O comunicado foi publicado a 14 de abril e não deixa dúvidas: quem tem um Aquaris E5 ou E6 vai ter de continuar com uma versão antiga do Android, sem garantia de upgrade para o 5.1 e muito menos para a versão 6, que já foi disponibilizada no ano passado.
“Desde o princípio que tivemos a convicção de que iriamos finalizar a atualização. Contudo, durante estes meses, o suporte dado pelo fabricante do processador em relação a esta plataforma foi muito reduzido. Hoje, encontramo-nos numa posição na qual é imprescindível a intervenção da MediaTek, de modo a corrigir erros localizados nestas versões a nível de drivers do componente, mas o fabricante do SoC comunicou-nos que deixará de oferecer suporte para esta plataforma”, explica a empresa.
A BQ explica que a intervenção da Madiatek é imprescindível para resolver erros a nível de drivers, mas a empresa comunicou que já não oferece suporte a esta plataforma de SoC. Como os problemas não podem ser resolvidos não haverá novo firmware, nem upgrade.
A empresa espanhola de smartphones afirma que decidiu por isso publicar as versões no estado em que se encontram atualmente, para quem quiser instalá-las manualmente nos seus terminais. Vão ser também publicados os códigos GPL para que os programadores possam aproveitar o trabalho que foi desenvolvido, mas a BQ alerta que estas são versões beta que podem por em causa a estabilidade do sistema.
Para compensar os meses de espera em relação à atualização, os donos dos modelos Aquaris que não podem ser atualizados têm direito a um desconto de 50 euros válido no Aquaris M5, no M5.5 e no M10. O desconto pode ser solicitado até 30 de junho de 2016 através do site.
A BQ tomou também a decisão de abandonar as plataformas da Mediatek e anuncia que passará a apostar na Qualcomm, que garante atualizações rápidas, o que já foi provado com o Aquaris E5 4G.

"É efetivamente a primeira vez que a BQ se compromete com algo com os seus clientes e, por depender de terceiros, não consegue cumprir”, refere em comunicado. "Lamentamos profundamente a situação e somos conscientes do impacto que tem na imagem de marca da BQ. Infelizmente é uma situação que não podemos ultrapassar", acrescenta.

Os atrasos na disponibilização do upgrade de Android não são uma situação inédita. Várias marcas fazem os seus clientes esperar longos meses pelas atualizações do Android, normalmente por atrasos no desenvolvimento. Se isso já lhe aconteceu deixe a sua experiência na caixa de comentários.