A Samsung anunciou que a sua aplicação Health Monitor vai permitir em breve monitorizar o estado de saúde do utilizador, e ao mesmo tempo incentivá-lo a atingir os seus objetivos de condição física. A atualização vai estar disponível nos smartwatchs Galaxy Watch3 e Galaxy Watch Active2 e vai oferecer a monitorização da pressão arterial e de eletrocardiograma através da app.

A fabricante informa que a aplicação recebeu a certificação da Comunidade Europeia em dezembro, permitindo-lhe assim expandir as novas funcionalidades para todos os Estados-membros, incluindo Portugal. A aplicação Samsung Health Monitor já é usada por quase um milhão de pessoas, desde que foi lançada na Coreia do Sul em junho do ano passado, salienta a empresa.

Detalhando as novas funcionalidades, a avaliação da pressão arterial pretende ajudar os utilizadores a prevenir problemas como a hipertensão, que é associada normalmente a doenças cerebrais, renais e cardíacas, e se não for tratada pode causar derrames e doenças coronárias.

A Samsung explica que depois dos equipamentos serem calibrados através de uma braçadeira tradicional (algo que a marca aconselha a fazer mensalmente), pode selecionar depois a funcionalidade “medir” a pressão arterial através da análise da onda de pulso, sendo depois rastreada através dos sensores de monitorização de frequência cardíaca. A app analisa a relação entre o valor da calibração e a alteração da pressão arterial para determinar os valores do momento.

Relativamente à monitorização de eletrocardiograma, permite analisar a atividade elétrica do coração através de um sensor presente no Galaxy Watch3 e Galaxy Watch Active2. Basta aceder à app quando estiver sentado confortavelmente e garantir que o relógio esteja colocado no pulso de forma firme. De seguida, deve apoiar o antebraço numa superfície plana e tocar levemente com a ponta do dedo da mão oposta no botão superior do smartwatch por 30 segundos, explica a marca no comunicado. A aplicação medirá a frequência e ritmo cardíaco, que serão classificados como Ritmo Sinusal (batimento cardíaco normal e regular) ou AFib (quando o coração bate irregularmente).

A atualização da aplicação vai chegar aos equipamentos no próximo dia 22 de fevereiro, que terá de estar instalada nos smartwatchs e no smartphone Galaxy.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.