No final do último trimestre do ano, o Android marcava presença em 68,6% dos dispositivos móveis nos principais mercados europeus - Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha - e o iOS em 18,5%, segundo dados do Kantar Worldpanel.

A representatividade do Windows Phone continua a crescer, mas a quota de mercado do sistema operativo da Microsoft na Europa permaneceu quase sem alterações nos últimos três meses, situando-se nos 10,3%.

O avanço do Android não se sentiu apenas na Europa, alargando-se aos restantes continentes e, concretamente, aos 12 maiores mercados do mundo. Apesar de perder para o sistema operativo da Google, o iOS continua a registar uma forte presença em mercados estratégicos, como os Estados Unidos (43,9%), Reino Unido (29,9%) e China (19%).

[caption][/caption]

O Windows Phone tem crescido a dois dígitos na Europa, mas infelizmente para a Nokia a subida no mercado europeu de smartphones no último trimestre de 2013 foi de apenas 3%.

Apesar da liderança do Android, também nem tudo são boas notícias para a Samsung, cada vez mais pressionada pela concorrência. O relatório indica ainda que a representatividade da fabricante sul-coreana baixou 2,2 pontos percentuais na Europa, para os 40,3%, enquanto na China a quota se manteve inalterada, nos 23,7%.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.