O futuro do TikTok nos Estados Unidos permanece incerto, mas as redes sociais que competem no mesmo terreno estão a tentar tirar partido da oportunidade que se abre com a possibilidade de fortes concorrentes estrangeiros saírem de cena.

A rede social X anunciou este domingo um novo separador para acesso mais fácil a conteúdos de vídeo, que só está disponível para utilizadores nos Estados Unidos. A possibilidade de navegar entre videos na X já existe. Basta que o utilizador carregue num vídeo do feed e deslize para cima para tirar partido disso. Com esta nova funcionalidade, passa a existir uma secção dedicada aos vídeos para agilizar o acesso a esse tipo de conteúdos.

Também a Meta aproveitou a saída do TikTok dos Estados Unidos, para já apenas por algumas horas, para fazer um anúncio na mesma área. Adam Mosseri, CEO do Instagram, partilhou uma publicação a anunciar que a plataforma vai ter uma nova app de edição de vídeo, descrita como uma “suite completa de ferramentas criativas”. Chama-se Edits, deve estar disponível já a partir de fevereiro e parece uma resposta direta àquilo que já é possível fazer no CapCut, outra app da chinesa ByteDance, dona do TikTok, que também foi alvo do mesmo bloqueio.

Segundo o CEO do Instagram, no Edits “haverá um separador dedicado à inspiração, outro para acompanhar as primeiras ideias que possa ter, uma câmara de qualidade muito superior à que utilizei para gravar este vídeo”. Na mesma publicação, o responsável explica que vão também estar disponíveis “todas as ferramentas de edição que seria de esperar, a possibilidade de partilhar rascunhos com amigos e outros criadores e, se decidir partilhar os seus vídeos no Instagram, informações poderosas sobre o desempenho desses vídeos”.

A primeira versão da app ainda não será final, e por isso Adam Mosseri pede paciência aos utilizadores que decidirem experimentá-la. Quem usa iOS já pode assinalar o interesse na app, que aí aparece com data de disponibilidade prevista para 13 de março, no entanto, mais tarde que a data de lançamento anunciada pelo CEO do Instagram. No ecossistema Android, a opção estará disponível em breve.

Na loja de aplicações do iOS a informação já disponível sobre a app permite saber mais alguns detalhes sobre as funcionalidades que terá disponíveis. Aí diz que vai permitir criar vídeos com uma duração de até 10 minutos, ajustando configurações como a resolução e outras.

Nas ferramentas de edição, os utilizadores vão poder contar com efeitos de voz, ajustes para reduzir ruído, filtros de vídeo ou possibilidade de adicionar legendas ou novos fundos à imagem. A Edits também vai contar com ferramentas de inteligência artificial para animar imagens, segundo a mesma descrição.