Nascido em 1995, Rayman foi criado por uma talentosa equipa liderada por Michel Ancel e Frederic Houde. Desde o lançamento, o jogo de plataformas foi aclamado pela crítica devido à sua originalidade, jogabilidade, gráficos e efeitos áudio. Desde então, Rayman tornou-se na mascote da Ubisoft, obtendo um volume de vendas de mais de 28 milhões de jogos em todo o mundo.

O valor simbólico e comercial desta personagem não podia ser deixado ao abandono. Por isso, com a popularização dos terminais móveis no segmento dos videojogos, o estúdio francês decidiu recuperar parte da cultura Rayman com o lançamento de diversos títulos que dão nova vida à personagem. As plataformas, no entanto, mantêm-se uma constante inamovível nestes títulos.

Se é fã de Rayman, não há razão para não instalar as nossas cinco sugestões desta semana. Se (ainda) não é, aproveite para conhecer o mundo fantasioso que rapidamente se tornou num dos maiores clássicos da indústria.

Rayman Jungle Run

Ajude Rayman a progredir numa aventura que se estende por diferentes cenários

Rayman Jungle Run marcou a estreia do conhecido personagem nos jogos para smartphones e tablets. Neste jogo de plataformas, o jogador vai ter de acertar no timing para fazer Rayman progredir no nível.

Ao todo, o jogo é composto por 70 níveis, que são depois divididos em diferentes cenários. Todos eles são extremamente curtos (duram entre 30 a 60 segundos) e, por isso, perfeitos para breves momentos de lazer com o smartphone.

A jogabilidade, neste caso, também se destaca por ser amiga do utilizador. Rayman corre de forma automática para a direita, sendo apenas necessário que o jogador toque no ecrã para que este realize determinada ação, como saltar, voar ou socar os inimigos e obstáculos. O objetivo final é concluir o nível com sucesso, embora existam outras metas que são pedidas, como obter um determinado número de Lums.

Com o progresso no jogo, o nível de dificuldade vai aumentando, tornando a experiência gradualmente mais desafiante. Rapidamente o jogador começará a voltar a jogar o mesmo nível várias vezes até que o consiga ultrapassar na totalidade. A certo ponto, será (quase) necessário memorizar cada armadilha.

 

Os gráficos, animações, música e efeitos sonoros estão excelentes, tendo sido utilizado o mesmo motor de jogo que criou Rayman Origins para as consolas.

Rayman Jungle Run está disponível por cerca de 3 euros para dispositivos Android, iOS e Windows Mobile.

Rayman Fiesta Run

Uma aventura recheada de perigos entre plataformas e corridas intermináveis

Rayman Fiesta Run é a continuação de Rayman Jungle Run. O jogo mantém toda a mecânica, mas introduz algumas novidades que melhoram substancialmente a jogabilidade.

 

Esta aventura é composta por mais de 75 níveis, cuja dificuldade vai aumentando gradualmente à medida que se vai progredindo no jogo. Para além de saltar, voar e socar, Rayman pode agora deslizar, nadar e encolher, técnica que poderá ser útil para medir forças com os inúmeros vilões que se vão cruzando no caminho do nosso herói.

Se chegar ao final do nível pode até não ser muito complicado, apanhar os 100 Lums já obriga a memorizar as várias armadilhas e repetir os níveis várias vezes até finalmente o conseguir. A concretização desta tarefa tem, no entanto, uma recompensa que o pode deixar agarrado a Fiesta Run durante mais algumas horas. É que se conseguir mesmo capturar estas pequenas criaturas luminosas, será desbloqueado um modo muito mais difícil do mesmo nível.

No geral, Fiesta Run é capaz de ser um pouco mais desafiante que o seu antecessor, e, para dinamizar o jogo, a Ubisoft permite ainda que o jogador possa utilizar os Lums para comprar power-ups, como socos voadores para atingir inimigos que estejam longe e linhas que indicam precisamente onde e quando é preciso saltar para recolher todos os Lums.

Rayman Fiesta Run conseguiu melhorar a qualidade do antecessor, sendo mais desafiante, mas também por oferecer novos elementos que o tornam ainda mais completo.

O jogo está disponível por cerca de 3 euros para dispositivos Android, iOS e Windows Mobile.

Rayman Adventures

Embarque numa viagem para resgatar os ovos sagrados

Rayman Adventures é um jogo de aventura e plataformas onde o jogador é levado a embarcar numa viagem por mundos lendários, numa jornada para resgatar os ovos das Incrediballs e trazer vida nova à Árvore Sagrada.

