Até aqui, para se usar a aplicação de comunicação WhatsApp no computador bastava gerar um código QR no browser e ligar através da câmara na app. O Facebook aumentou as medidas de segurança e vai introduzir o registo de elementos biométricos dos utilizadores para poderem utilizar a aplicação no PC.

Assim, para poder ligar a sua conta do WhatsApp no smartphone ao PC, passa a ser obrigatório primeiro desbloquear o smartphone através de impressões digitais ou reconhecimento facial (Touch ID e Face ID nos iPhones). A medida impede que terceiros, que tenham acesso ao smartphone desbloqueado, tenham acesso à aplicação no PC, passando a estar protegido biometricamente.

Quando o utilizador estiver a configurar o browser para aceder ao WhatsApp, será notificado no smartphone para fazer a autenticação biométrica. E só depois poderá vincular a conta através do código QR, como até aqui. É assim, uma segunda camada de proteção.

A nova funcionalidade vai estar disponível em qualquer iPhone com iOS 14, ou qualquer equipamento Android compatível com segurança biométrica. No caso de os equipamentos não oferecerem as funcionalidades biométricas, a ligação será feita normalmente. Mas aqueles que tenham os sistemas ativos no smartphone, a aplicação vai automaticamente prontificar os utilizadores a autenticarem-se quando usam o PC.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.