Para trazer nova energia ao seu smartphone ou tablet não há melhor do que instalar novas aplicações. É por isso que a equipa do SAPO TEK todas as semanas testa dezenas de novas aplicações para lhe trazer as melhores sugestões.

Passe pelas propostas que aqui deixamos, para iOS e Android, e divirta-se!

Dê prioridade ao bem-estar digital e mude o seu estilo de vida online com a Digitox

A aplicação permite aos utilizadores verificar quanto tempo passam nos seus dispositivos móveis e estabelecer limites de utilização diários para que possam disfrutar mais do lado menos digital da vida.

Se sente que o tempo que passa no seu smartphone está a ter um impacto negativo na sua vida, a Digitox poderá ajudá-lo cultivar práticas de utilização mais responsáveis, tendo em vista o seu bem-estar digital. A aplicação permite “dosear” o tempo gasto no telemóvel, permitindo dar mais prioridade aos momentos importantes da vida.

A aplicação apresenta um conjunto de ferramentas especialmente direcionadas para quem quer fazer um “detox digital”. Os utilizadores podem verificar quanto tempo passam no seu smartphone ou tablet e estabelecer limites de utilização diária. A Digitox disponibiliza também lembretes para refrescar a memória aos mais “esquecidos”.

28% dos portugueses assumem-se como dependentes dos smartphones
28% dos portugueses assumem-se como dependentes dos smartphones
Ver artigo

Passar demasiado tempo à frente do smartphone pode tornar-se problemático. Em 2019, uma investigação apresentada na conferência Beyond the Future revelou que 28% dos portugueses se assumem como dependentes dos seus dispositivos móveis. Segundo a informação divulgada, 86% dos inquiridos usam regularmente smartphones ou tablets na rua, na casa de banho e também enquanto veem televisão, e cerca de um terço confirmam efeitos adversos qualidade do sono.

O “detox digital” é uma tendência que tem vindo a crescer e, com a entrada em 2020, mais de 40% dos internautas europeus revelaram que uma das suas resoluções foi a mudança do seu estilo de vida online. A redução do tempo passado nos gadgets foi um dos objetivos apontados pela maioria dos participantes de um inquérito realizado pela Kaspersky.

Os utilizadores de smartphones com o sistema operativo Android que querem dedicar mais tempo aos momentos menos digitais da vida podem fazer o download gratuito da Digitox na Play Store.


Word, Excel e PowerPoint estão reunidos numa nova app da Microsoft

Criar documentos passa a ser uma tarefa mais simples. Através da aplicação pode, por exemplo, tirar uma fotografia a um documento e transformá-lo num ficheiro do Word editável.

A promessa já tinha sido deixada pela Microsoft em 2019 e agora parece que se concretiza, com o lançamento de uma nova app, que por enquanto ainda está disponível apenas para os utilizadores de Android. A aplicação é gratuita e reúne o Word, Excel e PowerPoint, indo mais longe do que o OneNote já fazia.

A aplicação Office combina os três sistemas, apostando em novas funcionalidades assim como em recursos já disponibilizados. A app integra funcionalidades simples, como a criação e a edição de um documento do Office em conjunto com outras pessoas e em tempo real, mas também disponibiliza recursos exclusivos de dispositivos móveis que facilitam a criação de documentos mais fáceis.

Entre as vantagens práticas, a aplicação permite-lhe, por exemplo, tirar uma fotografia a um documento e transformá-lo num ficheiro do Word editável ou, no caso do Excel, tirar uma fotografia a uma tabela. No caso do PowerPoint pode sempre deixar que o Office ajude a criar uma apresentação, podendo selecionar as imagens que pretende utilizar a partir do seu telemóvel. Também pode digitalizar imagens em PDF e até digitalizar códigos QR.

Ao iniciar sessão com uma conta Microsoft escolar, pessoal ou profissional ligada a uma subscrição do Office 365, irá obter acesso a funcionalidades premium na aplicação. Quanto ao lançamento oficial da app para iOS, ainda não são conhecidas datas.

A aplicação está disponível na Google Play Store de forma gratuita.


Hoje, ou quando quiser, pode agarrar no smartphone e ser o tatuador de serviço

Amante ou não de tattoos, com a app Ink Inc. é mais uma questão de fazer o “gosto ao dedo” do outro lado da “barricada”, ou seja, como profissional em desenhar na pele.

A tarefa nesta aplicação é para ser encarada como um jogo em que se avalia a precisão do traço. Pelo caminho há vários desenhos para superar, entre corações, bigodes, estrelas, barcos, golfinhos, flores e por aí fora.

Como é habitual, no início as facilidades são maiores e o preenchimento reina: é só colocar a máquina no sítio certo e pressionar que ela faz o “fill”. Acredite que as coisas ficam mais complicadas quando começa a ter de fazer os contornos…

Este não será o suprassumo dos possíveis jogos relacionados com tatuagens, com os seus desenhos um tanto “grosseiros” e básicos, mas também é verdade que nem assim são fáceis de “picar” (alguém nos livre de resultados assim na vida real!).  Quem já conviveu de perto (ou costuma conviver) com este universo, vai com certeza reconhecer o barulho da máquina.

O Ink Inc. é recente no mundo das apps e está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.


Transforme o smartphone numa cana de pesca

O jogo Fishing Clash: Pescaria 2020 incentiva pescadores virtuais a fazerem duelos para capturar o maior peixe do oceano.

A pesca pode ser uma atividade relaxante e calma, mas também pode ser frenética quando são realizadas competições, seja para apanhar quantidades de peixe ou o maior e mais pesado exemplar. É exatamente isso que o jogo para smartphone Fishing Clash: Pescaria 2020 propõe, incentivando os jogadores a juntarem-se a um clube de pesca de elite, para participar em torneios para amealhar trofeus.

O jogo apresenta cenários naturais apelativos, inspirados pelas paisagens norte-americanas. As competições arrancam na Flórida, seguindo-se o lago do Alabama, o Gunterville, o rio Kenai no Alasca, em que terá de se dedicar à pesca do salmão e trutas.

Este título pretende simular de forma realística o processo da pesca, começando pelos modelos 3D dos peixes. Os que entendem sobre pesca vão reconhecer peixes como o peixe-gato, o robalo, o peixe do sol, trutas, salmões, barracudas e até tubarões. Será possível jogar em alto-mar, à boia, no gelo e outras técnicas. Há campeonatos contra outros jogadores e a jogabilidade pretende ser simples e intuitiva.

Pode fazer o download gratuito de Fishing Clash: Pescaria 2020 em versões Android e iOS.


Criar um GIF ao seu gosto? Nesta app a criatividade não tem limites

Se é daqueles que usa e abusa dos GIFS nas conversas com os seus amigos, esta app pode ser uma boa forma de criar novos conteúdos.

O tempo em que o único elemento das mensagens na Internet era apenas texto já passou à história e agora são muitos os recursos que podem tornar as conversas "compreensíveis" mesmo sem palavras, entre os quais emojis ou stickers. Mas os GIFS são também uma opção utilizada por muitos utilizadores e com a app Criador de GIF fica mais fácil produzir novas "obras de arte".

Não há dúvidas que em plataformas como o Messenger, WhatsApp ou InstaDirect pode escolher entre vários GIFS. No entanto, a probabilidade de não encontrar um inteiramente ao seu gosto pode ser grande e por isso nada melhor do que criar um próprio.

A aplicação Criador de GIF permite-lhe criar GIFS através de conteúdos como uma imagem, um vídeo ou um printscreen. A partir daí pode, por exemplo, combinar múltiplas imagens num GIF e comprimir o resultado final para reduzir o tamanho de ficheiro, com a app a oferecer várias opções e a permitir que os partilhe nas redes sociais, nomeadamente no Messenger, Facebook ou WhatsApp.

Para além disso, editar é outra opção da aplicação. Ajustar a velocidade de reprodução ou alterar a amplitude são algumas das funcionalidades do criador de GIFS.

A aplicação é gratuita e está disponível na Google Play Store, mas com a versão premium pode ter acesso a funcionalidades exclusivas.


Pronto para testar a sua coordenação? Quadracade desafia-o a completar 4 jogos retro em simultâneo

Em Quadracade, o jogador poderá encontrar jogos que tomam inspiração em títulos como Paperboy e Breakout da Atari, Punch-Out da Nintendo, e ainda Tetris. Mas terá de ter "olhos de lince", dedos rápidos e ágeis, assim como boa coordenação para vencer.

Já imaginou reunir os clássicos videojogos de arcade em um só título para mobile? Um dos mais recentes jogos a chegar à App Store consegue fazer a “proeza”, mas não é tudo: Quadracade desafia-o tentar completar quatro jogos retro em simultâneo.

Criado por Kieran Haden, o programador por trás da Kikixel Studios, Quadracade é um autêntico desafio à coordenação e atenção de quem o joga. No jogo, o ecrã divide-se em quatro painéis, cada um com mini-jogo de inspiração retro escolhido de forma aleatória pelo sistema. O jogador terá de ter “olhos de lince” e dedos rápidos e ágeis para conseguir chegar ao fim do desafio, pois existem também limites de tempo.

Ao começar Quadracade, o jogador apenas tem acesso a um número limitado de cartuchos virtuais, mas à medida que avança e que ganha pontos, poderá desbloquear mais de 30 mini-jogos. O utilizador poderá encontrar jogos que tomam inspiração em títulos como Paperboy e Breakout da Atari, Punch-Out da Nintendo, e ainda os clássicos Tetris e Space Invaders.

Para tornar as coisas um pouco mais fáceis para quem não consegue apanhar logo o jeito de jogar quatro jogos em simultâneo a velocidades estonteantes, Quadracade apresenta a possibilidade de começar no modo “lento” e até mesmo “extra lento”. Além disso, vão surgindo vários power-ups e boosts que o poderão ajudar a ganhar mais pontos ou uma vida extra.

Os mais curiosos podem fazer o download gratuito da aplicação na App Store, para iOS, e na Play Store, para dispositivos Android.

Este mês estamos a celebrar os 20 anos do SAPO TeK. Saiba mais em https://tek.sapo.pt/tag/SAPOTEK20anos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.