Em setembro tudo recomeça de novo. Volta-se ao trabalho, volta-se à escola, há a reentrada política, as televisões renovam as suas grelhas de programação... é como recomeçar de novo, mas quando o ano já vai adiantado.

Esta quebra psicológica por vezes não é fácil de assimilar e por isso é que estamos a sugerir sete aplicações: seis ligadas ao entretenimento e às redes sociais, e uma extra que lhe vai dar jeito na hora de gerir os seus consumos nas SCUT - para o caso de ainda estar de férias.

Veja todas as sugestões que foram partilhadas durante a semana ao longo das próximas páginas.

 

-- 

Falcon Pro 3: possivelmente o melhor cliente de Twitter para Android

É preciso pagar para ver as reais capacidades desta aplicação que para alguns é muito superior à aplicação oficial da rede social. Não é por acaso que o Twitter decidiu contratar o seu programador principal.
--
Este é daqueles casos em que o esforço de criar um produto de qualidade teve um retorno efetivo: Joaquim Verges criou uma das melhores aplicações para Twitter que existem no Android e por isso foi contratado pela plataforma de microblogues.

A Falcon Pro 3 é um cliente não oficial do Twitter, mas que apresenta qualidade gráfica e de desempenho em tudo o que faz. Tem um design apelativo, aposta nas transições visuais de “encher o olho” e tem de facto um modo de utilização que a faz destacar-se da concorrência.

Por exemplo, ao usar a Falcon Pro 3 e ao carregar no link de um tweet do TeK, ao utilizador vai surgir de imediato uma pequena janela com o artigo que pode escolher ampliá-la para uma melhor leitura.

Toda a configuração da aplicação está pensada em colunas que podem ser navegadas com um simples gesto de arrastamento.

Custa 3,99 euros, mas se preferir pode descarregá-la gratuitamente e experimentar de forma limitada o que a ferramenta tem para oferecer. Enquanto Joaquim Verges não partilhar os segredos com a sua nova empresa, esta deve continuar a ser uma das melhores aplicações do Twitter para Android.

Veja a próxima aplicação


Já pode animar as mensagens no LinkedIn com emojis, stickers e GIFs

É provável que pense duas vezes antes de utilizar determinados emojis numa conversa de trabalho, mas pelo menos passa a ter essa hipótese com a atualização feita pelo LinkedIn ao seu sistema de mensagens.
--
A nova opção está disponível para utilizadores de língua inglesa que acedem à plataforma via Web ou aplicação móvel – para iOS ou Android, por exemplo – e  deverá chegar aos utilizadores de outros idiomas nas próximas semanas. A possibilidade de incluir emojis, stickers ou GIFs trará  “um pouco de personalidade extra” às conversas mantidas com os outros utilizadores, considera a empresa.

A reformulação passa também pelo design, que agora se aproxima mais do formato chat que se observa noutras aplicações de messaging, e que inclui um novo modo de organização e de notificações.

Por agora as alterações são estas, mas a rede social profissional garante que vai explorar novas possibilidades, nomeadamente no campo dos “assistentes de messaging inteligente”, assim como na disponibilização de chamadas de voz e vídeo.

Veja a próxima aplicação


Jogo criado por jovem português conquista 1º lugar na App Store para iPad

A ideia surgiu no primeiro ano da faculdade de João Lima, estudante de Engenharia Mecânica, foi ganhando forma durante pouco mais de um ano e chegou ao que é agora no início de 2015. Em pouco tempo, o eQubes alcançou o 1º lugar do top das aplicações gratuitas para iPad.
--
eQubes é um jogo de raciocínio matemático inspirado em equações e cubos, ideal para quem aprecia um bom quebra-cabeças. Ajudando a treinar o cérebro, o jogo assenta em equações matemáticas que têm de ser resolvidas em contrarrelógio.

“O eQubes surgiu da minha ideia de programar um jogo que fosse desafiante e ao mesmo tempo fácil de jogar”, referiu João Lima ao TeK. “Começou com o meu gosto em programar, que percebi ter no início do curso de Engenharia Mecânica, em unidades curriculares de programação, e passou muito rapidamente de uma ideia para um desafio. Queria que o jogo tivesse boa jogabilidade num design simples, minimalista e intuitivo”.

Do papel para o computador e do computador para o mercado, o eQubes sofreu poucas alterações, “só aperfeiçoamentos”, garante o criador. Em 2014 contactou a empresa portuguesa BloomIdea que apostou na ideia e passou a ser parceira no seu desenvolvimento desde essa altura.

De momento o eQubes só existe para iOS, mas João Lima garante que já há uma versão Android a caminho. Estão também a ser preparadas as próximas fases do jogo. “O eQubes pode ter uma jogabilidade praticamente infinita. Não há limites aos modos de jogo”.

Quanto ao sucesso alcançado, o facto de ser um jogo “para todas as gerações, dos mais jovens aos mais idosos”, que pode ser visto como “uma competição entre amigos ou um time-killer para os momentos de espera” ajuda. “O gosto pela matemática não é o mais essencial, mas sim, o gosto por um desafio crescente. Mais tarde ou mais cedo o jogador completa o nível em que ficou bloqueado, só não pode desistir”, salienta João Lima. “Não depende do jogo, depende do jogador”.

