O relatório “Mobility Index”, da Good Technology, mostra que no primeiro trimestre do ano o iPhone 6 foi o smartphone mais popular nas empresas totalizando 26% das novas ativações. Em segundo lugar ficou o Galaxy S5 da Samsung.

O relatório revelou também que os dispositivos das duas gigantes tecnológicas ocupam 28 lugares do top 30 dos equipamentos mais usados em ambiente empresarial.

Apesar de dominar o mercado, a percentagem da Apple caiu um ponto percentual, em comparação com o quarto trimestre de 2014. Por outro lado, a percentagem do Android cresceu um ponto percentual para os 26%, devido à adopção dos equipamentos por parte das indústrias de alta tecnologia e da energia onde a quota do Android é de 47 e 44%, respetivamente.

Já o iOS da Apple lidera no sector público, com 80% de ativações de dispositivos móveis, na educação, com 83 %, e nos serviços financeiros, com 76% de quota de mercado.

Windows entrou na corrida

Os dispositivos móveis com o sistema operativo Windows instalado entraram no relatório pela primeira vez, detendo 1% de ativações entre janeiro e março deste ano. Já a versão do Windows para tablets, e o sucesso do Microsoft Surface 3 Pro, ajudaram o sistema operativo da Microsoft a conquistar 4% do mercado dos tablets.

No entanto, a Apple é a líder incontestável quando se fala no uso de tablets em empresas, com 81% do mercado - mesmo caindo 11 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Esta queda deve-se aos novos tablets Windows e ao aumento das ativações dos tablets com o sistema operativo Android instalado.

O relatório mostra ainda que o uso de aplicações nas empresas aumentou em 28%, em relação ao trimestre anterior, e até 48% em relação ao mesmo quadrimestre do ano passado. As aplicações de navegação segura foram as mais populares, seguindo-se as mensagens instantâneas e as aplicações da infraestrutura tecnológica da própria empresa.

O relatório da Good Technology não faz qualquer referência à BlackBerry como fabricante e como sistema operativo, pelo facto de a tecnológica canadiana usar serviços próprios de servidores, o que não permite uma avaliação das ativações por serviços externos.

O relatório teve por base dados recolhidos junto das 6.200 empresas às quais a Good Technology presta serviços em quase 160 países.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.