Numa época onde as redes sociais fazem parte da vida das pessoas, dos jovens estudantes aos profissionais seniores, é fácil perderem a noção da popularidade e influência que têm, ou o impacto que determinada mensagem ou opinião teve na respetiva comunidade digital. Praticamente todos têm uma conta no Facebook, ou no Instagram, ou se for um profissional atualizado, provavelmente terá um currículo no LinkedIn. Mesmo que seja um utilizador ativo, certamente que não vai medir o número de “likes” que um post teve nos dias seguintes, ou quantos novos seguires obteve.
É nesse contexto que surge a aplicação Skorr dedicada à atividade de social media, desenhada para medir e controlar a presença dos utilizadores online, nas suas redes sociais. O principal objetivo é medir a sua influência nas redes que utiliza, disponibilizando os resultados de uma forma unificada e de simples compreensão.
Daí o nome Skorr (lê-se score) que mede a influência dos utilizadores numa escala de pontuação de 0-100, permitindo uma visão imediata do impacto de, por exemplo, um post nas redes sociais, e em tempo real. Numa primeira fase, pode adicionar seis serviços à aplicação: YouTube, Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e Snapchat, as mais utilizadas na atualidade, bastando para isso fazer o log in das respetivas no Skorr.
A app foi produzida pela Slaicos Lda, uma empresa sedeada em Lisboa, com os cérebros de desenvolvimento em Braga, e uma equipa de Growth Management com elementos espalhados por São Paulo, Nova Iorque e Los Angeles. Como explicou ao SAPO TEK Miguel Caeiro, um dos sócios da empresa, a aplicação nasce para fazer frente ao grande crescimento e proliferação das redes sociais que já marca os 3.000 milhões de pessoas. “Esse facto introduziu novos comportamentos, regras, hábitos e costumes, que embora criem excelentes oportunidades e desafios, também marcam algumas ameaças, ao nível de privacidade e segurança”, explica o empresário que está a viver em São Paulo.
Miguel Caeiro refere que embora as grandes marcas e empresas se tenham dotado de especialistas para lidar com esta nova realidade, as pessoas não têm o apoio para as ajudar a navegar em tantas redes sociais. “Foi com base nessa visão que decidimos lançar o Skorr, uma aplicação que permite a partir do telemóvel colocar as pessoas em controlo da sua vida online”, salienta o empresário.
Sinta o impacto das suas mensagens nas redes sociais
A empresa considera que os (internamente) chamados “I Branders” são as pessoas que utilizam o seu próprio nome como marca ou ferramenta profissional, distinguindo-os como um segmento em crescimento no mundo. Entre eles constam os fotógrafos, jornalistas, escritores, chefes de cozinha, atletas, artistas, entre outros. “O impacto da sua influência online, o aumento da sua pontuação medida pelo Skorr pode ter uma correlação positiva direta com os resultados do seu negócio”.
A aplicação mede assim a influência online dos utilizadores nas suas redes sociais, analisando a performance dos posts e “likes”, assim como as caraterísticas da sua audiência, traduzindo os resultados numa pontuação. Essa obedece a regras iguais a todos os utilizadores inscritos na aplicação, pelo que poderá comparar diretamente com amigos ou pessoas de referência, tais como figuras públicas, a influência que têm. A vantagem do algoritmo do Skorr é que traduz num único número, de 1-100, essa popularidade, permitindo rapidamente analisar onde deve melhorar a sua presença ou em que rede social obteve melhores resultados.
A aplicação destaca diversas estatísticas de performance da atividade individual das redes sociais, mencionando os fãs que mais interagem com o utilizador e quais os posts que foram mais partilhados, comentados ou que receberam “likes”. Poderá ainda ser informado por diversos elementos demográficos relacionados com amigos e seguidores, ajudando a mudar comportamentos ou estratégias quando interage com a rede social.
Para esclarecer, o Skorr não pretende substituir as respetivas aplicações das redes sociais associadas para enviar mensagens ou navegar pelos perfis. A aplicação portuguesa apenas recolhe dados em tempo real de todo o movimento feito no Facebook ou Twitter, por exemplo, medindo o respetivo impacto. “Queremos ajudá-los a ter uma visão integrada da sua presença online, a orientá-los a melhorar, quer em resultados, quer em segurança”, explica Miguel Caeiro.
O sistema utiliza mais de 40 indicadores para alimentar o algoritmo do Skorr. Não se trata apenas de uma soma de “likes”, Amigos ou Followers, introduz ainda, por exemplo, o conceito de engagement. A empresa refere que utiliza tecnologias sofisticadas de tratamento e análise de dados, através de machine learning e inteligência artificial, que permitem perceber quais os sentimentos e as reações que as mensagens provocam. Além disso, identificam os traços de personalidade online de cada utilizador referente às respetivas áreas e temáticas de intervenção e opinião.
Segundo a empresa, o Skorr tem em conta as redes sociais onde cada utilizador está presente, significando que se duas pessoas tiverem uma pontuação igual, estas podem ter um impacto diferente tendo em conta a origem da sua influência. Cada rede social apresenta diferentes pesos na construção do algoritmo, sendo os mais fortes o Instagram e o YouTube, por exemplo.
Outro elemento que o Skorr tem em conta é a atividade dos utilizadores ao longo do tempo, beneficiando aqueles que têm um perfil mais ativo nas redes sociais. Cada vez que "pulsa" uma atividade, a aplicação reage em tempo real, notificando o utilizador sobre todos os factos relevantes que aconteceram na performance do seu perfil, como explica Miguel Caeiro. O empresário distingue ainda que aplicação não destaca os utilizadores pela sua popularidade, mas sim pela sua capacidade de influenciar comportamentos online. “Existem personalidades muito populares, com muitos seguidores, mas com pouca influência, e com pouca capacidade de gerar impactos”, acrescenta.
De forma a tornar a leitura mais agradável dos resultados, e a incentivar os utilizadores a compararem ou partilharem os seus “skorrs” com amigos e a convidá-los para a aplicação, a empresa introduziu uma mecânica de “gamificação”. Trata-se do Skorr Clash, que estabelece rankings de utilizadores e grupos, criando bases para dinamizar as comunidades através de desafios, jogos e disputas. O objetivo é que as pessoas façam pequenas competições para medir a sua influência e as respetivas reações nas redes sociais.
A empresa avança com as seis redes sociais mais populares, face ao número de utilizadores de cada uma, através de parcerias formalizadas através das suas APIs, tendo garantindo os procedimentos e interfaces informáticos para o cruzamento de dados.
Questionada sobre a real vantagem da utilização do Skorr, Miguel Caeiro afirma que a aplicação vai permitir às pessoas utilizarem mais e melhor as redes sociais de sua preferência. “Ao se sentirem ao volante da sua vida online, as pessoas irão sentir-se mais seguras, motivadas e focadas para atingir os seus objetivos”, conclui o empresário.
Durante a fase beta da aplicação que o SAPO TEK teve acesso, houve uma tentativa de alcançar o topo da tabela classificativa do Skorr, mas infelizmente certas personalidades não desarmaram: Cristiano Ronaldo deve ter utilizado “cheats” para obter os seus 98 pontos de Skorr, seguido por Leonel Messi com 89 e a Shakira com 87, Vin Diesel com 86 e Eminem com 85. Ficará no segredo dos deuses a pontuação do Sapo TEK.
A aplicação Skorr está disponível a partir de hoje para dispositivos Android e iOS.
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