Aquela que em tempos foi considerada a marca toda-poderosa do mundo dos telemóveis, entrou de novo em ação e está a preparar-se para tomar o mercado "de assalto". De acordo com o Android Authority, Mike Wang, um executivo de topo do braço chinês da Nokia, já confirmou que a marca volta à carga já no quarto trimestre. Esperam-se três ou quatro lançamentos de novos dispositivos com sistema operativo Android. A natureza destes dispositivos é ainda uma incógnita, mas podem esperar-se smartphones e tablets.

No entanto, o site indica que o mais provável é que alguns destes lançamentos aconteçam ainda este ano, mas que outros podem só acontecer no início de 2017.

Como o TeK já noticiou, a Nokia vendeu os direitos da sua marca à conterrânea HMD, em maio, e será esta empresa a desenhar os novos dispositivos. O fabrico fica a cargo da taiwanesa Foxconn.

Embora nem os preços nem as especificações dos novos dispositivos sejam já conhecidos, suspeita-se que dois dos smartphones a serem lançados se insiram numa categoria premium e que operem sobre o mais recente sistema Android, o Nougat . Apesar de todas as informações veiculadas pelos media não passarem ainda de meros “tiros no escuro”, o Android Authority avança que os smartphones deverão ter ecrãs de 5,2 polegadas e 5,5 polegadas, processadores Snapdragon 820 da Qualcomm e câmaras traseiras de 22,6 megapixéis.