Os surdos passam a ter uma maior autonomia no pedido de ajuda de emergências através do serviço 112. Disponível numa primeira fase em dispositivos Android, e futuramente em iOS, os utilizadores portugueses poderão pedir ajuda através de mensagens SMS ou chamadas por videoconferência, avança a TSF.
Segundo o Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, em declarações à rádio, é possível fazer o download da aplicação no website 112.pt. Entre a lista de funcionalidades da aplicação constam a predefinição e envio de mensagens personalizadas pelo cidadão surdo que faz a chamada; assim como a possibilidade de abrir um chat com o centro de emergência ou videoconferência, através da interpretação de língua gestual portuguesa.
O serviço permite ainda a geolocalização do chamador (enviando para o centro operacional a melhor localização disponibilizada pelo equipamento).
Foi ainda mencionado que os novos canais de comunicação com o serviço 112, de forma a prestar assistência às pessoas surdas, obrigaram os centros a adaptarem-se tecnologicamente, assim como um aumento de recursos humanos no processo de atendimento e despacho.
Segundo José Artur Neves, o novo serviço gratuito irá beneficiar 150 mil surdos, calculando que o 112 irá receber cerca de uma centena de chamadas por dia.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários