Por isso se está cansado de estar sempre a jogar a mesma coisa não desespere. Fomos até à Google Play e à App Store espreitar os lançamentos das últimas semanas e selecionámos cinco para experimentar.

Os "visados" são Vignettes, Faily Tumbler, Get me Outta Here, Nonstop Chuck Norris e Invert - A Minimal Puzzle Game.

Percorra os próximos parágrafos para conhecer um pouco sobre cada um deles e é capaz de descobrir propostas que lhe agradem.

Vignettes

Girar objetos para os transformar noutros

Vignettes é um quebra-cabeças com uma jogabilidade muito peculiar e original. Trata-se de um jogo de exploração sem texto ou personagens, no qual objetos mudam de forma conforme o jogador os manipula. O objetivo é conseguir encontrar e transformar todos os objetos em cada área.

É extremamente simples de jogar, não existindo por isso qualquer tipo de tutorial. É apresentado um único objeto a flutuar no meio do ecrã, que pode ser girado em qualquer direção. Enquanto gira o objeto, caso o jogador o coloque num determinado angulo, ele irá transformar-se num outro objeto.

Por exemplo, um telefone pode transformar-se numa panela e esta numa televisão, basta que sejam colocados numa determinada posição. Grande parte do jogo será desbloqueado rapidamente sem grande esforço, mas, num determinado momento, atinge-se o ponto onde se verifica que faltam alguns objetos e preciso descobrir como fazê-los aparecer.

O jogo dá alguma orientação sobre qual o progresso feito até à altura, indicando ainda imagens dos objetos que ainda são preciso encontrar numa determinada área. Existem ainda mapas que mostram em quantas formas mais determinado objeto ainda se pode transformar. Para ajudar, existe um baú de tesouro que contém alguns itens específicos que atuam como atalhos.

A App Store tem uma nova secção indie e nós já temos os melhores jogos para lhe propor
A App Store tem uma nova secção indie e nós já temos os melhores jogos para lhe propor
Ver artigo

Todas estas ajudas estão facilmente acessíveis através a partir da parte inferior do ecrã, mas normalmente só irá prestar atenção quando começar a sentir dificuldades em progredir. Tudo se torna ainda mais interessante, e também mais desafiante, quando se percebe como alguns objetos podem ser alterados, criando novos itens e novos ramos que podem finalmente permitir encontrar aquele objeto em falta.

Vignettes está disponível por €3,49 para dispositivos iOS.

Faily Tumbler

Descer a encosta de um vulcão aos trambolhões

Faily Tumbler é o mais recente título da conhecida série da Spunge Games que coloca o jogador a ajudar o personagem a sobreviver enquanto desliza velozmente longas encostas de montanhas. No entanto, desta vez não existe a ajuda de nenhum veículo para a descida, será mesmo com muitas cambalhotas e trambolhões.

Tudo começa quando o herói procura ovos de dinossauro, acabando por perturbar um poderoso vulcão iniciando uma erupção e sendo atirado pela montanha abaixo. Ao longo da acidentada descida, é preciso evitar obstáculos e perigos e manter-se à frente do insistente rio de lava.

Sem qualquer tipo de preocupação com ossos partidos, o personagem vai deslizando pela colina de cambalhota em cambalhota, evitando a lava, penhascos e muitos outros tipos de perigos. É preciso guiá-lo, fazendo-o virar para a esquerda ou para a direita e, em certos momentos, fazê-lo dar um pequeno salto para evitar cair num penhasco ou saltar para dentro de um rio. Pelo caminho é possível apanhar objetos que ajudarão a prolongar a distância e a evitar determinados obstáculos.

O objetivo é percorrer a maior distância possível, sendo que, de início, será difícil percorrer grandes distâncias até que se consiga tomar o jeito aos controlos e características. Mas, embora desafiante, não se trata de um jogo difícil. Existem ainda muitas opções de personalização do personagem, utilizando para o efeito as moedas que se apanham ao longo das quedas.

Faily Tumbler é gratuito e está disponível para dispositivos Android e iOS.

Get me Outta Here

Eliminar maléficos alienígenas rapidamente

Get me Outta Here é um jogo de ação onde é preciso assumir o papel de um velho agricultor que foi sequestrado por alienígenas. A sua única esperança de sobrevivência é combatê-los por tempo suficiente para eventualmente ser resgatado. Ao matar esses inimigos, é preciso fazer o máximo para progredir muito rapidamente pois a ajuda está a caminho, mas apenas se o jogador conseguir matar ondas de vida alienígena em menos de dois minutos e meio.

