O KF5 Bless Cork Edition é apresentado hoje em Lisboa, em conjunto com uma nova gama de smartphones da IKI Mobile, e a marca que chegou há cerca de um ano ao mercado garante que é o primeiro a nível mundial a recorrer à cortiça para o chassi, o que o torna "mais amigo do ambiente".

Neste protótipo, que deve chegar às lojas em fevereiro, a IKI Mobile decidiu substituir todos os componentes possíveis por materiais recicláveis, desde os elementos que constituem o próprio equipamento à própria embalagem. E assegura que isso fez com que fossem obtidos resultados de eficiência de utilização surpreendentes.

Tito Cardoso, Administrador da IKI Mobile, explicou ao TeK queb a localização da fábrica que a marca quer construir em Coruche não foi escolhida por acaso, já que esta é a capital da cortiça, e garantiu que o uso deste material não vai encarecer o preço do smartphone mas deverá primar pela diferenciação.

A cortiça vai funcionar como uma proteção extra para a radiação da bateria, para além de conferir um design e toque bastante diferente dos metais e plásticos tradicionais nestes equipamentos. Mesmo assim é resistente à água e o ecrã resiste a choques.

O ministro Manuel Caldeira Cabral, presente na apresentação, fez questão de congratular os empreendedores que lançaram a empresa e que "acreditaram fazer alguma coisa diferente e em associar um produto tecnológico inovador a um material português e ligado à terra, como é a cortiça", destacando também a inovação da venda online, assim como a expansão para o mercado angolano, onde a marca vai começar a produzir telemóveis quase em simultâneo com o início da produção em Portugal.

Um smartphone diferente

Quanto às restantes características do KF5 Bless Cork Edition a IKI Mobile já revelou que terá um processador Octa Core, memória RAM de 3GB, somada a um espaço de armazenamento de ROM 32GB, câmaras Sony de 8MP frontal e 13MP na câmara principal, uma bateria 3000 mAh, e leitor de impressão digital.

Não foi ainda revelado o preço do equipamento.

(em atualização)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.