Quase três anos depois da integração do HomeKit nos seus sistemas operativos móveis, a Apple pode finalmente gabar-se de poder contar com suporte para uma câmara de vigilância doméstica no seu software para smart homes. Desenvolvida pela D-Link, propositadamente para "abrir o jogo" neste segmento de domótica da gigante norte-americana, a Omna 180 Cam HD foi apresentada esta terça-feira em Portugal.

O equipamento é compacto. E ao contrário do que acontece com a maioria das câmaras de vigilância, pode (e deve) ser apoiado sobre uma superfície plana, como um móvel ou uma mesa. Neste caso não existe a possibilidade de a fixar no teto ou numa parede, mas o campo de visão de 180 graus da lente que a Omna integra resolve o hipotético problema dos ângulos mortos. Na prática, a câmara faz exatamente o que o papel promete. Se a pousar num apoio de televisão, por exemplo, a câmara vai conseguir captar toda a amplitude da divisão sem circular a imagem como acontece com as tradicionais lentes fisheye. Mesmo ampla, a imagem surge com o seu formato normal.

A resolução das imagens captadas é de 1080p HD e, mesmo sem qualquer luz, o dispositivo consegue manter-se em vigilância graças ao sistema de visão noturna. Tem suporte para microSD até 128GB e assegura uma ligação à rede através de Wi-Fi.

No que diz respeito ao hardware, a apresentação da Omna fica completa com referências a um sensor de movimento e um microfone que permite a transmissão de som em dois sentidos. No entanto, a aplicação que permite ao utilizador explorar todas estas funcionalidades também esconde algumas surpresas positivas que a integração com o Apple HomeKit potencia.

Com a integração de suporte para vídeo diretamente neste programa, o utilizador passa a ter acesso às transmissões, ao vivo, diretamente no seu iPhone. Desta forma é possível aceder, em qualquer lado, às imagens captadas em tempo real pela Omna e graças à integração de um microfone e de um pequeno altifalante, é possível comunicar com que estiver do lado de lá.

A app não se esgota nesta funcionalidade. Nas definições, o utilizador pode até definir critérios para o envio de notificações. Se quiser ser avisado sempre que a câmara detetar movimento, pode configurar o aparelho para funcionar nesses moldes, mas, como na realidade seria pouco prático, a D-Link permite-lhe ajustar a sensibilidade dos movimentos reportados. Se tiver um cão, por exemplo, e este passar no campo de visão da Omna, a aplicação permite-lhe afinar as definições para ignorar este tipo de atividade e registar apenas situações mais agitadas. Se a porta de casa for aberta de rompante, se um vaso cair no chão ou se for derrubada uma mesa, o sistema tratará de o avisar.

Registadas ficam também fotografias e vídeos. O utilizador pode definir a periodicidade em que eles são registados e até quando são mantidos na memória do equipamento.

A Omna é um produto D-Link, mas exclusivo Apple. Foi desenvolvido para o ecossistema da tecnológica, tem integração com o seu mais recente sistema de assistência doméstica e já pode ser adquirido através do portal da empresa por 229,95 euros.

Os utilizadores Android, desta vez, ficam arredados da equação.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.