No geral, as vendas mundiais de smartphones terão crescido 3,9% nos primeiros três meses do ano, face aos números de 2015 para a mesma altura, somando 349 milhões de unidades, avança a Gartner. Os telefones inteligentes representaram 78% do total das vendas de telemóveis.

O avanço é justificado pela consultora com a procura por smartphones de entrada de gama em mercados emergentes e por terminais 4G a preços acessíveis.

Numa altura em que o mercado abranda cada vez mais e em que as principais fabricantes atingem um ponto de saturação, são as marcas emergentes que desafiam os modelos instituídos há muito e conseguem angariar mais quota de mercado.

Falar de marcas emergentes é falar de empresas chinesas e se, nos primeiros três meses de 2015 existiam duas fabricantes chinesas no top 5 da Gartner, com 11% do mercado, este ano há três, com uma quota de 17%.

Conheça o top das cinco maiores fabricantes de smartphones para os primeiros meses de 2016 e respetivas quotas de mercado, segundo a Gartner, na próxima galeria.

De destacar o crescimento da vantagem da Samsung sobre a Apple, que aumentou dos 6,2 pontos percentuais de 2015 para os 8,4 pontos percentuais deste ano. A Oppo foi quem teve melhor desempenho, com as vendas a aumentarem 145%.

[caption][/caption]