Veja a próxima aplicação


Novo Skype para Android e iOS destaca-se pela transformação visual

A Microsoft anunciou a versão 6.0 do seu serviço de comunicação e a mudança de interface é uma das grandes alterações registadas. Mas tanto para Android como para iOS, existem outras novidades para descobrir.
--
A partir de hoje e ao longo dos próximos dias a aplicação do Skype para Android e iOS vai receber uma atualização. O serviço de chamadas e videoconferência pela Internet entra na versão 6.0 nos dois sistemas operativos e a maior das novidades acaba por ser a transformação visual: há uma menor ligação à linguagem Windows e uma maior adaptação a cada ecossistema.

No caso do Android o Skype 6.0 vai adotar o estilo Material Design, que acompanha o sistema operativo da Google desde o lançamento do Android 5.0. Por exemplo, agora os utilizadores vão ter um botão “flutuante” na parte inferior direita do ecrã, que permite inciar conversas de forma simples e rápida.

[caption][/caption]

No Android outra alteração está relacionada com o sistema de pesquisa, tendo sido melhorado - de acordo com a Microsoft. A empresa responsável pelo Skype também está a fazer com que os utilizadores saibam de forma mais simples quantas mensagens têm por ler e até onde já leu de uma determinada conversa.

Do lado do iOS - ou seja, do iPhone e do iPad -, o Skype também se adaptou melhor à linguagem que a Apple “exige” aos seus programadores. Agora é possível fazer mais ações na aplicação utilizando apenas o gesto de arrastar o dedo pelo ecrã.

[caption][/caption]

Partilha de localização, partilha de emojis maiores, melhoria no sistema de partilha de ficheiros e aceder a uma pré-visualização dos links trocados numa conversa são outras das novidades no Skype para iOS. No caso específico do iPad será agora mais fácil iniciar conversações em grupo.

Numa publicação no blogue oficial, a Microsoft promete que em breve o Skype para Windows 10 também vai sofrer grandes alterações para melhorar a experiência de utilização.

Veja a próxima aplicação


App brasileira 99Taxis tem mais de 800 taxistas em Lisboa e segue em direção ao Porto

Depois de ter se ter estreado em Lisboa no final do ano passado, a aplicação para smartphones 99Taxis quer conquistar taxistas e utilizadores na cidade do Porto.
--
Na capital portuguesa a aplicação criada no Brasil conta com uma rede de mais de 800 taxistas registados. Disponível desde o início do mês, no Porto a 99Taxis soma perto de 100 condutores aderentes, revela a empresa em comunicado. Também há profissionais a usarem o sistema em Almada, Oeiras, Sintra e Moscavide.

Para aderirem ao serviço, os motoristas têm de apresentar documentação vária, nomeadamente o Certificado de Aptidão Profissional (cap), alvará e as licenças, ressalva-se na nota enviada à imprensa.

A 99Taxis na sua versão AndroidiOS ou Windows Phone para passageiros é utilizada por mais de 10.000 portugueses que podem chamar um dos carros aderentes nas duas grandes cidades portuguesas, que se juntam a mais de 300 cidades no Brasil.

Veja a próxima aplicação


Tep é o Tamagotchi dos tempos modernos mas não quer comida. Quer fazer exercício

É difícil falar em aplicações com personagens animadas a precisar dos cuidados do utilizador para viverem felizes e contentes, sem pensar nos Tamagotchi. Mas os tempos são outros e um animal de estimação em 2015 não quer que o alimente, quer que o leve a fazer exercício.
--
O animal neste caso é uma girafa, com ar simpático e amigável e os cuidados que pode dar-lhe passam por fazer exercício, como se a levasse a passear e a esticar as pernas. Pode escolher a corrida, a caminhada ou a bicicleta contribui para melhorar a sua saúde e para deixar a girafa feliz.

Tep não é mais do que aplicação motivacional desenhada para tirar partido da tecnologia do seu smartphone para registar indicadores de atividade física que usa a figura simpática da girafa como pretexto. Se puder ser comparada a um Tamagotchi é sem dúvida um Tamagotchi dos tempos modernos: nas necessidades e no público a que se destina.

Está disponível para Windows PhoneAndroid e iOS.

Veja a próxima aplicação


A aplicação TollCheck é tudo o que precisa para lidar com as ex-Scut

O TollCheck tira partido do GPS do smartphone para “ver” quando o utilizador passa por uma ex-SCUT e cria um registo de cada viagem, para que possa saber sempre quanto vai gastar e quando tem de pagar.
--
A aplicação foi concebida para ajudar os mais distraídos e certamente também vai evitar aquelas figuras estranhas que pode já ter feito, quando atravessa a Via do Infante e tenta somar o valor debitado em cada pórtico instalado na estrada, até chegar à conclusão que o melhor é fazer as contas… mais tarde.

Cada vez que passar numa portagem das antigas SCUT, agora autoestradas de pleno direito mas apenas com portagens virtuais, a aplicação cria um registo e informa sobre o local, hora aproximada de passagem e valor que vai ter de pagar. Seja na fatura ao final do mês, caso use Via Verde, ou junto dos CTT, se não usar sistema de pagamento eletrónico.

As confusões com os valores e com os prazos de pagamento não são raras e é nisso que esta app promete dar uma ajuda. A aplicação funciona mesmo que não esteja aberta durante a viagem. Ainda permite ativar o registo automático de alertas, para que não se esqueça de pagar na altura devida. 

A aplicação está disponível para iOS de forma gratuita, mas também tem uma versão Pro que custa 1,99€.  

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.