Melhorar o desempenho dos jogadores é a missão da Tennis Tracking AI. A app, baseada em inteligência artificial (IA), analisa as partidas dos utilizadores e, sendo uma espécie de treinador de ténis virtual, avalia a qualidade da performance do praticante da modalidade. Para isso, combina algoritmos de processamento de imagem, visão computacional e aprendizagem automática, sendo necessária a gravação de um vídeo.

Para conseguir tirar proveito da app, e perceber que performance está a ter, o tenista tem de filmar a prática, o que permite à aplicação analisar o desempenho através da ajuda da IA. A Tennis Tracking AI consegue, através de vídeos mais curtos, registar apenas os momentos em que a raquete toca na bola.

A app grava ainda automaticamente frames de fotografias dos vídeos, podendo partilhar com outras pessoas e utilizá-los para melhorar a sua postura. Mas será que está a rematar com força suficiente? A resposta pode ser encontrada na app, que regista valores de velocidade. Outro recurso vantajoso é o mapa de calor, que permite analisar onde é que a bola acaba por cair.

A Tennis Tracing AI resulta do projeto Tennis Video Sports AI, financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte, pelo Portugal 2020 e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Desenvolvida pela portuguesa AppGeneration, a app é gratuita e está disponível na App Store.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.