Ao contrário de outros títulos do género, a ação decorre num único local, não existindo níveis nem salas adicionais. Em vez de progredir através de vários ambientes, o jogo pede para permanecer vivo o maior tempo possível numa sala cheia de inimigos que surgem continuamente e vêm atrás do herói. Para ser eficaz na matança, será preciso subir escadas para alcançar inimigos que se encontram em locais de mais difícil acesso e ainda aproveitar os power-ups e câmaras de cura existentes na sala.

Os comandos são simples, existindo um d-pad virtual na parte inferior esquerda do ecrã que permite mover e apontar para cima e para baixo, com o lado direito a apresentar botões para saltar, rolar, e disparar a arma. Tudo funciona bem nos estágios iniciais, no entanto, com o progresso no jogo, adicionalmente aos inimigos regulares, começam a surgir bosses que tornam tudo muito mais desafiante.

Get Me Outta Here apresenta uma ação arcade frenética e muito desafiante. Está disponível gratuitamente para equipamentos iOS.

Nonstop Chuck Norris

Ajudar o conhecido ator a sovar malfeitores

Chuck Norris, um dos mais famosos atores de filmes de ação dos anos 80, é a grande estrela deste jogo que, tal como o nome indica, não irá parar de distribuir “porrada” a ondas de malfeitores que tiveram a ousadia de cruzar o seu caminho.

O jogo está dividido em estágios sendo que, na maioria, para progredir é apenas necessário sovar um determinado número de bandidos. Existem ainda níveis de boss que são, como seria de esperar, mais difíceis de ultrapassar.

Chuck não necessita de muita ajuda da parte do jogador, uma vez que automaticamente executa os movimentos básicos, sendo apenas necessário intervenção quando é preciso ativar os movimentos especiais. Existem medidores que indicam quando estes podem ser ativados, por isso requer alguma estratégia para saber quais os momentos de os utilizar.

Divirta-se com 5 jogos indie escolhidos pela Google
Divirta-se com 5 jogos indie escolhidos pela Google
Ver artigo

As moedas ganhas por eliminar os malfeitores podem ser utilizadas para obter ou melhorar as armas e objetos de Chuck. Estes itens incluem selfie sticks, armaduras e uma máscara em forma de cabeça de cavalo. Podem não servir para grande coisa, mas um item melhorado pode aumentar o poder dos movimentos especiais do herói.

Com comandos simples e algum humor, Nonstop Chuck Norris é um divertido jogo de ação que está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Invert - A Minimal Puzzle Game

Inverter blocos para ficarem todas da mesma cor

Invert é um quebra-cabeças minimalista para quem gosta de desafiar o seu cérebro. O objetivo é colocar todos os quadrados, existentes nas diferentes formas que surgem no ecrã, da mesma cor utilizando o menor número de jogadas possível. Embora possa ser fácil encontrar uma solução, será muitas vezes difícil encontrar a solução pretendida.

O jogo contem três diferentes modos, mas em todos eles o objetivo é o mesmo. O modo Campanha tem vinte níveis, cada qual com oito puzzles, e nele é preciso encontrar a solução num determinado número de jogadas, não existindo aqui qualquer limite de tempo. O modo Desafio é o oposto, pois existe um tempo limite para encontrar a solução. Por fim, o modo Perito é igual ao modo Desafio mas com puzzles muito mais difíceis.

O objetivo é colocar todas as formas que surgem no ecrã da mesma cor. Para o fazer é preciso tocar em marcadores que se encontram nos limites dessas formas para inverter a cor dos seus elementos. Se de início tudo funciona de modo simples, com as cores a serem invertidas em linhas e colunas, mais para a frente tudo muda de figura com os marcadores a funcionarem de modo diferente, sempre preciso validar como funciona cada um antes de começar a jogar.

Conseguir encontrar a solução permite ganhar estrelas, num máximo de três, as quais são necessárias para desbloquear os níveis seguintes. A dificuldade dos vários níveis não é constante ou progressiva, podendo encontrar num nível muito fácil e logo a seguir um extremamente difícil. No geral, Invert é um jogo muito desafiante, com alguns níveis verdadeiramente difíceis.

Invert está disponível para dispositivos Android e iOS e custa €3,49.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.