O Windows Phone sempre teve um apoio intermitente por parte de outras marcas que não a Nokia: a Samsung e a HTC juntaram-se ao início, depois recuaram um pouco e voltaram recentemente de forma tímida. O sistema operativo móvel da Microsoft tem agora estabelecido parcerias com marcas menos conhecidas e a norte-americana Yezz é uma delas. A empresa, que em Portugal é representada pela Avenir Telecom, lança hoje no mercado português o seu primeiro Windows Phone.



A Yezz não é uma marca completamente desconhecida dos portugueses, pelo menos dos que acompanham o segmento dos smartphones. Desde o início do ano que a marca tem vendido telemóveis inteligentes em Portugal, tendo já disponíveis 16 modelos. Até aqui todos eram Android.



O Yezz Billy 4.7 agora apresentando é diferente por isso mesmo: é um equipamento de média gama que tenta jogar design, com algumas especificações interessantes, um preço apelativo e um sistema operativo alternativo. De certa forma o Billy 4.7 quer representar no Windows Phone um papel que marcas como a bq, Wiko e a própria Yezz têm tentando fazer no Android.



O responsável pela Avenir Telecom, Paulo Almeida, explicou que esta viragem está relacionada com a grande capacidade de crescimento que o ecossistema Windows vai conhecer nos próximos anos. “Não queremos perder este momento”, elucidou o executivo que disse também acreditar que os consumidores gostam de variar nas experiências móveis.



Ecrã de 4,7 polegadas com resolução HD, processador de quatro núcleos a 1,2Ghz, sensor fotográfico de oito megapíxeis, suporte para dois cartões SIM e para cartões microSD até 128GB. Estas são as especificações técnicas do Yezz Billy 4.7, que apresenta-se também como um dos mais “elegantes” smartphones Windows Phone do mercado: espessura de 7,2 milímetros e 99 gramas de peso. O preço está fixado nos 199 euros.

Paulo Almeida considera que o novo smartphone da Yezz tem argumentos suficientes para concorrer com alguns dos equipamentos da Nokia com Windows Phone, mesmo estando consciente de que dificilmente as vendas serão tão significativas como as da divisão de telemóveis da Microsoft. “Numa escolha racional o consumidor pode escolher o Yezz”, reiterou o responsável.



Mas para quem quiser experimentar o Windows Phone a um nível de preço ainda mais baixo pode esperar até ao final de outubro quando a marca lançar o Billy 4.0 por 99 euros: ecrã de quatro polegadas com resolução de 800x480 píxeis, processador quad-core, suporte para dois cartões SIM e cartão de memória.



E com esta aposta no Windows Phone, a empresa acredita estar a credibilizar a marca junto dos consumidores.



Apesar de ter defendido que os telefones livres têm conquistado quota de mercado nos últimos cinco anos em Portugal, a Avenir Telecom está em conversações com a Vodafone para tentar levar alguns dos seus equipamentos até à operadora. O Billy 4,7 está no topo das prioridades, ainda que o acordo não seja conseguido durante 2014, como explicou Paulo Almeida. Para 2015 é possível que haja novidades.



O executivo da empresa deixou também outras dicas para o futuro da marca Yezz em Portugal: nunca será objetivo competir com os modelos topo de gama, nas especificações e no preço; no primeiro trimestre de 2015 vão chegar mais quatro smartphones Android e todos com suporte para redes 4G; o mercado dos tablets Android está demasiado competitivo para ser lucrativo, pelo que os modelos da marca não chegarão a Portugal; mas em alternativa os consumidores nacionais podem esperar tablets com Windows.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico