Dizer que a capacidade de o Instagram gravar vídeos é uma resposta ao Vine é uma realidade redutora. O Instagram evoluiu em relação ao serviço de pequenas gravações desenvolvido pelo Twitter e vai ficar disponível ainda hoje para todos os utilizadores Android e iOS.

A nível de interface nada mudou. O Instagram está igual. Mas quando o utilizador chega ao ecrã de captura de fotografia encontra agora um outro ícone que é relativo à gravação de vídeo.

[caption]VoI[/caption]

Os vídeos podem ter até 15 segundos, um valor que o diretor executivo do Instagram, Kevin Systrom, considerou como ideal por não ser pequeno demais para a criatividade e por não ser longo demais para o consumo de dados.

O CEO revelou ainda que existem 13 filtros que podem ser aplicados nos vídeos, tal como acontece nas fotografias, e que existe uma outra opção que vai tornar todos os utilizadores em cineastas profissionais. O Cinema é uma ferramenta de estabilização que remove boa parte do ruído e das tremidelas que muitas vezes "assombram" as gravações amadoras.

Uma outra novidade que fica de fora no Vine e que promete ganhar expressão no Video on Instagram (VoI) é a possibilidade de poder escolher qual a imagem - thumbnail - que vai aparecer durante a publicação no perfil dos outros utilizadores. "É estúpido os utilizadores não poderem escolher a imagem que vai aparecer a toda a gente", ironizou Kevin Systrom.

[caption]VoI[/caption]

A funcionalidade de captura e partilha de vídeo vai ficar disponível ainda hoje para dispositivos Android, iOS e também na versão Web.

O Video on Instagram é baseado em três pilares: simplicidade, velocidade e beleza. Estes três fatores foram fáceis de aplicar à captura e partilha de imagens, mas precisaram de mais tempo para serem aprimorados em relação ao vídeo, revelou o CEO da rede social.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico