Chegados verdadeiramente àquela que é conhecida como a época de rentreé aos afazeres académicos e laborais, existem aplicações que podem ser como úteis ajudantes na palma da sua mão. Mas, com lançamentos a rondar a casa dos milhares, como saber quais são as que melhor se adequarão à sua demanda por produtividade? Os “curadores” do SAPO TEK apresentam assim as suas sugestões de apps que podem despertar o seu interesse.

Esta semana conte então com aplicações que o querem ajudar a ser mais produtivo, que prometem torná-lo num mestre do Instagram, ou até que podem ser um “fashion adviser” no seu bolso.

Programar com antecedência publicações no Instagram à distância de uma aplicação

Para quem gere várias contas de Instagram nem sempre é fácil publicar a horas exatas, mas há uma app que facilita esse trabalho.

Ao contrário do Facebook, o Instagram não permite agendar publicações diretamente na plataforma. Por isso, a melhor solução é mesmo uma aplicação que permite que o faça. É o Planoly é uma boa forma de gerir várias contas ou apenas uma.

Antes mesmo de agendar, a app permite que veja o "aspecto" do seu Instagram quando publicar o conteúdo, quer seja fotografia ou vídeo, com o recurso arrastar e soltar. Desta forma, caso não goste do resultado, pode sempre testar várias vezes até o resultado final lhe agradar.

Assim que a decisão sobre o conteúdo final estiver feita pode então programar o post com dias, semanas ou meses de antecedência. As histórias do Instagram também podem ser programadas.

Caso seja um trabalho de equipa, a app permite que adicione vários membros para que o ajudem nessa tarefa de gerir uma página de Instagram. O facto de apresentar também dados referentes à sua conta com mais detalhe que a própria plataforma do Instagram pode ajudar a conseguir alcançar mais resultados.

A aplicação é gratuita, mas caso queira adicionar mais membros de equipa, planeamento de conteúdos ou estatísticas pode sempre optar pelas várias versões premium. O Planoly está disponível na Google Play Store e na App Store.

Não deixe que as ideias se percam no papel com a nova aplicação da portuguesa Infinitebook

Criada em parceria com a Chilltime, uma empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de programas e aplicações, a nova aposta da startup portuguesa promete tornar os cadernos reutilizáveis “verdadeiramente infinitos”.

Em 2014, Pedro Lopes, na altura um jovem de 17 anos, decidiu criar uma alternativa aos cadernos em papel que lhe permitisse escrever e rescrever quantas vezes quisesse. O Ecobook ganhou rapidamente a atenção do país e, mais tarde, a startup que alterou o seu nome para Infinitebook tornou-se conhecida um pouco por todo o mundo pelos seus blocos de notas reutilizáveis.

Com o fim do Verão a aproximar-se a largos passos e com o regresso à escola e ao trabalho, a empresa decidiu apostar numa novidade que promete tornar o caderno “verdadeiramente infinito”, nas palavras do seu fundador. Agora, com a nova aplicação Infinitebook Cloud, os utilizadores podem guardar os apontamentos que fazem no Infinitebook através de fotografias, as quais podem ser depois guardadas em projetos e até partilhadas.

Nascida de uma parceria com a Chilltime, uma empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de programas e aplicações, a Infinitebook Cloud estava já nos planos do seu fundador e CEO desde o início. Tal como afirma Pedro Lopes em comunicado à imprensa, “finalmente, com esta parceria com a Chilltime, foram reunidas todas as condições para podermos melhorar a experiência de utilizar o Infinitebook. Com a Infinitebook Cloud damos liberdade a todos os utilizadores para guardarem e partilharem as suas ideias, mesmo aquelas que seriam apagadas do caderno”.

Nos planos da aplicação está também o reconhecimento automático das folhas e das palavras fotografadas, permitindo ao utilizador pesquisar diretamente pelo conteúdo que precisa. Embora ainda não tenha uma data de chegada marcada, a startup portuguesa indica que esta está para breve.

Para já, a Infinitebook Cloud está apenas disponível para dispositivos móveis com sistemas operativos Android, sendo que apresenta duas modalidades. A primeira, sem custos adicionais, permite ao utilizador guardar até 50 fotos, fazer comentários e partilhar projetos com uma pessoa, assim como aceder aos documentos no computador. Já a segunda é uma versão premium e, por 1.99 euros por mês, possibilita o armazenamento em cloud de 250 fotografias, sendo também possível a partilha de documentos com até 5 pessoas.

Edo Agenda pretende ser o seu PO “all in one”

A quem precise de um PT - um Personal Trainer -, e há quem precise de um PO - um Personal Organizer. A Edo Agenda concorre neste último cenário, com a promessa de ser uma espécie de “tudo em um” neste género de aplicações.

A intenção é que consiga organizar os seus planos, tarefas e compromissos e até mesmo criar projetos a partir de uma única app, combinando calendário e anotações.

Entre as principais funcionalidades disponíveis está a gestão de tarefas pessoais e de trabalho; programar eventos, atividades e notificações; registar e organizar ideias e notas; fazer anotações de reuniões e gerir projetos; criar check lists e alarmes.

Para que tudo corra pelo melhor e que não haja o risco de alguma coisa cair em esquecimento, há sincronização entre todos os calendários usados.

A Edo Agenda é gratuita com compras integradas e está disponivel a partir da Play Store, para dispositivos Android, e a partir da App Store, para dispositivos iOS.

Chic Every Weather: Aplicação junta moda ao estado do tempo do dia

A app pretende ser uma espécie de assistente pessoal que “olha para a janela” pelos utilizadores para sugerir a melhor vestimenta para o estado climatérico do dia.

Acaba de acordar e não lhe apetece abrir a persiana para verificar o estado do tempo? Não faz mal, o smartphone, que acaba de desligar o alarme pode dar-lhe as informações sobre o tempo e que roupas aconselha vestir. Trata-se de Chic Every Weather, uma aplicação portuguesa produzida pelo casal João Simões e Joana Branco, que pretende ser uma espécie de assistente pessoal “que olha para a janela” e sugere a melhor roupa a condizer com o estado do tempo.

A ideia surgiu do website Chic Every Week, um blogue de moda que Joana Branco alimenta. Embora seja gestora, decidiu aliar a sua paixão pela imagem e moda, juntamente com a tecnologia, tendo fundado a startup 44 Studio dedicada à produção de aplicações.

A aplicação Chic Every Weather, disponível gratuitamente em iOS, permite escolher o outfit ideal para o dia, sem nunca deixar de lado o estilo pessoal. A app pretende ser intuitiva, e através de um click apresenta diferentes sugestões tendo sempre em conta o estado do tempo, e isso é válido igualmente nas roupas interiores e até acessórios. Acrescenta ainda partilhas de roupas favoritas e tem integração do assistente pessoal do iPhone Siri, que ajuda a responder a questões ligadas à moda.

Com o lançamento oficial do iOS 13, a aplicação já recebeu a atualização com as novas funcionalidades, tornando-se “uma das primeiras apps a nível mundial a suportar o iOS 13 e o seu dark mode”, explica Joana Branco em comunicado.

Porque ninguém gosta de chamadas indesejadas a app Truecaller trata do assunto

Se recebe muitas chamadas de telemarketing ou de spam no seu smartphone saiba que ainda há esperança.

Lidar com mensagens ou chamadas de spam não está propriamente na lista de prioridades de quem tem um smartphone. Por isso, a app Truecaller filtra chamadas e SMS indesejadas, permitindo que se conecte com quem realmente importa.

Com uma lista de spam com base na comunidade, a app permite que tenha conversas por chamada e SMS com os seus amigos que também instalaram a aplicação, identificando automaticamente SMS de números desconhecidos. Para isso, terá de criar um perfil.

Para os que não gostam de receber SMS ou chamadas de spam e telemarketing podem sempre bloquear os contactos identificados pela app. Identificando automaticamente qualquer número que o contacta, através da aplicação pode também gravar as chamadas de voz no seu smartphone.

E caso perca os dados, a app permite que faça backup do histórico de chamadas, contactos e configurações, podendo ainda guardá-los no Google Drive.

Se quiser saber quem acedeu ao seu perfil ou para não ter de lidar com anúncios na plataforma pode sempre fazer um upgrade para a versão premium. De qualquer forma, a instalação da app é gratuita e está disponível para Android e iOS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.