Anualmente, a Google premeia os melhores jogos e apps em diversas categorias. Este ano são 12 e incluem quatro novidades, entre as quais a Melhor Experiência em Realidade Aumentada e de Realidade Virtual.

Os nomeados foram selecionados por equipas multifuncionais da Google que trabalham lado a lado com as categorias relevantes e áreas de produtos, seguindo critérios específicos, incluindo alta classificação por estrelas e desempenho técnico, exigindo ainda um lançamento ou atualização importante desde abril de 2016. Os vencedores serão anunciados a 18 de maio próximo, durante o evento Google I/O.

É nesse sentido que esta semana sugerimos alguns dos jogos nomeados em diferentes categorias. Conte com Transformers: Forged to Fight, Reigns e Dawn of Titans, entre outros, já a seguir.

Transformers: Forged to Fight

Juntar forças para combater uma ameaça maior

Transformers: Forged to Fight é um dos nomeados pela Google para melhor jogo. Trata-se de um RPG de ação que junta personagens dos mais de 30 anos de Transformers. Arrastados para um planeta distante, Autobots e Decepticons têm de criar as suas bases, arranjar materiais e combater juntos uma poderosa ameaça.

O jogo divide-se em duas partes. Numa é preciso deambular ao longo de um mapa recolhendo recursos e colocando Bots para defender determinados locais. A outra parte, e a mais divertida, são os combates que colocam frente-a-frente dois Bots, com o jogador a controlar um deles.

Os comandos são simples e fáceis de utilizar, muito semelhantes a outros jogos do género, com a adição de algumas características alusivas à série, como a possibilidade de utilizar e disparar uma arma, caso o personagem do jogador se afaste o suficiente do adversário, e ainda de se transformar num carro ou camião e, literalmente, derrubar o oponente. Nunca esquecer a defesa e bloquear ou desviar-se dos ataques do outro. Com o sucesso nos combates, será possível melhorar as características dos Transformers da equipa ou adicionar outros novos.

Trata-se de um bom jogo de ação e luta, especialmente dirigido para os fãs da série que se irão deliciar com a enorme quantidade de Bots existentes, desde os iniciais da série de TV até aos presentes nos filmes. Também para eles existem outras pequenas coisas, como por exemplo os personagens da série de animação fazem o mesmo som quando se transformam.

Transformers: Forged to Fight está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Reigns

Decidir o futuro do reino e do reinado

Reigns, um dos mais populares e galardoados títulos do ano passado, está nomeado na categoria Standout Indie que destaca os melhores jogos criados por pequenos estúdios ou programadores independentes.

Trata-se de um título de estratégia onde o jogador assume o papel de um monarca medieval cujas decisões irão impor a sua vontade no reino. Para manter o trono, o monarca terá que agradar a várias fações como a igreja, exército, o povo e o tesouro.

Ao longo do reinado ser-lhe-á pedido que tome as mais variadas decisões, com cada uma das opções a ter implicações e consequências no futuro, podendo colocar em risco a sua continuidade no poder.

A premissa Reigns é tão simples como ler uma carta e escolher uma das duas opções e, em seguida, passar para a próxima. Agricultores, soldados, crentes e até lobisomens virão pedir conselhos, favores ou uma resposta a um determinado problema. Cada carta implica que passou um ano, sendo indicado no ecrã quanto anos já decorreram, o nome do rei e ainda uma lista de objetivos a cumprir.

Com o decorrer do jogo novas cartas serão desbloqueadas, existindo um total de 750, e novos personagens irão aparecer, como um cão, bruxa ou espião, que irão adicionar variação e novidade a toda a experiência de jogo.

No ecrã é ainda indicado qual a popularidade do rei nas diversas instituições, e, caso chegue a zero em alguma delas, será game over. Tudo pode parecer sob controlo mas a qualquer momento um evento aleatório pode virar tudo do avesso e ditar o fim do reinado.

A jogabilidade é simples e os gráficos engraçados, mas o principal de Reigns é o seu sentido de humor e constante variação da história fruto dos mais incríveis e inusitados eventos e decisões que é preciso tomar.

O jogo contou com uma grande atualização que adicionou mais 100 cartas que incluem novas personagens e objetivos, entre outras novidades. A empresa também ajustou o nível de dificuldade, sendo agora mais fácil solucionar o enredo principal, tornando ainda o jogo menos repetitivo. Reigns custa €3,49 e está disponível para Android e iOS.

Dawn of Titans

Frenéticas batalhas num jogo de estratégia

Dawn of Titans está nomeado na categoria de Melhor Jogo Multiplayer, sendo um título de ação e estratégia onde o jogador, recentemente instituído como o novo governante de um reino, terá que fazê-lo prosperar e mantê-lo a salvo dos inimigos. Será preciso enfrentar inúmeros exércitos em brutais batalhas tendo como aliados os gigantescos Titãs, guerreiros com a força de vários exércitos.

O principal enfoque do jogo é nas batalhas, sendo preciso escolher e mover os diversos grupos de soldados no campo de batalha. Existem diversos tipos de unidades, como arqueiros e cavalaria, e muita magia que é possível utilizar para dizimar as tropas inimigas.

Adicionalmente existem power-ups para melhorar determinado aspecto de uma unidade de combate e assim tentar levar a melhor sob o inimigo. Por fim, é ainda possível utilizar as unidades especiais, os Titãs, que para além de ter muito mais força e aguentar uma maior quantidade de ataques inimigos, possuem habilidades especiais que irão ajudar na batalha.

