Começámos por uma aplicação criada para ajudar a equilibrar o tempo que passa no seu dispositivo. Depois, fomos mostrando apps mais funcionais, como ter um scanner no smartphone, e prontas a ajudar e facilitar os trabalhos de equipa.
Mas, ao longo da semana, também houve lugar a aplicações independentes direcionadas para a troca de mensagens e fotografias, assim como a outras que trazem uma pitada de humor ao seu-dia-dia.
Passe pelos textos abaixo e descubra mais pormenores.
Moment ajuda-o a descobrir quão viciado está no seu smartphone
Aplicação monitoriza o tempo que gasta no dispositivo móvel todos os dias, ajuda-o a criar limites diários para o seu uso e dá-lhe pequenos “empurrões” quando se está a aproximar dos limites definidos.
Projetada para promover um equilíbrio mais saudável entre as nossas vidas reais e aqueles momentos vividos através dos ecrãs dos nossos dispositivos digitais, a Moment é uma app “invisível”, porque depois de a configurar não é preciso abri-la novamente.
A aplicação rastreia duas coisas durante o dia: quantos minutos gasta no seu smartphone e quantas vezes o liga. Ao longo do dia, a app vai indicando quanto tempo está a passar no seu dispositivo e avisa-o quando se aproxima dos limite impostos.
Na versão gratuita da Moment está incluída a possibilidade de rastreio do uso do dispositivo e as primeiras cinco lições do Phone Bootcamp, treino que, segundo o criador Kevin Holesh, tem como objetivo deixá-lo mais consciente dos seus hábitos digitais.
Ao longo de 14 dias, é notificado todas as manhãs de qual é a sua missão diária. E, se no início, essas tarefas são fáceis, como, por exemplo, ser desafiado a "não levar o telefone para a casa de banho", vão-se tornando progressivamente mais difíceis. No último dia, vai ter que usar o smartphone apenas por dois minutos ou menos.
A app tem barras codificadas por cores que fornecem o feedback comparativo entre o objetivo que configurou com o uso realmente dado: a cor verde indica que o objetivo foi cumprido, amarelo indica que está perto de o exceder e vermelho é sinónimo de que está a falhar.
Para já, apenas os clientes Apple têm acesso à Moment.
Digitalize tudo e mais alguma coisa com a aplicação certa no smartphone
Já não é nova, mas é incontornável e, de qualquer forma, acaba de ser atualizada. Se lhe dá jeito ter à mão de semear um scanner no telemóvel, a CamScanner é uma excelente escolha.
Longe vai o tempo em que scanear documentos ou fotos obrigava a processos mais complicados. Hoje com um smartphone e com uma aplicação para o efeito, tudo fica mais facilitado. A CamScanner faz parte deste grupo já há algum tempo, tendo a seu favor a simplicidade e facilidade de utilização, que lhe renderam bastante popularidade.
Depois da digitalização através da câmara, a CamScanner permite fazer cortes inteligentes e ajustes automáticos à imagem, assegurando que texto, gráficos ou outros elementos existentes fiquem nítidos e mantenham as cores originais.
Entre os recursos oferecidos está possibilidade de identificar os documentos digitalizados por categorias, para que sejam mais fáceis de procurar, assim como a partilha e sincronização dos itens digitalizados ou guardados com outros dispositivos.
Também é possível imprimir qualquer documento guardado na aplicação numa impressora, através de AirPrint, assim como fazer anotações nos documentos e adicionar marcas-de-água.
A versão para Android foi muito recentemente atualizada para passar a oferecer a possibilidade de criar pastas de Grupo, permitindo que os membros desse grupo possam carregar documentos e, consoante seja assim designado, administrar pastas e descarregar pastas – além do upload.
De referir que a CamScanner está disponível gratuitamente com compras in-app e também em assinatura Premium. Além da versão Android, também tem versão para iOS.
E que tal um quadro branco onde juntar pessoas, ideias e projetos? Há uma app para isso
A Microsoft acaba de disponibilizar uma nova aplicação. Chama-se Microsoft Whiteboard Preview e quer melhorar a forma como as equipas comunicam à distância.
A ideia é que possa desenhar, colar e arrastar imagens e outros elementos, escrever e rabiscar. Tudo num processo criativo em equipa, colaborativo e inteligente, juntando diferentes tipos de dispositivos.
Os desenhos são reconhecidos de forma inteligente para conseguir resultados mais bonitos e a app vai guardando a informação adicionada, de forma que as equipas podem sempre recuperar todo o trabalho.
A aplicação Microsoft Whiteboard Preview começou agora a ser disponibilizada gradualmente aos utilizadores de Windows 1o e é ainda uma versão beta, mas a Microsoft conta como os comentários e ideias dos utilizadores para limar as últimas arestas.
A aplicação já pode ser descarregada da loja de aplicações do Windows e é gratuita.
Instagram tem chat próprio e portugueses estão entre os escolhidos para o experimentar
Direct é a aplicação independente para troca de mensagens do Instagram e que, para já, só está disponível em seis países. Portugal está na lista.
Portugal, Chile, Israel, Turquia e Uruguai são os primeiros países a receber a nova aplicação que está disponível para iOS e Android desde as 14 horas de hoje, quinta- feira.
Com o foco na partilha de fotografias de maneira instantânea, a app abre diretamente na câmara para facilitar a partilha de fotos e vídeos com os seus amigos, além de permitir enviar mensagens por escrito (como, aliás, já permite).
Hemal Shah, diretor de produto do Instagram, referiu ao The Verge que “a Direct cresceu dentro do Instagram nos últimos quatro anos, mas podemos torná-la ainda melhor se for independente”.
O Instagram pretende que os utilizadores troquem entre si, além das tradicionais mensagens de texto, mais imagens e mini-filmes com filtros de realidade aumentada e pequenas frases.
Para já, o lançamento da app é apenas um teste, não havendo previsão de quando (ou se) será realizado noutros países.
Tenha um narrador sempre à disposição para partilhar as suas “estórias”
A Voz do Narrador está disponível para Android e iOS e vai dar para fazer umas coisas... engraçadas.
É uma aplicação de humor que, muito resumidamente, põe frases suas “na boca” de outras pessoas. Tal como o nome indica, é um um auxiliar de narração, sendo que pode ser utilizado para fazer umas coisas engraçadas, mais a sério ou realmente a brincar.
A Voz do Narrador tem mais de 200 vozes prontas a usar, de vários idiomas, para narrar o OFF dos seus vídeos. Pode depois publicar o resultado no Facebook ou no YouTube, ou partilhar com os amigos e familiares através de messaging ou email.
Também é possível converter texto para voz e guardar o ficheiro em MP3. Há vozes conhecidas, estando também disponíveis vozes em português, tanto de Portugal como do Brasil.
A Voz do Narrador está disponível para dispositivos Android e iOS.
Liberte espaço no telemóvel com a app Files Go da Google
A aplicação foi desenvolvida pela Google e esteve em testes durante um mês, com reacções muito positivas. Agora pode ser instalada em qualquer dispositivo Android para ajudar a libertar espaço.
Com tantas aplicações, fotografias, vídeos e mensagens é fácil qualquer smartphone ou tablet sofrer de problemas de falta de espaço. E esta é uma das queixas mais frequentes dos utilizadores, especialmente de quem tem um telemóvel de gama de entrada ou de gama média, menos generosos em memória e muitas vezes sem extensão por cartões SD.
Há muitas aplicações que servem para libertar espaço, gerindo a memória dos equipamentos, e há marcas que têm as suas próprias apps pré-instaladas nos smartphones, mas a Google agora também tem a sua própria proposta. E a empresa garante que em média cada utilizador pode libertar 1 GB de memória.
A app Files Go pode ser instalada em qualquer dispositivo Android com a versão 5.0 (Lollipop) ou superior, e ajuda a apagar jogos, fotografias ou aplicações não essenciais. Pode ainda transferir ficheiros facilmente para outros equipamentos que tenham a app instalada, usando o Bluetooth.
A app pode ser descarregada gratuitamente a partir da loja Google Play para smartphones ou tablets Android.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários