O Kickstarter é a casa onde muitos projetos inovadores vão para se financiar e o Swidget é mais um dos que por ali passa a ficar na retina.

Feita a pensar no futuro, esta tomada elétrica inteligente articula uma ideia simples que vai permitir aos seus utilizadores ligarem qualquer tipo de aparelho à "ficha".

As funcionalidades, no entanto, não se ficam por aqui. Com a ajuda da app da Swidget e de um sistema IFTTT (ou Stringify), é possível agendar tarefas, controlar a tomada à distância e monitorizar o consumo de energia.

Embora úteis, estas funcionalidades não são exclusivas do Swidget. Há várias tomadas elétricas inteligentes no mercado que reproduzem estas mesmas capacidades. O factor diferenciador, neste caso, reside na modularidade do aparelho, que permite trocar e montar peças de acordo com as preferências do utilizador - uma novidade no segmento.

Significa isto que, numa tomada de três blocos, o utilizador pode desmontar uns e montar outros. As peças já disponíveis para montagem, também chamadas "inserts", consistem em altifalantes, detetores de movimento, entradas USB, botões de ON/OFF, termómetros, ambientadores e outras coisas.

tek swidget

"Pense nisto como um smartphone e nos 'inserts' como aplicações. O smartphone fornece todos os recursos necessários para as aplicações funcionarem, mas, sozinho, não faz grande coisa", diz a empresa responsável no vídeo de apresentação. São "as milhões de aplicações disponíveis que permitem ao nosso telefone fazer todas as coisas de que gostamos. Mas o que é que vai acontecer quanto a tecnologia mudar?", questiona.

Apesar de reconhecer a utilidade de todos os aparelhos de IoT, a Swidget considera que a atual lógica de mercado por detrás deste segmento abre grande espaço ao desperdício de aparelhos. Esta tomada, como afirmam, pode ser a solução para essa realidade, introduzindo uma plataforma modular que se pode equipar com funcionalidades semelhantes às que vemos em equipamentos individuais.

tek swidget

Outra das vantagens é o facto de estes equipamentos ficarem completamente inseridos numa parede, limpando o ambiente de objetos extra e contribuindo para uma organização mais simples e minimalista dos seus gadgets.

Assim que o projeto conseguir atingir a sua meta de financiamento, que é de 40 mil dólares, o Swidget vai começar a chegar aos seus primeiros clientes. As primeiras unidades ainda só contam com um componente substituível, mas a ideia é ampliar esta capacidade.