Continuam a ser lançadas aplicações úteis para instalar no smartphone. Uma delas é para gerir pagamentos, mostrando que as entidades bancárias estão cada vez mais a apostar nos balcões digitais. Considere ainda a proposta para um leitor de audiobooks, assim como uma aplicação que o vai manter sempre informado sobre os novos videojogos que chegam ao mercado.

E para que não passe muito tempo nas redes sociais, há uma app que serve como uma espécie de polícia. Outra que sugerimos é a nova versão do FLIP, para tornar os estudantes ainda mais produtivos. Conheça ao pormenor todas as propostas da semana.

Um bom audiobook pode ser a companhia que precisa para as suas viagens

De carro, de comboio, de avião ou até de bicicleta, um bom leitor de audiobooks com milhares de livros, pode ser a companhia ideal para ouvir numa viagem.

Em vez de ler, ou ver um vídeo, um audiobook pode fazer-lhe companhia nas viagens de e para o trabalho, independentemente do tipo de transporte que utiliza.

Há várias aplicações e serviços que integram livros áudio, em várias línguas, e o LibriVox Audio Books é uma das opções, com mais de 24 mil títulos disponíveis em Android e 50 mil em iOS, controles e configurações para ajustar ao seu gosto. Diversos géneros e três dezenas de línguas podem ser encontrados nesta biblioteca audível.

Os livros estão já em domínio público, e por isso são gratuitos, mas há muitas opções por onde escolher. Pode navegar na lista disponível, e fazer as suas próprias escolhas de listas de livros a ler, partilhando com amigos e família. Há ainda marcadores personalizados e a possibilidade de definir horas para desligar, se quiser ouvir quando se prepara para dormir.

As gravações de livros são feitas por voluntários e é sempre possível juntar-se a este "exército" de leitores e contribuir com a sua voz e leitura para adicionar novos títulos.

A app LibriVox Audio Books está disponível para download gratuito na App Store da Apple e na Google Play.

Game Release Dates: a app dos lançamentos de jogos

Através desta app pode acompanhar o lançamento das novidades no PC, PlayStation 4, Xbox One e Switch.

Com a quantidade de videojogos lançados mensalmente no PC e principais consolas, é normal que perca a noção de quando aquele título que quer adquirir é lançado, até porque muitas vezes estes sofrem alterações da data, sendo adiados. É nesse sentido que pode instalar a app Game Release Dates, uma aplicação muito simples e prática, que agrupa todas as novidades por mês, sendo atualizada numa base diária.

Na app pode assinalar os títulos favoritos, recebendo alertas quando este é lançado ou quando é alterado. Mas mais que listas, cada jogo tem uma ficha completa com informações úteis, como o trailer oficial, uma pequena sinopse, as plataformas onde é lançado, screenshots, e outros dados úteis sobre os mesmos. Em breve a aplicação vai também introduzir os títulos lançados no Google Stadia.

A aplicação permite ainda a partilha dos jogos nas redes sociais, ou aceder ao seu website oficial, para obter mais informações dos mesmos.

Pode fazer o download da aplicação em versões iOS e Android.

moey! é a nova aplicação bancária disponível em Portugal. Enviar e pedir dinheiro é gratuito

Depois da versão beta, a moey! já está disponível em Portugal e pronta para ajudar os utilizadores a fazerem "as contas à vida".

Gerir o dinheiro que tem na conta pode ser uma tarefa difícil. A pensar nisso a aplicação moey! que chega agora ao país pelo Crédito Agrícola e permite que controle o seu dinheiro, enviando-lhe notificações para que saiba quando lhe transferem dinheiro ou fazem pagamentos. Mas a funcionalidade mais útil talvez seja o facto de os utilizadores enviarem e pedirem dinheiro, sem qualquer tipo de custo associado.

As transferências podem ser feitas através do IBAN ou contacto telefónico, seja para contactos moey! ou MB Way e a app permite que o processo seja rápido. Basta selecionar os contactos com quem vai dividir a conta ou pedir dinheiro. Sempre que receber um pagamento vai receber uma notificação.

Para identificar onde gasta mais dinheiro, a app apresenta um resumo das despesas dividido por categorias, como restauração, supermercado e muitas outras.

Para além disso, pode deixar os cartões em casa e ativar os pagamentos por NFC diretamente na app, sendo também possível levantar dinheiro através da aplicação.

