Não é preciso ser um erudito da fotografia para fazer uma visita à exposição do World Press Photo. Mas com a ajuda da aplicação oficial da iniciativa pode vir a tornar-se um: isto porque o software dá acesso a vários conteúdos, incluindo algumas características técnicas de como a imagem foi conseguida.

A aplicação é simples e até se pode dizer que ao nível do interface não é atrativa. Mas funciona bem e promete tornar mais envolvente a visita à exposição.

O utilizador apenas terá que introduzir no smartphone o número da fotografia que está a ver, que pode ser Android ou iOS, e depois fica com acesso a vários conteúdos: especificações técnicas de cada imagem, a câmara com a qual foram captadas, comentário áudio do autor, texto que contextualiza a fotografia. Por vezes um código dá acesso a mais do que a uma imagem.

A aplicação deverá ser descarregada através do endereço www.worldpressphoto.org/app/ que deverá ser acedido através do telemóvel.

A imagem vencedora do World Press Photo de este ano, do fotógrafo John Stanmeyer, até está ligada à área das tecnologias, já que capta o momento em que um conjunto de emigrantes tenta apanhar sinal de rede nos telemóveis.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico