Com a Páscoa mesmo à porta, muitos aproveitam esta altura do ano para viajar, seja para umas mini-férias com a família ou para uma escapadinha com a cara-metade. Mas, por vezes, o jet lag pode estragar os planos, em particular nas viagens que envolvem a troca de fusos horários.

A Timeshifter pode ajudar a fazer face ao jet lag e a reduzir o cansaço. Se é um leitor assíduo do SAPO TEK, pode lembrar-se de quando falámos sobre esta aplicação há alguns anos, mas voltamos a ela por bons motivos.

A app continua a evoluir e, mais recentemente, até ganhou uma nova versão adaptada a quem trabalha por turnos, aplicando os mesmos princípios para ajudar a regular o ritmo circadiano e a reduzir o cansaço.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

O “relógio” circadiano é o mecanismo que ajuda a gerir o ritmo do dia. O jet lag surge quando existem disrupções neste ritmo, incluindo na hora de dormir e despertar, ou na exposição a luzes ou à escuridão.

Como explicam os criadores da Timeshifter, a app ajuda a manter o jet lag longe das férias ao criar planos personalizados, tendo por base as características e necessidades dos utilizadores.

Neste plano poderá encontrar recomendações úteis sobre exposição à luz, ingestão de cafeína ou sobre qual é a melhor altura para dormir. Com funcionalidades como a Praticallity Filter, a app ajusta os conselhos para que os possa seguir mais facilmente.

Já com a opção Quick Turnaround, a Timeshift tem em conta as viagens de curta duração. Há também espaço para funcionalidades com recomendações pré-viagens e notificações para os mais esquecidos.

A Timeshifter está disponível para Android, a partir da Play Store, e para iOS, através da App Store. O primeiro plano de viagem é gratuito. A partir daí, é possível assinar planos individuais, por 9,99 euros, ou um plano anual, com um preço de 24,99 euros, para quem viaja com mais frequência.