A luta pelo vídeo na Internet ainda agora está a começar e está longe de ser dominado pelo YouTube. A provar o caso estão os mais recente números partilhados pelo Facebook e pelo Snapchat. A maior rede social do mundo revelou na semana passada que gerava oito mil milhões de visualizações de vídeos por dia. Agora fica-se a saber que o Snapchat não vai muito atrás, apresentando seis mil milhões de visualizações diárias.
O número foi confirmado pela startup ao Financial Times, que tinha apurado o valor junto de fontes da empresa. Mas não é só este valor que é relevante: o Snapchat triplicou o seu número de visualizações de vídeo em apenas seis meses.
A tecnológica não revela o que levou a um aumento tão significativo no consumo de vídeos, mas mais utilizadores, maior interação entre utilizadores, histórias ao vivo e a secção Discover ajudarão certamente a perceber parte do efeito positivo que o Snapchat tem vivido. Ainda na semana passada chegaram novas funcionalidades sobretudo centradas na parte do vídeo.
A imprensa internacional destaca no entanto a forma como a contabilização das visualizações é feita. No caso do Snapchat basta ver alguns milisegundos de um vídeo para contar como uma visualização. Já no Facebook, por exemplo, são necessários três segundos para contar como uma visualização.
O YouTube, líder de mercado com mais de mil milhões de utilizadores ativos, tem uma contagem diferente, apresentando as métricas no número de horas que os utilizadores passam na plataforma.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários