Tem ideia de quanto tempo passa nas aplicações móveis? A consultora Nielsen elaborou um estudo onde reúne informações sobre este tópico, e apesar de serem relativas ao mercado norte-americano, ajudam a perceber o que se passa noutros mercados maduros ao nível das apps para smartphones.



Durante o último trimestre de 2013 os utilizadores passaram em média 30 horas e 15 minutos nas aplicações móveis, um aumento de 65% em apenas dois anos. Nos últimos três meses de 2011 o tempo passado nas apps era de 18 horas e 18 minutos.



Outro dado de destaque diz respeito ao número de aplicações que cada pessoa usa por mês. Em média média um utilizador dá uso a 27 aplicações – não querendo dizer que sejam as mesmas todos os meses -, um valor que pode ser considerado baixo sabendo que as lojas mais populares, como o Google Play ou a Apple Appstore, têm mais de um milhão de apps cada.



No número de aplicações usadas por mês a variação é menor: no final de 2011 cada pessoa usava em média 23,3 apps e dois anos depois o valor aumentou para 26,8, escreve o TechCrunch.



Este número significa que para novas empresas que estão a tentar entrar no mercado há uma dificuldade que precisa de ser superada. Isto porque uma boa parte das aplicações usadas são sempre as mesmas – motor de busca, browser, cliente de email, redes sociais, app para a meteorologia. A Nielsen considera mesmo que pode haver um número limite para o número de aplicações usadas por cada um.



Os dados mostram também que a idade dos utilizadores tem influência nos modelos de consumos. Pessoas entre os 25 e os 49 anos usam mais aplicações – cerca de 29 por mês -, enquanto os mais novos - dos 13 aos 24 anos - “gastam” em média 37 horas por mês em software mobile.

O estudo da consultora revela ainda que as aplicações de pesquisas, de portais e de redes sociais consomem um terço do tempo passado nos smartphones, num valor muito próximo ao que é conseguido pelas aplicações de entretenimento onde se enquadram os jogos e os vídeos. No extremo oposto estão as aplicações de finanças e de fotografia que juntas não consomem aos utilizadores mais do que uma hora e meia por mês.



Outra conclusão de destaque é que o uso de aplicaçoes móveis está a ter impacto no consumo de outros media, como nos livros e na televisão.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico