O relógio inteligente é comercializado em três modelos: o Apple Watch Sport, o Apple Watch e o Apple Watch Edition. No primeiro é usado Ion-X glass que ao nível da resistência é similar a vários ecrãs de telemóveis e à tecnologia Gorilla Glass. Nos outros dois é usado um vidro safira, o mesmo material que marca presença em relógios Rolex e Breitling.

Excluindo essa característica e o preço, tudo o resto é comum aos três Apple Watch: mesmo software, acesso às mesmas aplicações e mesmo tempo de autonomia. O wearable acaba por ser um produto que está mais exposto à utilização do dia-a-dia do que um smartphone, não existindo ainda uma grande oferta de capas para proteger o relógio de riscos e outros danos externos.

A equipa do Consumer Reports testou o modelo o Apple Watch e o Apple Watch Sport usando a escala de Mohs, de 1 a 10 em dureza. De acordo com o vídeo, a versão desportiva tem uma resistência de nível 8 e os modelos mais caros apresentam uma resistência de nível 9.

Mas os testes não ficaram por aqui e uma editora da CNET também pôs o relógio à prova. Dos vários testes incluiu-se o da água, ao qual passou com facilidade. Sobreviveu ainda a quedas e água a ferver acabando por ceder ao peso de uma frigideira 3000 vezes mais pesada.

Apesar dos níveis de resistência apresentados nos testes alguns utilizadores estão a usar as redes sociais para mostrarem alguns riscos que os relógios da Apple estão a "colecionar", mesmo em aparentes situações de utilização normal.

As primeiras unidades do relógio inteligente da Apple já chegaram a algumas lojas em países selecionados. Portugal faz parte do rol dos mercados que ainda não têm data definida.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico