Há por aí uma parafernália de jogos alusivos ao desporto-rei, uns autênticos simuladores, outros baseados no capítulo da gestão, que pretendem mostrar quem é o melhor treinador, e ainda outros mais casuais ou arcade, mas todos onde marcar golos é essencial para o sucesso.

Sabendo que o verão está a chegar e com ele o final da época futebolística, vivida sempre intensamente por adeptos e fãs até ao último momento. É verdade que uns ficaram mais felizes do que outros, mas todos podem pegar nos seus smartphones e tablets e experimentar os jogos que sugerimos esta semana – e mostrar que faziam (ainda) melhor do que as suas equipas.

Entre em campo com estes cinco títulos para dispositivos móveis, na sua maioria gratuitos.

 

Football Manager Mobile 2017 - Conduzir o clube de eleição à glória

Football Manager é o grande suprassumo dos jogos de gestão futebolística e é também um dos mais antigos. Disponível desde há alguns anos para smartphones e tablets, é uma certeza o lançamento de uma nova versão todos os anos.

A versão mais recente trouxe algumas novidades face à versão de 2016, sendo a principal a remoção do motor gráfico 3D das partidas, tudo com o objetivo de tornar o jogo compatível com o maior número de dispositivos possível.

O jogo inclui 30 ligas de 15 países espalhados pelo mundo, com o jogador a poder escolher o seu clube de eleição e tomar todas as típicas decisões de forma a levá-lo à glória, ganhando taças e campeonatos. Além de optar pela melhor tática a utilizar contra o próximo adversário e os melhores jogadores para a porem em prática, não se podem esquecer os treinos e a prospeção de novos talentos, de forma a tornar a equipa forte e capaz de vencer as competições em que participa.

Além do modo normal, a versão mais recente inclui como novidade um modo desafio onde constam diferentes cenários com distintos objetivos, como evitar que o clube desça de divisão, manter a invencibilidade até ao final da época ou fazer face a uma onda de lesões que impede grande parte dos titulares de poderem jogar até ao final da época. Os menus são intuitivos e desenhados tendo em consideração ecrãs de pequenas dimensões, sendo por isso extremamente fácil realizar as ações necessárias para ter a equipa pronta para o próximo encontro.

Football Manager Mobile 2017 é uma versão com alguns ajustes e ausências de certas funcionalidades do jogo para PC, no entanto, traz todo o ambiente do desporto-rei e as opções que o tornam divertido e viciante.

Está disponível por cerca de €10 para dispositivos Android e iOS.

New Star Soccer - Tornar-se na nova lenda do futebol

New Star Soccer coloca-nos no papel de um jovem jogador que pretende afirmar-se no mundo do futebol. O jovem personagem tem talento, mas necessita ainda de aprimorar as suas habilidades, estilo de vida e entrar na montanha russa da vida ao sentir todas as emoções que o desporto-rei tem para oferecer. Trata-se de um jogo onde o futebol vai muito além do campo, mas onde tudo terá influência no resultado.

O jogo funciona de forma simples e linear. Começando nas divisões mais baixas é preciso mostrar talento para ser contratado por melhores equipas e ir subindo de divisão, podendo inclusive dar o contributo na seleção nacional. Além das partidas, é necessário seguir os planos de treino e satisfazer as expectativas do treinador, da equipa e dos adeptos, e também dos patrocinadores que poderão arranjar milionários contratos publicitários. Existem outras ações disponíveis, tendo para o efeito que vencer minijogos dentro do jogo.

A precisão dos movimentos da partida e dos remates à baliza podem ser controlados com o dedo sobre o ecrã. Com o evoluir no jogo, consegue-se ganhar a destreza e confiança necessária para chegar a uma liga mais difícil. E como o futebol não é só golos, é preciso ter especial atenção na parte emocional da nossa estrela, tendo especial cuidado para que este não perca motivação, algo que pode acontecer ao perder jogos com as melhores equipas na classificação ou porque está com problemas com a namorada.

New Star Soccer está disponível gratuitamente para dispositivos Android, iOS e Windows Mobile.

Score! Hero - Mostrar talento nos relvados dos maiores clubes

Score! Hero coloca o jogador nas botas de um jovem futebolista à procura de sucesso. Sendo novo na equipa, terá que provar o seu talento, e para isso terá que completar algumas tarefas que podem ir desde fazer aquele passe chave para um companheiro de equipa ou marcar um golo. Embora seja um simulador, não se joga a partida completa, apenas os momentos-chave do jogo.

Existem mais de 200 níveis, cada qual com um ou mais desafios a serem executados, sendo que, para avançar para o nível seguinte, é preciso completar todos com sucesso. Em níveis com vários desafios, caso não consiga completar algum com sucesso, terá de voltar ao início e refazer todo o nível novamente, tornando a experiência às vezes um pouco repetitiva. Mas, uma vez que não há nenhuma maneira definida para completar cada desafio, é sempre possível arranjar outra forma para concretizar a missão pretendida, quer seja fazer um passe a desmarcar um colega ou a marcar aquele golo que dará a vitória à equipa.

