O mercado de smartphones de gaming está a encolher, com a saída de cena da Lenovo, mas a Asus mantém bem alta a bandeira de apostador principal com a série ROG, e com o novo ROG Phone 7 que acaba de apresentar. O smartphone tem melhorias relevantes em termos de performance de processamento e gráficos, mas também de arrefecimento e capacidade de resposta, mas mantém muitos dos traços de design a que a Asus já nos tinham habituado, onde o equilíbrio entre a apresentação tradicional de um smartphone e toques mais radicais fazem a diferença.
Um dos destaques do novo Asus ROG Phone 7 é a integração do Snapdragon8 Gen 2 em vez do MediaTek ou do Snapdragon Gen 1 usados nos modelos anteriores, o que melhora o desempenho em 15% mas consegue também optimização do consumo de bateria. Na sessão de pré lançamento, a que o SAPO TEK teve acesso, Chih-Hao Kung, gestor de produto para a EMEA, sublinha que o reforço de desempenho traz vantagens na utilização do smartphone, especialmente durante jogos onde é potenciado com o X Mode, que faz com que o sistema esteja sempre disponível para jogos mais "pesados", sem comprometer a bateria.
Clique nas imagens para mais detalhes
A ideia de que com o Asus ROG Phone 7 é possível ter uma consola móvel e smartphone sem compromissos está mesmo na base da comunicação da Asus. Com dois modelos, o ROG Phone 7 e o 7 Ultimate, as opções de memória RAM e armazenamento variam entre os 12 e os 16 GB e os 256 e 512 GB. Mas as diferenças fazem-se também nas cores, em Phantom Black e Storm White, e na adição do sistema de refrigeração adicional do Ultimate, que a Asus diz que permite estender o tempo de utilização e que traz mais controle no arrefecimento.
Manter o processador mais fresco é uma das prioridades da Asus que adicionou mais camadas de grafite e uma nova câmara de vapor, com ciclos de arrefecimento rápidos, para além do aeroactive cooler 7, traz um sistema de arrefecimento duplo com filtro de ar que arrefece o ecrã e o painel exterior, e que agora também integra um subwoofer para mais efeitos de som.
Esta é também uma das áres reforçadas pela Asus nesta linha de smartphones, com melhoria dos speakers do telefone e tecnologia de encapsulamento de som 3D, e o suporte de mais Codecs, assim como a extensão da experiência de áudio a todos os tipos de ligação de auriculares. E para quem não dispensa, há um jack de 3,5 mm.
Ecrã e modos de jogo optimizados
O ecrã de 6,78 polegadas é um AMOLED da Samsung com 1.500 nits de brilho máximo e taxa de refrescamento de 165 hz adaptavel automaticamente ou usado apenas em alguns modelos específicos. No caso do modelo ROG Phone 7 Ultimate foi adicionada o display ROG vision na traseira do equipamento, que pode ser configurado para mostrar animações personalizadas.
Há ainda novidades no suporte de Ray Tracing, que já é usado nos PCs e que melhora a imagem do jogo, mas que ainda só está disponível em alguns títulos.
Nos comandos os Air triggers são personalizáveis e a tecnologia X Sense permite identificar alguns momentos de jogo, com a ajuda de inteligência artificial, e adicionar notificações pop up, que permitem gravar momentos de vitória e partilhar com a comunidade.
Para além das cores do Aura RGB, muito adaptadas ao gosto dos gamers, a Asus adicionou ainda novos temas personalizáveis que têm ícones, sons e wallpapers animados que foram trabalhados com artistas e game developers.
Mesmo não sendo um elemento central, como acontece noutros smartphones, a câmara fotográfica não deixa de ser relevante e a Asus adicionou também mais capacidade aos sensores principais, com 50 MP na câmara principal, melhoria na qualidade de zoom e uma câmara de ultra macro. A câmara frontal tem um sensor de 32 MP
Para suportar mais tempo de jogo, a bateria tem uma capacidade de 6000 mAh, dividida em duas células que ajudam a equilibrar o telefone.
Os novos modelos vão estar disponíveis para pré venda a partir de hoje e em Portugal há três versões, o ROG Phone 7 com memória de 12GB/256GB ou 16GB/512GB, e preços entre os 1.029 e 1.199 euros, e o ROG Phone 7 Ultimate com 16GB/512GB, só disponível em branco, e que tem um preço recomendado de 1.429 euros.
A versão Ultimate vem acompanhada de uma caixa especial para um unboxing mais personalizado.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários