O Departamento de Defesa dos EUA (DoD) aprovou o uso dos BlackBerry Z10 e Q10, do BlackBerry Playbook e do Samsung Galaxy S IV nas redes internas do Pentágono por considerar que estes equipamentos cumprem os requisitos de segurança definidos.

No caso do sistema operativo da tecnológica canadiana são a existência de dois ambientes de trabalho separados - um pessoal e outro empresarial - e a ligação ao BlackBerry Enterprise Service 10, os responsáveis pela aprovação do DoD. No caso da Samsung é a aplicação Knox, que também proporciona uma separação entre os dois tipos de "vidas", a responsável pela aprovação do mais recente topo de gama da empresa sul-coreana.

No caso da Samsung existe um outro fator de destaque: esta é a primeira vez que um equipamento com sistema operativo Android é aprovado pelo Departamento da Defesa.

No caso da BlackBerry a aprovação do DoD acaba por ser importante já que há algumas semanas a empresa viu-se envolvida em rumores que davam conta da não aprovação por parte do governo britânico, notícia que não se confirmou e que podia ter hipotecado o lançamento dos novos smartphones.

Quanto ao iOS 6, um responsável do Departamento de Defesa dos EUA disse ao The Verge que o sistema operativo da Apple e os seus dispositivos ainda estão a ser testados, mas que dentro de duas a três semanas devem ser conhecidos os resultados. Segundo a imprensa internacional tudo aponta para que também o software da marca da maçã seja validado para uso no Pentágono.

Além da guerra que se trava a nível do consumo privado as marcas responsáveis por smartphones estão também a batalhar para conquistarem espaço junto de clientes corporativos e que possam transmitir uma imagem de fiabilidade junto dos utilizadores.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico