O poder da comunidade ao serviço da cultura de todos. Esta é uma forma metafórica de resumir o Tradiio, um serviço português lançado há dois meses. Mas o diretor de marketing da startup, Miguel Leite, tem outra definição: “é um jogo de música em que os utilizadores investem nas bandas em que acreditam”.



A frase resume de facto a essência do serviço, mas não revela que o Tradiio é também uma plataforma de música digital distribuída através de streaming. Atualmente a ferramenta alberga músicas de quase 700 bandas portugueses, a maior parte ligada ao cenário da música independente.



Cada banda decide a presença que quer ter na plataforma, isto é, tanto pode ter uma música como pode disponibilizar todo o álbum. Miguel Leite aconselha poucas músicas por banda, por forma a concentrar mais o investimento dos utilizadores, dando um sinal mais claro daquilo que promete ser um hit.



E com esta fórmula a Stock Beats, startup responsável pelo serviço, acredita estar a contribuir para uma nova forma de descobrir músicas e bandas.

Miguel Leite admite que do lado das bandas o Tradiio funciona mais como um veículo de promoção multi-canal. Isto porque além da versão Web, o serviço está disponível em plataformas móveis. A estreia foi feita no Windows Phone, chegou recentemente ao iOS e a versão para Android está prevista para setembro.



Em todas as plataformas o serviço português já tem 10 mil utilizadores registados e o objetivo é triplicar o valor até ao final de agosto.



A Tradiio está para já a investir exclusivamente em Portugal, também com o objetivo de maturar por completo a plataforma. Mas os planos da startup nacional passam também pelo estrangeiro. O primeiro “voo” está marcado para Inglaterra, por ser um país anglo-saxónico com uma forte cultura musical e tecnológica. O roteiro leva-os depois até ao outro lado do Atlântico, para os EUA. E a seguir o mundo, disse o CMO da empresa em conversa com o TeK.



Miguel Leite destacou ainda o facto de a Tradiio querer afirmar-se como um serviço que terá capacidade para ligar o mundo online ao mundo offline: a promoção das bandas dará lugar à participação em eventos e em festivais, e a participação dos internautas dará lugar a momentos de interatividade com as bandas.



A startup recebeu recentemente 250 mil euros de financiamento do fundo de investimento do Banco Espírito Santo e da Exago Ventures.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico