O Centro Internet Segura oficializou o lançamento de uma nova ferramenta que permite colocar os jovens em contacto com os perigos da Internet - mas sem qualquer perigo e com uma boa dose de ensino. Os inimigos na aplicação INES - Batalha do Ciberespaço são os mesmos da vida real digital: vírus, trojans, malware, publicidade abusiva, worms e spam.

O jogo consiste no conceito de tower defense onde há um labirinto através do qual as ameaças vão avançando. A única forma de impedir é através da colocação estratégica de defesas ao longo do percurso. Mas esta é a parte do jogo.

Para que o utilizador possa recuperar parte da sua vida terá depois de responder a questionários e é aqui que entra a parte lúdica. O quizz ajuda a perceber se a criança conhece alguns conceitos de segurança digital e se não os tiver, o objetivo é que os venha a aprender.

Para ajudar nesta tarefa existe a opção 'Glossário' onde a criança pode aprender novas palavras ou rever as definições de alguns conceitos. O título foi desenvolvido a pensar em jovens com 12 ou mais anos de idade. O projeto conta ainda com um financiamento da Comissão Europeia.

A aplicação está disponível para Android, iOS e Windows de forma gratuita.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.