A app é gratuita e está disponível para downoald na Google Play e na App Store.

FLIP promete tornar-se a “melhor amiga” dos estudantes que querem ser mais produtivos

Fazendo uso da técnica de aumento de produtividade criada por Francesco Pomodoro no final dos anos 80, para aproveitar ao máximo as suas sessões de estudo, o utilizador tem apenas de virar o seu smartphone ao contrário.

Com a chegada oficial do ano lectivo 2019-2020 para mais de um milhão de alunos em Portugal, porque não começar a preparar as longas jornadas de estudo que se adivinham? Direccionada para estudantes desde o ensino básico ao superior, a FLIP - Focus Timer for Study promete ser uma útil companheira na hora dos trabalhos de casa e até na altura de rever para os exames.

Desenvolvida pela Rinasoft, uma equipa de programadores sul-coreanos, a aplicação recorre à técnica de aumento de produtividade criada por Francesco Pomodoro no final dos anos 80 para ajudar os seus utilizadores a aproveitar ao máximo as suas sessões de estudo.

Para começar a ser produtivo basta iniciar a aplicação, definir a extensão da sessão de estudo e virar o smartphone ao contrário, tal como indica o seu nome. O utilizador pode então concentrar-se nas suas tarefas académicas, fazendo uma breve pausa a cada 25 minutos.

Para incentivar quem a usa a manter-se concentrado, caso se distraia a navegar online ou a consultar as suas redes sociais, a aplicação retira-lhe “pontos de produtividade” e dá-lhe uma nota baixa no final da sessão.

Contando com diversas funcionalidades que podem permitir ao utilizador gerir o seu tempo de estudo de uma forma melhor, a FLIP - Focus Timer for Study permite também monitorizar quanto tempo ainda tem disponível quando está a acompanhar uma aula online.

Embora ainda não esteja disponível para os utilizadores dos sistemas operativos dos smartphones da Apple, quem tem um dispositivo móvel Android (a partir da versão 4.4) pode fazer o download da aplicação, sem qualquer custo, na Play Store.

UsageSafe: Uma app para se controlar online

Instagram, Facebook, Twitter, WhatsApp. É um facto, para muitos de nós, que passamos um rol de tempo com o smartphone na mão de roda de uma ou de várias destas aplicações. Mas quanto exatamente? E não será demasiado?

A UsageSafe é uma aplicação que pretende ajudá-lo a monitorizar o tempo passado (ou desperdiçado) com o seu telefone na mão.

A intenção é que sirva como uma espécie de consciência e como tal pode impor-lhe limites. Claro que é o utilizador que os define.

A UsageSafe mostra-lhe o tempo que gasta com cada aplicação instalada, mas, mais do que isso, permite-lhe estabelecer limites de utilização para cada uma em específico. E zela tanto por si que não deixa que as abra o resto do dia, se esse limite for ultrapassado.

Se pensar em fazer batota, saiba que vai ter a tentativa dificultada: sempre que quiser mudar os limites definidos terá sempre de esperar 15 segundos para qualquer atualização. Digamos que o objetivo é desencorajar as “recaídas”...

A UsageSafe é gratuita com compras in app. Está disponível para dispositivos Android, a partir da Play Store.

PicMonkey é um editor para tornar as fotos mais interessantes nas redes sociais

Retirar fundos, adicionar luz, texto e selos são algumas das funcionalidades da aplicação para iOS e Android. E depois pode partilhar no Facebook, Instagram, Pinterest ou noutras redes sociais.

As câmaras dos smartphones fazem já imagens espetaculares, e com a ajuda das aplicações de edição que estão incluídas de base é possível adicionar uma boa dose de criatividade, mas para diferenciar os posts às vezes é preciso subir um nível. E é ai que entra a PicMonkey, uma app para browser, mas também para o smartphone.

De forma fácil pode retirar-se um fundo, adicionar mais luz ou colocar texto e selos sobre a fotografia original e depois partilhar tudo nas redes sociais. O editor pode ir muito além das fotografias e criar designs originais para websites e brochuras.

A app é gratuita mas muitos dos conteúdos e filtros têm de ser pagos para serem usados, um modelo freemium que se torna cada vez mais frequente neste tipo de aplicações.

O editor PicMonkey pode ser usado no browser ou através das apps para iOS e Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.