A Nintendo anunciou que Miitomo será o seu primeiro jogo para smartphones e deverá ser lançado em março de 2016 - o que significa que houve um adiamento por parte da empresa, que tencionava lançar o seu primeiro título para telemóveis ainda este ano.

Ao contrário do que muitos podiam esperar o jogo não está relacionado com as franquias icónias da tecnológica japonesa - Super Mario, Zelda, Donkey Kong ou Metroid -, mas está antes relacionados com as personagens Mii.

Os Mii ficaram bastante conhecidos durante a época da Nintendo Wii. Na prática são representações virtuais dos utilizadores, funcionando como avatares animados. O jogo Miitomo será baseado na interação entre estas personagens, um pouco como já acontece com o jogo Tomodochi Life, o jogo que trouxe para Portugal o humor bizarro do Japão.

Um dos destaques deste jogo é que as personagens interagem sozinhas mesmo quando o utilizador não está a jogar, algo que também deverá acontecer em Miitomo.

O presidente da Nintendo, Tatsumi Kimishima, adiantou ainda que o jogo será gratuito, mas que permitirá a compra de conteúdos dentro da aplicação. Já os restantes quatro jogos da Nintendo que serão lançados até 2017 serão todos pagos.

Tatsumi Kimishima explicou ainda que a Nintendo terá um sistema de transferência de ficheiros pela cloud que permitirá ter o mesmo progresso de jogo entre dispositivos.