Os controles são bastante simples de utilizar, baseado em toques e no deslizar o dedo no ecrã do equipamento. Para selecionar uma determinada unidade basta tocar em cima dela e para atacar o inimigo é apenas preciso tocar em cima de uma unidade adversária. Pode ainda arrastar o dedo no ecrã para traçar as linhas que irão determinar o movimento pretendido realizar com as tropas, permitindo assim uma estratégia mais profunda.

Ao vencer batalhas é possível capturar reinos inimigos, algo que custa bastante energia, mas que depois torna possível adicionar esses reinos ao do jogador e gerar ainda mais recursos para o reino.

O modo principal é o multiplayer, com o jogador a realizar alianças com outros jogadores para atacar outros reinos ou defender os próprios de ataques inimigos. No entanto, para quem goste, está incluído um modo individual com muitas e diferentes missões, como realizar escoltas ou conseguir superar os inimigos para atingir determinado local.

O jogo prima pela sua incrível qualidade gráfica e pelas animações, especialmente dos Titãs, sendo também relativamente fácil e simples de jogar para um título do género.

Dawn of Titans é gratuito para download e está disponível para Android e iOS.

Teeny Titans - Teen Titans Go

Junte-se a Robin e ajude-o a ganhar combates com figuras de ação dos próprios heróis

Teeny Titans - Teen Titans Go é um dos nomeados na categoria de Melhor jogo para crianças. Trata-se de um título do estilo RPG onde o jogador assume o papel do jovem Robin enquanto percorre Jump City, recolhendo moedas e colecionando e fazendo batalhas com figuras de ação dos próprios heróis. Existem mais de 70 figuras diferentes para obter e melhorar nas suas características.

As batalhas são o principal ponto do jogo, aquele que permite ganhar ouro em caso de vitória que depois pode ser utilizado na loja para comprar novas figuras.

Para cada batalha é possível escolher três figuras das já obtidas, tratando-se de combates que misturam ações por turnos e em tempo real. Cada um dos personagens tem um conjunto de ataques e necessita de um determinado período de tempo para carregar cada um deles, sendo possível visualizar o estado de cada um na parte inferior do ecrã.

Os ataques mais poderosos são apenas possíveis quando a barra estiver completamente cheia, sendo preciso gerir muito bem essa energia de forma a não colocar o personagem vulnerável aos ataques dos adversários.

Alternar entre personagens a meio da batalha é possível e não tem qualquer custo, colocando assim mais um elemento de estratégia na escolha e utilização dos heróis nos combates. Os personagens podem pertencer a uma de seis classes diferentes, com cada uma a ser mais forte contra uma determinada classe e fraca contra outra.

Como é possível visualizar quais os personagens que o adversário colocará em combate, será assim fácil tirar proveito desta informação. Atualizar os personagens, aprender as melhores combinações e escolher uma equipa sólida são essenciais ter em conta para se conseguir atingir o sucesso.

Teeny Titans - Teen Titans Go é um interessante e desafiante jogo, está disponível para Android e iOS por €3,99.

Fire Emblem Heroes

Criar uma equipa para grandes combates

Fire Emblem Heroes é outros dos nomeados para a categoria de Melhor Jogo. Foi o terceiro título que a Nintendo trouxe para os smartphones e, segundo a empresa, embora tenha apenas conseguido um décimo dos downloads de Super Mario Run, é o seu título mobile mais lucrativo. Para quem não conhece, Fire Emblem é uma franquia de jogos RPG onde o jogador controla um grupo de personagens em batalha.

O jogador assume o papel de um herói que foi chamado para salvar o Reino de Askr da destruíção total. O personagem tem a habilidade especial de poder invocar Heróis lendários de diferentes mundos Fire Emblem.

Embora exista um enredo, o principal do jogo são os combates. A versão para smartphones da série coloca equipas formadas por apenas quatro personagens e mapas de tamanho mais pequeno de forma a que sejam visíveis na totalidade no ecrã. Os combates são rápidos mas constantes, algo que não dura mais que poucos minutos sendo assim perfeito para curtos momentos de diversão.

O sucesso nestes combates permite obter Orbs, a moeda do jogo, e com elas adquirir novos personagens, que no entanto são atribuídos de forma aleatória. Os personagens são classificados em estrelas, que vão de três a cinco, e que demonstra o seu poder. Certas habilidades apenas serão desbloqueadas quando for atingido um determinado número de estrelas, sendo por isso necessário evoluir os personagens.

As tropas também podem elevar o seu poder aprendendo novas habilidades, sendo para tal necessário utilizar pontos SP que são obtidos quando um personagem derrota um inimigo. Para além da história principal, existem muitos outros modos onde fortalecer os personagens, competir contra outros jogadores e muito mais.

Este não é um jogo difícil, sendo possível completar em cerca de 10 horas, o nível de dificuldade padrão é bastante baixo e, com exceção de algumas batalhas mais avançadas, não é preciso gastar tempo evoluindo os personagens para estarem aptos a progredir. Felizmente, guarda bastantes desafios para quem decidir se aventurar pelas dificuldades mais altas.

Adicionalmente, as regulares atualizações gratuitas continuarão adicionando novos personagens, conteúdo e outras surpresas para manter o jogador absorvido por horas de jogabilidade adicional.

Com algumas diferenças e ajustes às características originais da série, Fire Emblem Heroes não deixa de ser um bom título recheado de funcionalidades de estratégia e RPG que irão prender o jogador por algum tempo, tratando-se de uma experiência bastante viciante. Está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.