O Pinterest anunciou um conjunto de ferramentas de monetização de conteúdos para a sua rede social. Depois de as marcas terem criado milhões de Product Pins, através dos quais é possível comprar esses mesmos produtos, a empresa vai agora lançar os Idea Pins, uma versão proprietária do formato story, popularizado pelo Snapchat e Instagram. A tecnológica diz que é 89% mais provável que um utilizador demonstre interesse em comprar um produto com que se cruzou num Idea Pin, em comparação com um Product Pin.

A diferença justifica-se com aquilo que o Pinterest acredita ser o "fator influencer". Uma vez que um criador conhecido demonstra gostar de um dado artigo, isso pode inspirar outros utilizadores. Com base neste sistema, os influencers poderão criar links associados para garantir uma parcela das vendas que se iniciarem nos seus Idea Pins.

tek pinterest
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Para além disto, será também possível celebrar parcerias pagas entre marcas e criadores. Com isto, os influencers poderão ser pagos por marcas para criarem conteúdos com os seus produtos. Os tags das marcas vão depois aparecer identificados nestes posts para efeitos de transparência.

"O Pinterest é o sítio onde são descobertos os criadores com ideias inspiradoras e exequíveis", disse, em comunicado, Aya Kanai, responsável do Pinterest pelas parcerias com criadores. "Com esta atualização, estamos a empoderar criadores para alcançarem milhões de consumidores através da plataforma e monetizarem o seu trabalho. Os criadores merecem ser recompensados pela forma como inspiram os seus seguidores e pelas vendas que ajudam a gerar", rematou.

Marcar produtos em Idea Pins vai ser possível nos EUA e no Reino Unido, pelo menos numa fase inicial, ao passo que as parcerias pagas vão ser lançadas também no Canadá, Austrália, Irlanda, Nova Zelândia, França, Espanha, Itália, Alemanha, Suíça, Brasil, Argentina, México, Chile, Colômbia e Perú, mas novos mercados se seguirão.