Aumenta a lista de países com decisões judiciais (algumas das quais temporárias) contra a Uber. Em Itália, a oferta que tem agitado os operadores tradicionais de transporte privado acaba de ser suspensa.



Em Itália a Uber disponibilizava dois serviços: o Uber Black (aluguer de carros de alta cilindrada com motorista) e o Uber Pop, uma oferta semelhante ao UberX, que também pode ser "consumido" em Lisboa e Porto e que é apresentado pela própria empresa como a versão low-cost da sua oferta. O Uber Pop oferece preços mais acessíveis, em carros de gama média conduzidos por motoristas não profissionais.



Foi precisamente este aspeto - da inexistência de uma licença profissional por parte dos motoristas Uber Pop - que sustenta a decisão da justiça de cancelar o serviço por concorrência desleal aos táxis profissionais. O Uber Black continua a funcionar, já que os motoristas associados ao serviço têm licença profissional e esse foi considerado o ponto essencial para a justiça italiana.



Em Portugal os serviços da Uber também foram temporariamente bloqueados pelo tribunal, na sequência de uma providência cautelar apresentada pela ANTRAL mas a decisão não chegou a ser cumprida.


As últimas declarações da Uber sobre o assunto mostravam confiança na continuidade dos serviços em Portugal e indicavam que a empresa já respondeu à justiça. A Uber tem garantido que os dois serviços prestados em Portugal são fornecidos por motoristas com licença de condução profissional.