Windows Phone. BlackBerry 10. Firefox OS. Sailfish. Tizen OS. Nenhum destes sistemas operativos é relevante o suficiente no mercado dos smartphones tendo em conta que no último trimestre do ano passado o Android e o iOS foram responsáveis por 96,3% dos telemóveis inteligentes expedidos para o retalho.

Os números são avançados pela IDC e mostram um "sufoco" no mercado dos dispositivos móveis. Em comunicado a consultora diz mesmo que os software da Google e da Apple estiveram perto do "domínio total" no mercado dos smartphones.

A mesma percentagem, 96,3%, também diz respeito ao total de smartphones enviados para as lojas com iOS e Android durante todo o ano de 2014, o que confirma ainda mais o duopólio que existe atualmente neste segmento de mercado.

"O que vai exigir uma observação mais cuidada é como os dois sistemas operativos se comportam em 2015 e nos anos seguintes. Agora que a Apple entrou no mercado dos phablets, existem poucas oportunidades para a empresa dar conta. Entretanto, a Samsung sentiu uma forte estagnação em 2014, obrigando o Android a apoiar-se mais em pequenos vendedores para garantir grandes volumes de vendas", comentou o gestor Ramon Llamas.

A IDC diz que não houve uma luta pelo terceiro lugar dos sistemas operativos mais populares, houve antes "escaramuças" com o Windows Phone a suplantar o BlackBerry 10 e a concorrência.

E será entre estes dois players uma das lutas mais interessantes já que a Microsoft continua a reforçar a presença no segmento de baixo custo e a BlackBerry prevê expedir 10 milhões de smartphones tendo por base as novidades no BB10 - que inclui suporte para aplicações Android, através por exemplo da loja de apps da Amazon.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.