notas mais importantes e até um “dark mode”.

Com fim da época natalícia, são muitos os que já começam a planear os seus objetivos para a entrada no novo ano. Se a “preguiça” pós-Natal está a fazer com que descure alguns dos seus hábitos mais saudáveis, a Habitify pode ajudá-lo a não “perder o fio à meada”, podendo até ser um útil aliado no que toca ao planeamento das suas tarefas diárias.

Através da Habitify, o utilizador pode ganhar um novo foco em relação aos hábitos que quer ganhar. A aplicação permite não só marcar uma rotina diária, mas também medir o progresso realizado por meio de gráficos. Se for fã dos dispositivos da empresa da maçã, poderá levar a sua procura por hábitos mais saudáveis ainda mais “a sério”, uma vez que a aplicação é compatível com iPhone, iPad, Apple Watch ou Mac.

Para além de uma versão base gratuita, a Habitify tem um modo premium com ainda mais funcionalidades. Entre elas, o utilizador pode encontrar um widget com as tarefas diárias, um modo privado que promete manter os dados longe dos olhos dos mais curiosos, um espaço para apontar as suas notas mais importantes e até um “dark mode”.

A versão base da aplicação está disponível gratuitamente tanto na Play Store, para Android, como na App Store, para iOS. Já a versão premium pode variar entre os 5,99 euros, por uma subscrição de um mês, e os 49,99 euros, por uma subscrição vitalícia.


Miary: uma aplicação simples (e gratuita) para quem passar a escrever um diário em 2020

Se é adepto da “escrita” dos momentos marcantes do dia e da falta deles ou se tenciona passar ser, coloque a app Miary entre as suas hipóteses de escolha.

A Miary é uma aplicação com um design minimalista “bonita” e “simples” de utilizar, de acordo com as garantias dos seus criadores.

Permite registar os acontecimentos do dia, oferecendo ferramentas de edição de texto, assim como a possibilidade de inserir conteúdos multimédia, adicionar etiquetas personalizadas ou selecionar o estado de espírito de cada dia.

A Miary é gratuita e sem anúncios, mas algumas das suas opções só estão acessíveis através do serviço premium de subscrição, nomeadamente o modo noturno, a sincronização com outros dispositivos, a busca avançada ou a escolha de cores diferentes para o fundo.

 A Miary está disponível através de download gratuito a partir da Play Store.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.