A jogabilidade é muito simples e intuitiva. A partida para em determinados momentos sendo depois necessário deslizar os dedos pelo ecrã para desenhar a trajetória que se pretende que a bola leve. Estas linhas podem ser retas ou curvas, dependendo do efeito que se quer dar à bola, existindo, no entanto, uma área limitada para onde é possível dirigir a bola. O elemento-chave, e sendo o futebol é um desporto de equipa, é utilizar todos os jogadores necessários para que um deles fica numa boa posição para marcar.

Como em cada jogada pode ser necessário realizar várias ações, é possível voltar atrás até ao momento em se perdeu a bola e tentar tudo de novo a partir daí, embora isso custe moedas. Por vezes isso pode ser feito de graça, é apenas necessário prestar atenção à mensagem que surge no ecrã. Sempre que se falha perde-se um coração, perdendo todos os corações será necessário esperar algum tempo antes que se possa continuar a jogar ou então pagar com dinheiro real. O jogo tem ótimos gráficos e animações, sendo muito agradável para assistir as repetições dos melhores momentos de cada partida.

Score! Hero é um jogo de futebol diferente e divertido com interessantes elementos de estratégia e quebra-cabeças que o tornam viciante. Está disponível gratuitamente para equipamentos Android e iOS.

Retro Soccer - Um jogo estilo arcade, divertido e viciante

Retro Soccer é um título gratuito que pretende fornecer uma experiência moderna de um clássico simulador de futebol. O nome retro deriva dos gráficos do estilo 8 bits típicos dos jogos de antigamente, associado ainda a uma música e efeitos sonoros a condizer.

Não se trata de um verdadeiro simulador, mas antes um jogo do estilo arcade mais voltado para o jogador casual devido à sua jogabilidade simplificada. E é mesmo fácil e intuitivo de jogar, bastando tocar e deslizar o dedo no ecrã para fazer movimentar a bola e jogadores na construção de uma jogada que termine em golo. Por exemplo, um toque sobre o jogador que tem a bola faz com que este faça um dribble e para passar a bola para um companheiro basta tocar no jogador que se pretende que receba o passe. Chutar à balize é feito deslizando o dedo, podendo ainda dar efeito ao remate pressionando à esquerda ou direita do ecrã.

As ações defensivas são do mesmo modo fáceis, bastando tocar no jogador adversário para que os defesas tentem tirar-lhe a bola, podendo sempre optar por deslizar o dedo no ecrã para uma entrada de "carrinho", embora esta última possa resultar no jogador receber uma cartão amarelo ou vermelho. A ação do jogo é frenética, obrigando o jogador a estar constantemente a dar instruções aos seus jogadores. Momento de hesitação ou inércia acabam com a equipa adversária a tomar posse da bola a criar jogadas de perigo. É possível rever as jogadas dos golos e partilhá-las.

Vitórias são recompensadas com moedas que são depois utilizadas para obter pacotes de novos jogadores que se juntarão à equipa, podendo calhar algum com melhores atributos e que possa fazer a diferença. Estes pacotes podem ser comprados com dinheiro real, sendo um obtido de forma gratuita a cada três horas.

Retro Soccer é gratuito, mas só tem versão para dispositivos iOS.

FIFA Mobile - Futebol mais vocacionado para jogadores casuais

FIFA Mobile é o mais recente capítulo da conhecida série de futebol desenvolvido pela Electronic Arts para smartphones e tablets, e, pela primeira vez, deixou de ser o típico simulador do desporto-rei para se tornar numa experiência mais casual. De fato, não existe uma opção para realizar um típico jogo de futebol em FIFA Mobile, no máximo apenas jogadas de ataque.

O jogo inclui três modos, entre os quais os eventos diários que se traduzem numa mistura de desafios como realizar dribbles ou acertar num alvo em movimento, com o jogador a ser recompensado com moedas. O modo Ataque coloca o jogador em diferentes cenários de ataque da sua equipa, tendo como objetivo marcar o maior número de golos possível. Caso o jogador perca a bola ou falhe a baliza, a ação regressa num outro cenário de ataque. Por fim, existem as ligas podendo o jogador criar a sua ou associar-se a uma já existente. Nas ligas prevalece o modo Ataque, com a partida a ser dividida em quatro partes com os jogadores a jogarem por turnos.

Existem dois modos de controlos, um com base em botões virtuais e outro em função de gestos no ecrã, como tocar ou deslizar o dedo. Em qualquer dos casos é preciso alguma prática. FIFA continua a ser a série com a maior base de dados, com mais de 30 ligas, 650 clubes e 17.000 jogadores reais.

A EA apostou em trazer algo diferente para a sua popular série de jogos de futebol, e, embora ainda seja preciso fazer jogadas, rematar para marcar golos, escolher jogadores e táticas, não existe a realização de uma verdadeira partida de futebol, com ataques e defesas. Mas, embora mais casual, FIFA Mobile continua divertido e viciante, com bons momentos multiplayer. Está disponível gratuitamente para dispositivos Android, iOS e Windows Mobile.