 

O enredo desenrola-se em torno de um grupo de piratas que roubou ovos sagrados, necessários para sustentar a Árvore Sagrada. Rayman, o destemido herói, e Bárbara, a sua companheira viking, partem assim em busca dos ovos, percorrendo diversos locais, desde castelos medievais assombrados ao mundo mitológico de Olimpo. Os personagens correm de forma automática, sendo necessário fazê-los saltar por diversas plataformas e ativar muito mecanismos para assim poderem progredir ou aceder aos seus amigos que se encontram aprisionados. Os objetivos de cada nível são variados mas, no geral, baseiam-se em recolher Lums, moedas de ouro e libertar prisioneiros.

Existem três tipos de níveis. Os de combate, onde é preciso eliminar o maior número de inimigos possível antes de chegar à meta; os de exploração, onde é preciso procurar pelos mais diversos itens; e, por fim, os de quebra-cabeças, cujo objetivo é procurar por tesouros.

Aqui também existe uma loja de power-ups, mas, desta vez, a moeda de troca são os Incrediballs.

Um outro dado peculiar é que os níveis não podem ser repetidos. Isto pode ser frustrante pois muitos têm zonas secretas que podem não ser descobertas da primeira vez.

Com gráficos coloridos e divertidas animações, Rayman Adventures é um divertido e desafiante jogo de plataformas que será do agrado dos fãs do personagem e do género. De resto, mais importa dizer que está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Rayman Classic

Conversão do jogo original de 1995

Como forma de comemorar o vigésimo aniversário do personagem, a Ubisoft decidiu lançar, para smartphones, uma versão do título original lançado em 1995 para a velhinha Atari Jaguar. Esta conversão, no entanto, recupera toda a mecânica e gráficos do original.

Para além de tudo que esta versão retrata, o jogo manteve o seu enorme nível de dificuldade, com zonas muito complexas de ultrapassar, poucos checkpoints e muitos bosses extremamente desafiantes de eliminar, principalmente com vidas e saúde limitadas. Isto é uma realidade nos níveis de dificuldade "Normal" e "Difícil", mas não se torna tão exato quando se joga no nível "Fácil". Neste último caso, o jogador tem vidas infinitas e quase nenhum tipo de perigo ao longo dos diversos percursos.

Para os controlos foi criado um joystick virtual, que funciona bem, embora exija alguma aprendizagem e prática para não se baralhar os botões.

 

Os diversos caminhos de ramificação oferecem diferentes opções para jogar ao longo dos vários níveis. As novas habilidades adquiridas podem ser utilizadas nos níveis anteriores, caso o jogador pretenda voltar a experimentá-los, e permitirão encontrar segredos anteriormente inacessíveis. Embora lançado há mais de vinte anos, e não levando em conta a questão do grafismo, Rayman destaca-se por ter um conjunto de recursos muito evoluído para a época e para os títulos de plataformas da altura. Por isso, traz uma mecânica bastante atual, embora envolta num nível de dificuldade demasiado elevado.

Se é fã ou se gosta de grandes desafios, Rayman Classic é um bom jogo para si. Está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Rayman Legends Beatbox

Crie músicas juntando instrumentos e melodias dos jogos Rayman

 

Rayman Legends Beatbox não é um jogo, mas sim uma aplicação cujo objetivo é criar músicas a partir dos temas dos diversos jogos da franquia Rayman.

O utilizador pode interagir com o universo musical dos jogos Rayman em qualquer um dos dois modos existentes na aplicação. O modo Legendary contém três músicas do jogo Rayman Legends, estando as mesmas divididas em seis partes instrumentais, como guitarra ou baixo, que podem ser ativadas e desativadas de forma a produzir diferentes efeitos sonoros. Cada uma das diferentes partes musicais é representada por um personagem do jogo.

No modo Creation, o utilizador pode criar a sua própria música a partir de uma rica seleção de instrumentos e melodias disponíveis dos jogos do universo Rayman. Existem cinco categorias de instrumentos - bateria, cordas, melodias, percussão e sopro - cada uma também representada por um personagem. Para criar a música, podem ser adicionadas até seis amostras, podendo fazer pausa ou removê-las à vontade. As músicas criadas estão configuradas para tocar continuamente. Quando achar que a composição criada está finalizada, o utilizador pode gravá-la e partilhá-la com os seus amigos.

Rayman Legends Beatbox é muito fácil de utilizar e embora não seja um "verdadeiro" jogo, não deixa de ser divertido de utilizar. Está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.