O Build Up Labs, estúdio de startups do grupo comOn, lançou uma nova aplicação que moderniza os velhinhos catálogos de brinquedos que invadem as caixas de correio de todo o país durante o Natal.

A ToyToy permite não só ver e escolher, como comprar brinquedos através de uma lógica muito semelhante à do Tinder: swipe right se o brinquedo lhe agradar, swipe left se não lhe encher as medidas. Pode ainda partilhar as suas opções nas redes sociais ou com outros contactos para determinar, efetivamente, se está a fazer a escolha certa.

Em comunicado, a empresa diz ainda que o número de pais a comprar online tem vindo a aumentar, sobretudo porque a tecnologia lhes dá a possibilidade de escolher o presente "sem a interferência de pedidos mais insistentes". "Com a nossa app, o processo de compra será otimizado através de um algoritmo que recomenda brinquedos com base nas preferências do utilizador. A app vai aprender com cada 'swipe' e, assim, afinar as recomendações".

Para além de Portugal, a app portuguesa também já está disponível nos Estados Unidos onde o mercado dos brinquedos gerou mais de 25 mil milhões de dólares em 2015. "As compras através de dispositivos móveis aumentaram 47% nos últimos três anos e espera-se que, em 2017, representem 25% do comércio digital nos Estados Unidos. Estamos a aproveitar o facto de a maioria das marcas de brinquedos ainda não ter entrado neste setor", explica Rui Gouveia.

Em desenvolvimento está ainda uma funcionalidade de notificações para quando os brinquedos selecionados entrarem em saldos. Até à data, o catálogo conta com 5 mil brinquedos.

A aplicação é gratuita e está disponível para Android e iOS.