O universo mobile tem apps novas para oferecer todos os dias e no SAPO TEK queremos facilitar-lhe o trabalho: fomos selecionando algumas ao longo da semana que apresentamos agora em "concentrado".

Reserve bilhetes de transportes pela Europa com o Omio

A app permite encontrar a melhor opção para viajar pelo melhor preço e nos horários que melhor se adaptem às preferências do utilizador.

Omio é uma aplicação para dispositivos móveis que ajuda o utilizador a encontrar e reservar todos os bilhetes necessários para viagens de comboio, autocarro ou avião em 15 países da Europa.

A ferramenta é fácil de usar: basta pesquisar pelas cidades de partida e de chegada e terá acesso a uma lista completa de possíveis combinações entre as três opções de transporte disponibilizadas pela app. Assim, é possível encontrar a melhor opção para viajar pelo menor preço, no menor tempo possível, ou no horário que melhor se adapte às suas preferências.

Comboios, autocarros e aviões são divididos em tabelas diferentes, facilitando a seleção dos bilhetes e respetivas combinações. As reservas podem ser finalizadas dentro do próprio Omio.

A aplicação disponibiliza mais de 46.000 rotas abrangendo a Europa, sendo que quase todas as empresas de viagens dos países envolvidos estão incluídas. Com uma interface simples, será possível reservar tudo sem sair de casa.

Pode fazer o download gratuito do Omio nas versões iOS e Android.

Dropbox tem app renovada e mais integração de produtividade

A nova aplicação estende as possibilidades de partilha do serviço de alojamento web com foco na colaboração.

A nova versão foi apresentada hoje e traz ligação a outras ferramentas como o Slack, G Suite e Microsoft Office , facilitando também a arrumação de ficheiros, projetos e atividades, mas para já só está disponível a partir do Windows e Mac através do programa de acesso antecipado.

Num mundo onde os profissionais balaceiam os ficheiros entre diferentes aplicações de partilha, comunicação e alojamento, a possibilidade alargada de fazer pontes entre os vários serviços será bem vinda, evitando duplicação de dados, e promovendo a colaboração online e eficiente.

E é também um movimento inteligente da Dropbox, até porque muitos dos serviços de colaboração têm já o seu próprio espaço de armazenamento, como o Teams e o G Suite, concorrendo nesta área com a oferta de 2 GB no modelo gratuito.

A nova app Dropbox vai está disponivel para Windows, MacOS, Android e iOS de forma faseada nas próximas semanas e é gratuita.

TextGrabber é um scanner tradutor que pode funcionar offline

A aplicação TextGrabber permite digitalizar texto a partir de qualquer formato impresso, desde revistas a menus, livros ou documentos, “compreendendo” mais de 60 idiomas.

Basta apontar a câmara do smartphone para o texto, ou parte do texto, que o software da TextGrabber analisa a imagem em tempo real e traduz para o idioma pretendido. A app é capaz de reconhecer até três línguas diferentes na mesma imagem.

O resultado pode ser editado, partilhado no Facebook, Twitter, DropBox, Evernote ou enviado por email ou SMS. Basta selecionar a opção desejada. Os links, números de telefone e endereços de email tornam-se todos "clicáveis" após a digitalização. Por exemplo, pode clicar num link, fazer uma chamada ou enviar um email.

Também consegue traduzir offline em tempo real, neste caso palavra a palavra e para 10 idiomas.

A app TextGrabber está disponível para Android e iOS, tendo versão gratuita e versão paga.

Growtopia, o MMO onde o jogador pode construir o que quiser

Neste jogo sandbox multiplayer desenvolvido pela Ubisoft é possível criar um número infinito de mundos com os seus amigos.

Growtopia é um MMO (massively multiplayer online game) em 2G que permite ao jogador fazer praticamente tudo o que quiser, desde construir casas a criar puzzles para outros utilizadores resolverem. Este “sandbox” desenvolvido pela Ubisoft distingue-se, por exemplo, do Minecraft na medida em que se pode criar coisas como canções, desenhos ou níveis, entre outras.

As possibilidades dentro do Growtopia são imensas, e no decorrer do jogo principal será possível encontrar milhares de minijogos. Este sandbox permite interagir com os outros jogadores, inclusivamente visitando os mundos que estes criaram.

O Growtopia é multiplataforma, o que significa que criando uma conta é possível aceder ao seu jogo em Windows, Mac ou iOS. Pode ser instalado gratuitamente através do Google Play ou da App Store.

Auto Chess: será esta a nova tendência no gaming?

Começou como um mod de DoTA 2, mas o jogo já está disponível nos smartphones iOS e Android. E o conceito já está a ser “copiado” pelas principais editoras.

Produzido pela Drodo Studio, Auto Chess é um mod de DoTA 2 que colocava personagens do famoso jogo MOBA da Valve num tabuleiro de xadrez em combates intensos e repletos de estratégia. O sucesso levou o pequeno estúdio a assinar um acordo com a editora chinesa Dragonest para trazer o conceito para os smartphones. Embora se trate do mesmo jogo, o projeto teve de se desligar de DoTA 2, o que significou trocar as personagens por outras novas e originais para não infringir direitos de autor.

O certo é que, tal como aconteceu com a “explosão” do género MOBA, que também nasceu no seio de mods de jogos de estratégia em tempo real, o alerta foi dado e as gigantes não perderam tempo em criar as suas versões de Auto Chess. A Valve anunciou durante a E3 DoTA Underlords, a titular para utilizar as personagens do mod Auto Chess original, e a Riot Games, a produtora do mais famoso MOBA League of Legends (LoL) revelou Teamfight Tactics, um novo modo de jogo que utiliza também os seus próprios Champions.

Em termos gerais, Auto Chess incentiva os jogadores a construírem o melhor baralho de cartas com os seus heróis, que durante a partida são escolhidos aleatoriamente. As arenas de combate, semelhantes a um tabuleiro de xadrez, obrigam à colocação estratégica das unidades no terreno para fazer formações de acordo com as suas habilidades únicas, e dessa forma derrotar outros adversários. Para tal, quando acaba uma ronda, as unidades vivas no tabuleiro causarão dano ao adversário, além de amealharem experiência e dinheiro para tornar o Avatar (a personagem principal) e comprar mais cartas para tornar o exército mais poderoso no seguimento da partida.

Poderá fazer o download gratuito de Auto Chess em versões iOS e Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.