Com mais uma semana a chegar ao fim o SAPO TEK dá-lhe a conhecer algumas apps para animar ou melhorar a sua rotina. Com várias sugestões direcionadas para o entretenimento, as propostas também pretendem facilitar o seu dia-a-dia.

Porque nem sempre é fácil adotar estilos de vida saudáveis, apresentamos esta semana uma app que pretende ajudar quem quer ter uma alimentação mais saudável e outra que pretende mudar hábitos e a conseguir uma melhor saúde física e mental. Para além de outras sugestões na área da saúde, é também hora de recordar um jogo onde as Powerpuff Girls, Blosson, Bubbles e Buttercup lideram a aventura, mas há também uma proposta mais assustadora.

Powerpuff Girls: Monkey Mania traz as famosas heroínas para a palma da mão

Baseado na famosa série de desenhos animados do Cartoon Network, nesta aventura as raparigas têm de enfrentar um exército de macacos maníacos.

As ponderosas Powerpuff Girls, Blosson, Bubbles e Buttercup lideram uma nova aventura num videojogo gratuito para smartphones e desta vez têm de enfrentar um poderoso exército de macacos que não estão para “brincadeiras”. Neste título, os jogadores devem arremessar as personagens pelo ar, na direção direita, de forma a que caia sempre em cima de macacos, pois se tocar no chão perde energia.

O objetivo é chegar o mais longe possível na distância, utilizando power ups para ganhar potência, e se possível, eliminar o maior número de macacos pelo caminho. O jogo inclui diversas missões, como destruir paredes ou atingir certos inimigos especiais.

Ao chegar aos objetivos de distância, terá pela frente bosses para enfrentar, amealhando cartas e recompensas pelas missões concluídas com sucesso.

O jogo destina-se a um público mais infantil, nomeadamente as meninas que acompanham a série na televisão, pois é muito fiel nas animações das personagens e apresenta níveis muito coloridos. Pode fazer o download do jogo gratuitamente em versões iOS e Android


Precisa de motivação adicional para as tarefas diárias? Esta app dá uma ajuda

Ninguém escapa às rotinas e por vezes é difícil fazer todas as tarefas da lista, sobretudo as mais chatas. A app Fabulous quer ajudar a mudar hábitos e a conseguir uma melhor saúde física e mental.

A app foi incubada no Laboratório de Economia Comportamental da Universidade de Duke e o nome não deixa dúvidas em relação aos seus propósitos. Fabulous: Motive-me! Medite, Relaxe, Durma é uma aplicação de saúde e fitness, mas o que a tornou realmente famosa foi a sua escolha como Melhor App da loja Google Play.

A ideia é ajudar a melhorar hábitos, mas a Fabulous não quer limitar-se a registar tarefas e agir como treinador motivacional, em vez de alertar para os objetivos que não conseguiu atingir, ou fazer lembretes regulares. Através da motivação a app quer ajudar a desenvolver hábitos que reduzam problemas de saúde mental, como a ansiedade, e melhorar a sua produtividade diária.

Melhorar o sono, perda de peso e aumentar os exercícios físicos estão na lista, mas também relaxar, meditar e aumentar a energia.

A aplicação pode ser descarregada gratuitamente da loja Google Play, mas alguns dos planos são pagos.


Foodvisor quer ajudá-lo a ter uma alimentação mais saudável através de deep learning

A aplicação lançada em 2018 reconhece os alimentos que são fotografados pelo utilizador, apresentando os seus dados nutricionais.

A época natalícia pode ainda estar longe, mas se quer estar preparado para não “arruinar a linha” a Foodvisor pode ser uma aliada nessa missão. A aplicação foi lançada em 2018 pela startup de mesmo nome e promete ajudar quem quer ter uma alimentação mais saudável.

A empresa que a criou utilizou a tecnologia de deep learning para fazer com que a aplicação reconheça os alimentos que o utilizador fotografa. Além disso a Foodvisor apresenta dos dados nutricionais dos alimentos e tenta até estimar o seu peso.

De acordo com uma entrevista de Aurore Tran, fundadora e CMO da empresa, a aplicação tenta estimar a distância entre o prato do utilizador e o smartphone através dos dados fornecidos pela câmara. Assim consegue fazer um cálculo aproximado do volume das diferentes comidas.

A aplicação está disponível para Android na Play Store e para iOS na App Store. Embora o seu download seja gratuito existem funcionalidades que são pagas, sendo que estas vão desde os 7,49 aos 64,99 euros.

A Foodvisor tem também um serviço premium, rondando os 9 euros por mês. Na subscrição inclui-se uma análise melhorada aos planos alimentares, assim como a possibilidade de conversar com um nutricionista na aplicação.


Ande de bicicleta em Lisboa e no Porto com a ajuda de uma aplicação

Trata-se de uma espécie de Google Maps, mas para ciclistas, e pode ajudá-lo a identificar ciclovias para adotar uma rota mais adequada.

Se utiliza diariamente bicicletas na cidade, a app Bike Citizens pode-lhe facilitar as suas viagens, mostrando-lhe as rotas mais adequadas. Até ao momento e a nível nacional a app está apenas disponível no Porto e em Lisboa.

Entre as várias funcionalidades que oferece, a aplicação mostra um mapa pensado para ciclistas, dando preferência a rotas que incluam ciclovias. Por outro lado, indica os utilizadores a velocidade a que estão a circular, como também o tempo e a distância que ainda resta percorrer.

Se não quiser gastar muitos dados, a navegação pode ser feita sem ligação à Internet e caso se engane no percurso, a aplicação irá apresentar-lhe outra rota alternativa.

A app é gratuita e está disponível para iOS e Android.


Inteligência Artificial ajuda a avaliar acne em nova app da La Roche-Posay

Juntando tecnologia e saúde, a marca francesa desenvolveu a Effaclar Spotscan, uma app que pretende funcionar como uma extensão de uma consulta com um dermatologista especialista.

A nova aplicação recorre à inteligência artificial para fazer uma avaliação do nível de acne e a intenção é que o utilizador consiga ter uma noção mais precisa do progresso do tratamento, “já que ao olhar-se ao espelho todos os dias, esta perceção muitas vezes acaba por não ser tão fidedigna”, argumenta a marca.

Para fazer a análise é necessário aceder ao site https://pt.spotscan.com e ler QR Code da app Effaclar Spotcan. Depois terá de deixar capturar três fotografias com o smartphone ou tablet: frontal e perfis direito e esquerdo.

A partir daí, a app irá analisar as fotos “ao mais ínfimo detalhe”, localizar imperfeições, diferenciando-as entre si (borbulhas, pontos negros e marcas de pigmentação), e, assim, delimitar o nível de acne da pele. A partir de um grau 2, a Effaclar Spotcan aconselha uma consulta presencial com um dermatologista.

Através de um simulador Antes/Depois, é possível ter um preview dos resultados esperados com a rotina sugerida e acompanhar o estado de evolução, num “Diário da Pele”.


Ice Scream: Horror Neighborhood é um jogo de terror para smartphones

O jogador terá de investigar o desaparecimento de um amigo raptado por um misterioso vendedor de gelados. 

Era uma questão de tempo até que alguém se lembrasse de fazer um trocadilho com a palavra inglesa para gelado, ice cream. E Ice Scream apresenta um vendedor de gelados psicopata, chamado Rod, a raptar crianças, congelando-os e levando-os na sua carrinha. O jogo segue a fórmula de jogos como Hello Neighbour, em que as investigações do protagonista nunca podem ser detetadas pelo misterioso inimigo.

A missão do jogador é seguir a carrinha para as diversas localizações por onde passa e tentar solucionar o seu plano maligno. Mas é preciso atenção, porque o inimigo está sempre em alerta, ouvindo os passos do protagonista, numa constante experiência de gato e rato.

O jogo apresenta diversos puzzles para resolver, perseguições frenéticas, com o estúdio a recomendar jogar com auscultadores para uma experiência de terror mais imersiva.

Ice Scream: Horror Neighborhood é um jogo gratuito que pode fazer download no Android e iOS, e é um dos vários títulos de terror que certamente vão inundar as lojas de apps, bem a tempo do Halloween...

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.