A DJI tem um novo suporte Ginbal para smartphones, o Osmo Mobile 7 Pro, que promete ajudar os criadores de conteúdo a gravar e a fotografar em qualquer cenário. Ou opte por uma versão mais em conta, o Osmo Mobile 7, cuja diferença é a ausência de um módulo multifuncional. Os sistemas foram construídos numa base mais leve e com olho na portabilidade, assim como facilidade de utilização.

Os gimbals utilizam a sétima geração da tecnologia de estabilização da DJI, assim como o ActiveTrack 7.0. São suportes para smartphones com estabilização de três eixos e sistema de rastreamento inteligente.

Veja na galeria imagens do DJI Osmo Mobile 7:

Os suportes têm um braço extensível de oito polegadas e um tripé, permitindo utilizar em praticamente qualquer cenário. O modelo Mobile 7P inclui o módulo multifuncional que permite rastrear os sujeitos sem a necessidade da aplicação DJI Mimo. Só tem de mostrar a palma da mão ao módulo ou premir o gatilho para que este tranque e siga os objetos em movimento sem usar a app.

Na prática, o módulo utiliza uma câmara com visão computacional que segue o utilizador. Além disso, este permite começar a gravar ou parar, faz ajustes do enquadramento com apenas alguns gestos com as mãos. O módulo inclui outras funcionalidades, tais como o ajuste da temperatura de cor e ainda faz de recetor para os microfones sem fios.

O sistema tem 10 horas de autonomia, além de funcionar como um power bank para carregar o smartphone através de um cabo USB-C. Os dois modelos Osmo Mobile 7 têm um design magnético, o que permite facilmente encaixar o smartphone. E quando desdobra os braços do gimbal, este liga-se automaticamente, ficando de imediato disponível para utilizar. O gimbal é compatível com os smartphones iOS e Android, mesmo aqueles que têm módulos de câmara maiores.

Veja o vídeo do ginbal:

Para utilizadores do iPhone, ou neste caso do ecossistema da Apple, é possível instalar a app DJI Mimo no Apple Watch e transformá-lo num comando remoto do gimbal. Pode rodar a câmara, ajustar ângulos, alternar entre o formato retrato ou paisagem, assim como captar fotos ou gravar vídeos. Tudo isto sem a necessidade de se aproximar do equipamento.

O braço tem um gatilho que ao ser premido três vezes faz o mecanismo rodar para alternar entre a câmara traseira a de selfie. Uma funcionalidade que pretende oferecer transições mais suaves entre os sujeitos durante a gravação de vlogs, por exemplo.

Quanto aos preços, o Osmo Mobile 7 Pro custa 159 euros e o Osmo Mobile 7 pode ser comprado por 99 euros. A diferença entre os dois modelos é o módulo multifunções, como referido. Pode acrescentar o mini recetor para o DJI Mic Mini num combo que custa 218 euros. Há mais acessórios disponíveis para o equipamento a comprar na loja oficial da DJI.