Depois de vários meses de teste da sua nova ferramenta de anti-bullying o Instagram está a lançar esta quarta-feira a nova funcionalidade. Designada em inglês por "Restrict", a ferramenta permite que os utilizadores protejam as suas contas de forma "silenciosa" enquanto vigia o agressor e é sobretudo pensada para os mais jovens.

Facebook abre “temporada de caça” a vulnerabilidades no Instagram
Facebook abre “temporada de caça” a vulnerabilidades no Instagram
Ver artigo

A funcionalidade vai permitir restringir um utilizador, deslizando para a esquerda num comentário através do separador da privacidade nas configurações ou diretamente no perfil da conta que pretende restringir.

Assim que a funcionalidade estiver ativada os comentários da pessoa "limitada" nas publicações só vão estar visíveis para essa pessoa. Ainda assim, o proprietário da conta tem sempre várias escolhas, podendo visualizar o comentário se clicar na opção "Ver comentário", eliminá-lo ou ignorá-lo.

Funcionalidade Restrict no Instagram

Quanto às mensagens no Instagram Direct, serão movidas de forma automática para os pedidos de mensagens, e não será "incomodado" com notificações do utilizador bloqueado. No âmbito desta funcionalidade o utilizador que toma a ação pode ver as mensagens, mas a conta limitada nunca vai saber se o utilizador leu ou não as suas mensagens diretas. Se se arrepender da sua decisão de restringir pode sempre "anular" a decisão.

A prevenção do bullying online está em destaque no mês da cibersegurança
A prevenção do bullying online está em destaque no mês da cibersegurança
Ver artigo

Neste que é o mês da prevenção e combate ao Bullying o Instagram assume que os jovens enfrentam uma quantidade desproporcional de bullying online, mas ainda têm alguma dificuldade ou denunciar ou bloquear os seguidores que os intimidam. Foi neste sentido que a rede social decidiu lançar esta ferramenta.

Recentemente a plataforma do Facebook criou também um sticker Create Don’t Hate para as histórias, desafiando a comunidade para partilhar a forma como usava a sua criatividade para combater o bullying.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.