
A democratização dos smartphones permitiu que cada um de nós se transformasse num 'MacGyver', isto é, em verdadeiros mestres do desenrasque. Mas em vez de usarmos ferramentas e virtualmente tudo o que está à nossa volta para construirmos engenhocas, usamos aplicações. E há aplicações para quase todas as situações.
Das sugestões que fomos fazendo ao longo da semana, algumas podem 'safá-lo' no dia a dia.
Estão a falar de um quadro famoso e não sabe qual é? Espreite já esta primeira página. Quer tirar uma selfie de grupo, mas não tem o selfie stick? Espreite a página número dois. Gostava de experimentar uma aplicação que o ajuda a encontrar a sua cara-metade? Então vá até à última página.
Descubra ainda as restantes aplicações que temos para si.
Aplicação da portuguesa Landka dá ‘vida’ a obras de arte centenárias
Por vezes o segredo do ensino está no grau de envolvimento. E é justamente nesta área que a Landka aposta com a aplicação Art Legacy: as pinturas são apresentadas com um sentido de profundidade, incluem curiosidades e são dispostas em ordem cronológica.
Uma aplicação de cultura com um grande sentido de aprendizagem. É assim a mais recente aplicação da empresa portuguesa Landka e que está disponível para o sistema operativo iOS por 7,99 euros.
A Art Legacy permite que o utilizador tenha acesso a mais de cem obras de arte, mas apresenta-as de forma diferente. As imagens receberam um sentido de profundidade que permite perceber as diferentes camadas de cada criação.
Os quadros têm depois pequenas chamadas de atenção incorporadas e que permitem saber curiosidades e factos sobre cada criação.
As obras são acompanhadas ainda de uma descrição e são incluídas numa linha cronológica para que seja mais fácil perceber a que período pertence cada criação.
Veja a próxima aplicação
Deite fora o Selfie Stick. Com esta app basta abanar a cabeça para tirar uma foto
Há várias aplicações que reconhecem gestos e sorrisos para fazer "disparar" a câmara fotográfica e esta promete mesmo dispensar os (in)úteis pauzinhos de selfies. Vale a pena experimentar?
Parece não haver sítio onde não se faça uma sefie, e quanto mais original melhor. À falta de braços elásticos para captar mais pessoas do grupo ou maior enquadramento, os Selfie Sticks, ou "pauzinhos de selfie", foram ganhando adeptos e em muitos casos tornaram-se uma praga que já começou a ser proibida.
E que tal dispensá-los de vez? A ideia está por detrás da app Selfie Stick que quer substituir a utilidade dos utensílios físicos por um ativador da câmara fotográfica. No caso um gesto de cabeça.
A experiência mostra que é preciso "abanar" a cabeça com convicção para que a app seja ativada, mas é capaz de ser menos intrusivo do que os selfie sticks, por isso merece ao menos a experiência...
A app está disponível para iPhone e iPad e é grátis, por um prazo limitado, avisa o criador.
Veja a próxima aplicação
À procura da melhor rede? O Wi-Fi Analyzer pode dar uma ajuda
Já lhe aconteceu estar num local com várias redes Wi-Fi à disposição e parece que nenhuma tem qualidade de sinal suficiente? Esta aplicação ajuda-o a tirar as dúvidas e escolher a melhor opção.
A Wi-Fi Analyzer pode ser um aliado de peso para estes momentos de indecisão, em relação à escolha de uma rede entre várias disponíveis.
Permite monitorizar a qualidade do sinal disponível, tendo em conta diferentes parametros e apresenta os resultados da avaliação de forma simples e fácil de consultar.
Os dados podem ser analisados a partir de diferentes gráficos e quadros, que ilustram os resultados apurados e dão uma ideia clara das melhores e das piores opções, além de fornecer alguma informação sobre cada uma das redes disponíveis.
Veja a próxima aplicação
Snapchat fecha loja mas continua a oferecer lentes animadas
Durou pouco tempo a tentativa da equipa do Snapchat rentabilizar os recursos da aplicação de messaging junto da sua alargada comunidade. Os filtros animados continuam, mas disponibilizados de outras formas.
A loja de lentes encerra esta sexta-feira, dia 8 de janeiro, comunica a empresa num post onde refere que os populares filtros animados vão continuar a existir de forma gratuita ou patrocinada.
Quando lançou a loja, o Snapchat permitia que cada conta usasse uma variedade de filtros que expirava ao fim do dia. Para manter esses filtros, o utilizador tinha que pagar por eles, normalmente um valor de 0,99 dólares.
Quem adquiriu filtros a partir da Lens Store não terá de se preocupar, já que o seu investimento vai continuar intacto e disponível para reutilizar após o encerramento do serviço pago.
As mudanças também vão sentir-se no número de lentes oferecidas diariamente, que vai passar para 10.
O Snapchat está disponível para iOS e para Android.
Veja a próxima aplicação
Este é ano de EURO. E a UEFA tem uma aplicação para o ajudar a orientar-se
Com lugares marcados para França, o Euro 2016 promete ser o evento do ano para quem gosta de Futebol, com as melhores equipas em jogo a partir de 10 de junho.
A UEFA já tem nas lojas de aplicações Android e iOS uma app preparada para quem quer acompanhar de perto todas as novidades, conhecer as equipas, jogadores e jogos, o calendário, as classificações e as mudanças ue vão sendo conhecidas.
Os utilizadores podem escolher a seeção favorita para uma experiência mais personalizada. E nós aprovamos, desde que seja Portugal (!). Na data certa os jogos vão ter cobertura de cídeo e áudio, com as estatísticas oficiais e repórteres dedicados a acompanhar as equipas desde os centros de estágio.
A aplicação é gratuita e pode descarregá-la a partir da Google Play e da App Store da Apple.
Veja a próxima aplicação
No Bumble é a mulher que diz se está na hora de conversar
Os sites de encontros não são uma novidade na Internet, nem as aplicações que os levam para o smartphone, mas o Bumble destaca-se porque aqui são as mulheres que mandam. Mas não só.
Com aplicações para iOS e Android, o Bumble funciona ligando pessoas que estão próximas. Mas o contacto só se concretiza se a mulher quiser. É a ela que cabe iniciar uma conversa se uma ligação sugerida lhe interessar e tem 24 horas para o fazer. Se não aproveitar nesse período a ligação desaparece para sempre.
Notas adicionais: se for estabelecida uma ligação entre duas pessoas do mesmo sexo, qualquer uma pode tomar a iniciativa de a concretizar, iniciando uma conversa. Cada utilizador só pode selecionar uma ligação por dia.
Explicações dadas, falta dizer que o Bumble foi notícia nos últimos dias porque aparentemente foi a plataforma que ajudou a humorista Amy Shumer a encontrar um novo amor.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários