Se está cansado de jogar sempre a mesma coisa e não sabe que novo jogo escolher, então está no sitio certo, uma vez que, esta semana, sugerimos-lhe cinco dos melhores e mais recentes jogos disponibilizados nas últimas semanas para equipamentos móveis.

A lista inclui a sequela do premiado Framed, um novo jogo da popular série de corridas Asphalt, um quebra-cabeças que permite descobrir os segredos de algumas das engenhocas de Leonardo da Vinci e dois outros títulos casuais, Kalimba e Flipping Legend, que oferecem uma típica jogabilidade arcade.

Framed 2

Framed 2 é a sequela de um dos mais premiados jogos para smartphones. O original foi lançado no final de 2014 e conseguiu trazer uma nova mecânica para os títulos de quebra-cabeças. A sequela mantém tudo do original. Com uma estética noir, que nos conta uma história em forma de banda desenhada, o objetivo é alinhar os quadradinhos na posição e sequência corretas de forma a dar continuidade ao enredo.

O jogo conta-nos uma narrativa sem diálogos onde, aparentemente, uma mala é o elemento mais importante. Nesta sequela, para além de níveis onde é preciso controlar a ação do principal protagonista, existem ainda outras fases onde se joga com uma incansável e engenhosa mulher que persegue o protagonista sem que este o saiba, fazendo o que for necessário para acompanhá-lo. O jogador irá transitar entre estas duas perspectivas e aprender quais as suas motivações e objetivos através das suas ações. Sim, porque do mesmo modo que o título original, Framed 2 não tem qualquer texto.

Para completar cada um dos níveis será preciso mover alguns dos quadradinhos de forma a que o personagem consiga progredir sem ser apanhado. Depois de fazer as suas escolhas, o jogador visualizará a animação da ação para verificar se as suas opções foram as corretas. Se sim, o protagonista prossegue para o próximo painel de quadradinhos, se não será preciso reorganizar a sequência e ver se, desta vez, está tudo bem.

Como em qualquer jogo, o nível de dificuldade vai aumentando. Mais para a frente, para além da ordem dos quadradinhos, será preciso rodá-los e mudar a sua ordem durante a ação. Embora desafiante, não é tão difícil quanto parece, sendo possível ultrapassar os diversos níveis utilizando a prática da tentativa-erro.

No entanto, o jogo pode tornar-se um pouco aborrecido, pois sempre que for feita alguma alteração na sequência da ação será preciso ver a animação desde o inicio, algo que poderá acontecer vezes demais especialmente em níveis onde seja preciso alterar os quadradinhos várias vezes até acertar na fórmula correcta. Um dos pontos negativos é que Framed 2 pode ser completado em pouco tempo, deixando um sentimento de saber a pouco.

Este capítulo continua o sucesso do primeiro, sendo um interessante e divertido jogo. De momento está apenas disponível para iOS, estando em promoção por 0,99 euros. A versão para Android será lançada em breve.

Asphalt Street Storm Racing

Asphalt Street Storm Racing é o mais recente capítulo da série de jogos de corrida Asphalt, uma das mais antigas do universo móvel. Desta vez, os jogadores são colocados em corridas de arrancada - drag races - onde, em pistas retas é preciso ser mais rápido que o adversário e conseguir cortar a meta em primeiro.

Ao contrário dos outros jogos da série, aqui, a única preocupação do jogador é colocar as mudanças no momento certo, que será quando a agulha do conta-rotações estiver no local indicad. Adicionalmente, e para ser bem sucedido nas corridas e conseguir ganhar vantagem sobre o adversário, é preciso ter um bom arranque, e para isso é necessário acelerar o motor de forma a que a agulha esteja no local correto aquando do começo da corrida. É ainda necessário ter atenção a outros fatores, como as condições atmosféricas, podendo ter que correr com chuva, neve ou granizo, o que aumentará a dificuldade.

Como qualquer jogo do género, existe uma panóplia de bólides disponíveis, de grande marcas como Ferrari, Mercedes, Bugatti e BMW, entre muitas outras. Ao ser bem sucedido nas corridas, poderá apetrechar e melhorar as características do carro ou mesmo obter um novo para enfrentar adversários mais difíceis. O jogo inclui ainda um modo multiplayer para até quatro jogadores poderem competir online em tempo real.

Com um deslumbrante grafismo e efeitos sonoros, Asphalt Street Storm Racing é um jogo simples, talvez para um público mais casual do que para os verdadeiros fãs dos jogos de corridas. Não deixa de ser divertido e algo desafiante, próprio para ser experimentado naquelas situações em que temos alguns minutos de tempo livre. Está disponível gratuitamente para dispositivos Android, iOS e Windows Mobile.

The House of da Vinci

The House of da Vinci é um quebra-cabeças com uma jogabilidade muito semelhante à série The Room, onde o jogador assume o papel do mais promissor aprendiz de Leonardo da Vinci que terá como missão encontrar o seu mestre, que desapareceu.

