Muito antes da febre de Candy Crush ou de Angry Birds, a Nokia era a detentora do jogo para telemóvel que viciava o mundo: o Snake. Porém, apesar de o jogo vir instalado em todos os telemóveis vendidos pela empresa finlandesa, não foi desenvolvido por ela.



A primeira vez que Snake surgiu no mercado foi em finais da década de 1970 em diversos computadores domésticos e sob diferentes nomes. Mas foi em 1997 que Taneli Armanto criou a versão para telemóvel e esta foi instalada no nostálgico Nokia 6110.



"Queríamos dar às pessoas uma experiência de entretenimento, mas nunca imaginámos que se transformaria num jogo de telemóvel clássico", afirmou Armanto em 2005, quando recebeu um prémio pela contribuição para o crescimento da indústria de entretenimento móvel, atribuído pelo Mobile Entertainment Forum.



Ao longo dos anos, vários programadores tentaram recriar a experiência do Snake nos telemóveis inteligentes, mas sem sucesso. Uma das grandes barreiras a ultrapassar era a experiência de apertar as teclas que permitia jogar nos modelos tradicionais, mas que era difícil de replicar em modelos com ecrã sensível ao toque e sem teclas.



Novas funcionalidades e a adaptação ao touch screen

Agora o jogo regressa numa versão moderna para smartphones, pelas mãos de quem o conduziu ao sucesso e numa colaboração com a software house Rumilus Design. O remake chama-se Snake Rewind e será lançado a 14 de maio com novas funcionalidades, como a possibilidade de "voltar ao jogo depois de se ter perdido", ou competir contra outros jogadores, explicam os promotores. Fica ainda a promessa de que a nova versão estará totalmente adaptada a telemóveis touch screen, sem comprometer um retorno à nostálgica versão original.


A Rumilus Design ainda não disse se a aplicação será paga ou gratuita, mas no site faz menção a uma loja de frutas onde vai ser possível encontrar boosters e itens que podem ser comprados, tirando partido das frutas reunidas durante o jogo.


Atualmente, existem dezenas de versões não oficiais do Snake nas lojas de aplicações que vão competir com o remake e garantir uma oferta muito mais abrangente que a existente à data de lançamento da versão original do jogo. Será que os utilizadores dos telemóveis modernos vão estar tão interessados no jogo hoje como na década de 90?


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.