Windows Phone. BlackBerry 10. Firefox OS. Sailfish. Tizen OS. Nenhum destes sistemas operativos é relevante o suficiente no mercado dos smartphones tendo em conta que no último trimestre do ano passado o Android e o iOS foram responsáveis por 96,3% dos telemóveis inteligentes expedidos para o retalho.

Os números são avançados pela IDC e mostram um "sufoco" no mercado dos dispositivos móveis. Em comunicado a consultora diz mesmo que os software da Google e da Apple estiveram perto do "domínio total" no mercado dos smartphones.

A mesma percentagem, 96,3%, também diz respeito ao total de smartphones enviados para as lojas com iOS e Android durante todo o ano de 2014, o que confirma ainda mais o duopólio que existe atualmente neste segmento de mercado.

"O que vai exigir uma observação mais cuidada é como os dois sistemas operativos se comportam em 2015 e nos anos seguintes. Agora que a Apple entrou no mercado dos phablets, existem poucas oportunidades para a empresa dar conta. Entretanto, a Samsung sentiu uma forte estagnação em 2014, obrigando o Android a apoiar-se mais em pequenos vendedores para garantir grandes volumes de vendas", comentou o gestor Ramon Llamas.

A IDC diz que não houve uma luta pelo terceiro lugar dos sistemas operativos mais populares, houve antes "escaramuças" com o Windows Phone a suplantar o BlackBerry 10 e a concorrência.

E será entre estes dois players uma das lutas mais interessantes já que a Microsoft continua a reforçar a presença no segmento de baixo custo e a BlackBerry prevê expedir 10 milhões de smartphones tendo por base as novidades no BB10 - que inclui suporte para aplicações Android, através por exemplo da loja de apps da Amazon.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.