Leonardo desapareceu sem deixar rasto e o seu aprendiz não faz ideia do que aconteceu nem onde ele possa estar. Ao chegar à casa do mestre, um guarda entrega uma carta de Leonardo onde este pede que o sigam, mas com cuidado. Aqui começa a aventura e a necessidade de completar diversos enigmas sob a forma de estranhos engenhos, muitos inspirados nas ideias e invenções reais de Leonardo da Vinci. Ao longo do caminho, o jogador irá encontrar documentos escondidos que irão introduzindo novas fases ao enredo, dando respostas, mas levantando novas perguntas.

Ao seguir cuidadosamente as instruções de Da Vinci, e depois de completar uma série de quebra-cabeças, tem-se acesso a importantes elementos do jogo, como um conjunto de duas lentes. A primeira revela mensagens secretas enquanto que a segunda, o Occulis Temporis, revela acontecimentos do passado, importantes para tentar perceber o que aconteceu, mas também para melhor entender como funcionam os engenhos criados pelo mestre.

Os enigmas encontram-se espalhados pelos diversos locais da propriedade, como o jardim ou a oficina de Da Vinci. Alguns dos puzzles são fáceis de completar, mas a maioria é bastante desafiante e complexa. No entanto, caso o jogo verifique que o jogador não está a seguir o caminho correto, são indicadas pistas para o ajudar. A utilização do sistema de dicas é opcional e as pistas indicadas nunca revelam as soluções para resolver os enigmas.

The House of da Vinci faz o jogador imergir na autentica atmosfera do Renascimento, com um grafismo detalhado e pormenorizado dos diversos mecanismos. Está disponível por 5,49 euros para dispositivos iOS.

Kalimba

A ilha de Kalimba foi lançada à escuridão por um malvado xamã. Dois pequenos totens terão que descer ao mundo inferior para devolver a luz à terra e reconstruir o totem. Eles terão que saltar, deslizar e voar ao longo de diversos níveis, evitando inúmeros perigos neste divertido jogo de plataformas e quebra-cabeças.

O jogador terá que controlar os dois pequenos personagens simultaneamente, um na parte de cima do ecrã e o outro na parte inferior. Os movimentos que forem feitos irão afetar os dois totens ao mesmo tempo, ou seja, se o jogador quiser que um deles salte, o outro irá saltar também, por isso é necessária muita atenção e rapidez de reação para conseguir conduzir ambos em segurança. Adicionalmente, é importante levar em conta o facto de que as personagens têm cores diferentes - um é roxo e o outro verde - uma vez que apenas podem atravessar as zonas que tenham a mesma cor que eles. Caso isso não aconteça é "Game Over", sendo preciso voltar a tentar de novo a partir do último checkpoint atingido. Existem vários, por isso nunca se irá voltar muito atrás no nível, o que torna o jogo menos monótono e frustrante.

Os comandos são simples de utilizar, existindo botões virtuais para mover os personagens para a esquerda ou para a direita, para os fazer saltar e ainda um outro para trocar as cores de ambos. Existirão fases em que ambos andarão juntos, um em cima do outro, onde a questão das cores é importante para a sua sobrevivência. Os diversos níveis são bastante desafiantes, requerendo muita velocidade e reações rápidas para conseguir ultrapassar determinados locais, sendo por vezes necessário trocar as cores dos personagens em pleno ar ou várias vezes seguidas.

Kalimba é um divertido e desafiante jogo de plataformas, disponível por 4,49 euros para dispositivos iOS.

Flipping Legend

Flipping Legend é um jogo de ação e aventura onde o jogador assume o papel de um personagem que terá de andar aos saltos ao longo de diversos níveis, eliminando inimigos e evitando os obstáculos.

De início estão disponíveis três diferentes personagens - ninja, arqueiro e feiticeiro - mas existem muitos outros que poderão ser desbloqueados ao longo do jogo. Cada qual tem habilidades e características próprias, tornando a ação e atuação de cada um distinta. O objetivo é terminar cada nível são e salvo, fazendo o personagem saltar na diagonal para a esquerda ou para a direita nas três faixas existentes. Realçar que o personagem pode sair de um lado do ecrã para aparecer depois no lado oposto, um pormenor simples mas diferente e interessante na jogabilidade.

A energia do personagem vai-se esgotando consoante este vai saltando de faixa em faixa e, para a recuperar, é preciso que elimine os monstros que encontrar pelo caminho, tendo em atenção para evitar diversos perigos como picos, escorpiões ou pedras. Pelo caminho estão também disponíveis moedas que podem depois ser utilizadas para obter poderes especiais que ajudarão bastante na ação, como a possibilidade de eliminar várias criaturas em simultâneo ou teleportar o personagem. As moedas, em conjunto com os pontos de experiência, podem ainda ser utilizadas para melhorar as capacidades do personagem escolhido ou obter novos personagens.

Flipping Legend é um jogo gratuito, embora o jogador possa visualizar publicidade que depois lhe dará a acesso a baús com recompensas. Está disponível para dispositivos Android e iOS.