O sol continua a convidar para bons passeios ao campo ou à beira da praia, mas nos momentos de descontração, há sempre uma nova aplicação ou videojogo que podem ajudar a passar o tempo. Esta semana temos muitas novidades, desde uma rede social que coloca o vídeo em primeiro plano. Há também um jogo onde pode criar um santuário para animais de estimação, sobretudo para utilizadores que não podem ter um cão de verdade, pode sempre interagir com um virtual.

Mas não é tudo, se ainda agora começou a desconfinar e não teve coragem de visitar o ginásio, hã uma app que pode ajudar a ficar mais em forma. Ou se preferir conhecer um pouco mais sobre anatomia, temos outra proposta interessante.

E como sempre, pode relembrar os jogos gratuitos temporariamente, que deve instalar antes que estes voltem ao preço original. São 10 "pechinchas" que pode experimentar.

Veja de seguida todas as propostas da semana ao detalhe.

FEED abre a porta ao “ping pong” de ideias numa rede social onde o vídeo tem um lugar de destaque

A FEED é uma rede social onde o objetivo é criar comunidades online vibrantes, com as conversas a surgirem de forma mais espontânea, numa espécie de “ping-pong” animado entre vários utilizadores.

A FEED apresenta-se como uma espécie de fusão entre o TikTok e a Clubhouse. Por um lado, a rede social destaca-se por dar aos utilizadores a possibilidade de publicarem vídeos curtos acerca das suas temáticas favoritas. Por outro, permite que os vídeos sejam transmitidos em direto em salas, num espaço virtual com outros internautas que tenham interesses semelhantes aos seus.

O objetivo é criar comunidades online vibrantes, com foco num processo de colaboração criativa e com as conversas a surgirem de forma mais espontânea, numa espécie de “ping-pong” animado entre vários utilizadores.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre a FEED

Os utilizadores da rede social podem juntar-se às conversas que considerarem mais interessantes, ou, se não encontrarem o tópico que têm em mente, criar o seu próprio FEED, convidando outros a juntarem-se e a partilharem as suas ideias. Os vídeos resultantes das sessões ao vivo, que se afirmam como um “filme” comunitário, ficam depois disponíveis para que os possa ver mais tarde.

Ao navegar pela FEED encontrará uma variedade de salas sobre temas tão diversos quanto cinema, música, animais de estimação, hobbies e muito mais. Os utilizadores precisam apenas de escolher o “mood” da conversa e a aplicação trata de escolher o pano de fundo sonoro, contando ainda com ferramentas de edição de vídeo.

A FEED é gratuita e está disponível para Android, a partir da Play Store, e para iOS, na App Store.


Transforme um abrigo numa poderosa fortaleza em Grim Soul, um jogo de sobrevivência para smartphones

Procure sobreviver num mundo negro, repleto de almas penadas. Terá de encontrar recursos, construir uma fortaleza e tentar manter-se vivo o mais tempo possível.

Para os amantes de fantasia negra, Grim Soul é um MMO de sobrevivência free-to-play, em que os jogadores devem se defender de almas penadas e zombies. É necessário vasculhar o mundo para recolher recursos para construir um abrigo, que depois de evoluir pode tornar-se numa verdadeira fortaleza que deve gerir e defender dos inimigos.

Deverá caracterizar a personagem e explorar masmorras e castelos para obter os recursos valiosos. Terá de encontrar mesas de trabalho e investigação para criar novas armas, armaduras e aceder a mais recursos. Deverá descobrir novos modelos e criar armas medievais poderosas.

Veja na galeria imagens do jogo:

O castelo do jogador deve ser melhorado com armadilhas e armas estacionarias para manter os inimigos afastados. Entre espadas e arcos, há um arsenal para explorar. O jogo tem um sistema de combates desafiante, que lembra jogos como Dark Souls, embora tenha uma perspetiva isométrica. O jogo torna-se mais desafiante de noite, mas pode utilizar um cavalo para explorar os cenários, de forma mais segura.

Pode fazer o download gratuito para Android e iOS.


Em Old Friends Dog Game pode criar o seu próprio santuário virtual para cães idosos

Em Old Friends Dog Game acompanhamos as peripécias de um protagonista que está a construir o seu santuário para cães idosos. Terá de garantir que os seus amigos caninos têm tudo o que precisam para serem felizes, incluindo uma boa dose de festinhas, brincadeiras frequentes e ainda algumas guloseimas.

Old Friends Dog Game é uma proposta pensada para todos aqueles que não resistem a jogos com animais adoráveis. Neste título, com visuais inspirados pelos filmes de animação da Studio Ghibli, tem a oportunidade de criar o seu próprio santuário para cães idosos.

Desenvolvido pela Runaway Play, o jogo foi realizado em colaboração com a Old Friends Senior Dog Sanctuary, uma organização norte-americana que cuida de cães mais velhos. Cada uma das personagens caninas que encontrará é baseada num dos residentes do santuário para cães.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre Old Friends Dog Game

Em Old Friends Dog Game acompanhamos as peripécias de um protagonista que está a construir o seu santuário para cães, seguindo uma narrativa que lhe apresenta vários caminhos a seguir. À medida que vai ganhando a confiança dos seus novos amigos, tem a possibilidade de desbloquear mais capítulos da história.

Aqui terá de garantir que os cães têm tudo o que precisam para serem felizes, incluindo uma boa dose de festinhas, brincadeiras frequentes e ainda algumas guloseimas. Terá também de assegurar que o espaço onde vivem é confortável, havendo a possibilidade de decorá-lo a seu gosto.

Old Friends Dog Game está disponível tanto para Android, a partir da Play Store, como para iOS, na App Store, e, apesar de poder ser descarregado e jogado gratuitamente, poderá encontrar certos itens que necessitam de pagamento.


Quer saber mais de anatomia? Experimente esta app

A Anatomy Learning – Atlas de anatomia 3D tem modelos em 3D e foi desenhada para mostrar o funcionamento dos principais órgãos e sistemas do corpo humano.

A aplicação foi desenhada em 3D por médicos e especialistas em anatomia e pode ser uma boa ferramenta para quem quer aprender mais sobre o corpo humano.  São mais de 6 mil estruturas anatómicas que estão disponíveis mas nem todas são de acesso gratuito.

A app funciona como um verdadeiro atlas e tem sistemas de aprendizagem guiados, com os osso, cartilagens e articulações, músculos, sistema circulatório, sistema nervoso e muito mais.

As imagens são tridimensionais e podem ser rodadas para melhor percepção e há questões para testar o seu conhecimento sobre as várias áreas.

A Anatomy Learning – Atlas de anatomia 3D é gratuita mas tem compras in app. Pode ser decarregada para iOS na App Store da Apple e para Android na Google Play. Pode ainda usar num browser com WebGL.


Ainda não voltou aos treinos porque tem pouco tempo? Com esta app resolve o assunto

A velhinha app 7 Minutos Treino ainda “está aí para as curvas” e inclusive tem uma versão renovada. Já os princípios base continuam a ser os mesmos: ajudar a fazer exercício a quem tem pouco tempo.

A falta de tempo há muito que deixou de ser desculpa para não fazer exercício físico: os treinos de alta intensidade são uma excelente opção e é disso que trata a 7 Minutos Treino, mais precisamente de HICT (High Intensity Circuit Training).

Tudo o que precisa é de chão, paredes e, uma vez ou outra, de uma cadeira ou algo que a substitua, como degraus. Nos últimos tempos foram acrescentadas novas opções e atualmente os utilizadores podem escolher entre sete programas de treino: Clássico, 30 dias Desafios, Abdómen, Glúteo, Pernas, Braços e Alongamentos.

Cada programa de treino de sete minutos é composto por 13 exercícios feitos por 30 segundos cada, com 10 segundos de intervalo entre todos eles. Pode repetir os circuitos consoante o tempo disponível.

Inicialmente, a aplicação pede-lhe peso e altura para que possa acompanhar os resultados do seu progresso, ao longo dos dias. Cada um dos treinos tem instruções associadas, assim como cada um dos exercicios que, inclusive, tem videos explicativos associados.

A 7 Minutos Treino é gratuita com anúncios e compras dentro da aplicação. Está disponível para dispositivos Android a partir da Play Store.


Comece o fim-de-semana com novas aplicações e jogos gratuitos temporariamente para Android e iOS

Entre propostas de xadrez ou mesmo guias para treinos de ginástica e de meditação, as apps que apresentamos para iOS e Android estão disponíveis gratuitamente por um tempo limitado. Instale rápido antes que regressem ao seu preço original.

Semanalmente o SAPO TEK reúne 10 propostas de jogos e apps que estão disponíveis gratuitamente nas lojas digitais Play Store e Google Play, para equipamentos iOS e Android respetivamente. Só que estas “borlas” são temporárias, com foco em campanhas de promoção que furam apenas alguns dias. Uma oportunidade para experimentar títulos que poderiam interessar, mas que por norma são pagas, algumas delas por mais de 5 ou 6 euros.

Esta semana, para equipamentos Android, as propostas dividem-se entre aplicações de ginásio e de medição, com alguns jogos divertidos e estimulantes, um deles de xadrez, mas também de corridas de carros e de motas com um toque de combates.

Para os utilizadores de iPhone, listamos uma app que poderá ajudar a corrigir fotografias, limpando objetos indesejados, assim como um editor de desenho que ajuda a criar imagens simétricas. Nos jogos também há um título de xadrez, mas com combates medievais e uma Visual Novel com diversas ramificações.

Mas não se esqueça: as aplicações que lhe propomos contam, de modo geral, com um período gratuito que vai dos dois aos seis dias, embora este possa ser mais curto. O melhor é mesmo aproveitá-las antes que voltem a ser pagas.

ESTAS CINCO APPS SÃO AGORA DE "BORLA" NA PLAY STORE

Home Workouts Gym Pro – Preço original – 1,89 euros

Esta app apresenta guias de exercícios de ginástica suportados por vídeos com animações 3D, para facilitar as instruções. A app pretende ajudar os utilizadores mais “preguiçosos” ou que não tenham tempo de ir ao ginásio, dispensando qualquer equipamento ou personal trainer. Os exercícios focam-se no peito, pernas, abdominais, braços, mas também treinos para o corpo todo.

A aplicação permite estabelecer um plano de aquecimento e alongamento, além de gravar o progresso do treino automaticamente, criando um histórico para que possa acompanhar a sua evolução. Pode criar lembretes, para quando se “esquece” de fazer exercícios, assim como um plano de refeições. A aplicação oferece vários outros recursos para ganhar força ou perder a gordura.

Chess from Kindergarten to Grandmaster – Preço original – 2,49 euros

Como o nome indica, este jogo de xadrez pretende oferecer desafios a todas as idades, ensinando os mais jovens as técnicas, mas desafiando os mais experientes. Esta proposta foi desenhada para ser divertida para os mais novos, assim como desenvolver as suas capacidades de raciocínio, além de oferecer um design colorido e apelativo para os mais novos.

Embora o jogo tenha sido desenhado para jogar contra um amigo, também pode desafiar bots, suportado pelo motor de xadrez open source Bagatur com diferentes níveis de desafio. Tem ainda jogos alternativos ao xadrez convencional, com algumas alterações nas regras que pode experimentar.

White Noise Pro – Moonlight – Preço original – 1,49 euros

São considerados “white noises”, ou sons brancos, todos os ruídos naturais em torno da vida, tais como a chuva, as cascatas, ondas ou mesmo os galhos das árvores agitados pelo vento. O nosso cérebro absorve-os sem darmos conta, tornando-se uma espécie de proteção que anula o vazio do silêncio.

O que o White Noise Pro faz é simular esses sons naturais, ajudando os utilizadores a recuperar a concentração durante o estudo ou trabalho, mas também para que possa dormir mais confortável, se for o caso. Pode ouvir a chuva, sons de passarinhos ou mesmo os grilos noturnos. São várias as opções à escolha para ajudar a relaxar.

MR RACER: Car Racing Game Premium – Preço original – 5,49 euros

Esta proposta de corridas de carros é um pouco diferente dos habituais jogos de condução. As provas requerem reflexos para se desviar do tráfego, sendo mais um jogo de perícia do que propriamente tornar-se um ás do volante. E com isso o estúdio conseguiu reunir diferentes modos de jogo, diversos supercarros e um formato multijogador que pode competir com amigos.

Além de poder escolher as viaturas mais rápidas, será possível personalizar e melhorar os seus componentes. No modo história terá de se tornar numa lenda, superando os 100 desafios disponíveis e rivais para enfrentar. Pode jogar em diferentes perspetivas, desde o cockpit à visão externa, na terceira pessoa.

Moto Bike Racer Pro Fighter 3D - Preço original – 6,49 euros

Como o nome indica, esta não é uma proposta convencional de corridas. Além de competir nas provas de motas, deverá neutralizar os adversários com as armas disponíveis, desde pistolas à distância, como tacos ou pontapés quando se aproximam.

Ao longo da prova vai ativar turbos, mas também moedas para aumentar a capacidade do seu motor. Pode jogar com uma interface clássica, ou girar o smartphone como se fosse um volante. Todo o jogo tem um design de alta resolução e gráficos 3D.


ESTAS CINCO APPS SÃO AGORA DE "BORLA" NA APP STORE

Symmetry Drawing – Preço original – 2,99 dólares

Para utilizadores que gostam de desenhar, a aplicação Symmetry Drawing ajuda a criar simetrias daquilo que está a desenhar. O objetivo é criar formas perfeitas, com o sistema a imitar o traço para criar uma figura. Por exemplo, para desenhar um círculo basta desenhar metade.

Depois pode aplicar a ilustrações mais complexas, permitindo verificar como este vai ficando. Quando desenha um braço a um boneco, no outro lado surge automaticamente, simplificando o processo. Também pode ser usado para criar figuras que depois se dobrem ao meio, tais como adereços de aniversário.

Crystalline Visual Novel – Preço original – 9,99 dólares

Não se trata de um jogo, mas sim de uma novela visual, com visuais ricos e coloridos, assim como vozes que contam uma história com diversas ramificações narrativas. A história transporta os jogadores para um mundo de fantasia repleto de personagens, como cavaleiros, feiticeiros e fadas.

A narrativa dinâmica tem ainda um sistema intricado de romance, com centenas de escolhas disponíveis, modificando a história, mas também a forma como se interage com as personagens. Isso quer dizer que dois jogadores raramente terão o mesmo desenrolar e desfecho da história, assim como relações com as diferentes personagens da trama.

Post Apocalyptic Car Battle 3D – Preço original – 9,99 dólares

Neste jogo de carros arcade, terá de conduzir em arenas infestadas de zombies, numa chacina digna de um apocalipse de mortos-vivos. A performance do jogador garante amealhar moedas que serão depois investidas para desbloquear novos veículos, mas também atualizá-los com novas armas e gadgets.

As partidas funcionam através de vagas de zombies e a perspetiva é isométrica, oferecendo uma perspetiva mais abrangente da arena de combate.

Warrior Chess – Preço original – 4,99 dólares

Para comemorar a chegada do Halloween, Chess Warrior apresenta um novo cenário a condizer com a quadra, onde não falta esqueletos e abóboras. Mas lembre-se, trata-se de um jogo de xadrez, mas troca os tabuleiros clássicos por peças transformadas em cavaleiros, feiticeiros e outras personagens relacionadas com a temática do cenário.

Os temas inspiram-se ainda nas ruínas aztecas, num ambiente steam punk, época medieval ou as famosa Batalha de Hastings em 1066. A perspetiva tridimensional dá outro encanto ao tabuleiro, mas pode sempre mudar para o clássico 2D. E existem diferentes modos e regras, assim como partidas cronometradas, entre outros formatos para descobrir.

Fixy Photo Editor Frame Picker – Preço original – 4,99 dólares

Captou aquela fotografia espetacular, mas no momento em que a verificou reparou que está desfocada? A app Fixy Photo Editor permite corrigir situações mais incómodas com as suas ferramentas. Além disso, permite escolher diferentes molduras para animar as fotografias e partilhar com amigos.

Esta app também serve para converter fotografias em gifs ou vídeos que pode usar para fazer memes, ou mesmo wallpapers dinâmicos para o smartphone. Pode também enviar os resultados para as redes sociais. Na edição de imagem pode aplicar filtros, autocolantes e até efeitos especiais.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.