Um drone de transporte de órgãos para transplante foi o vencedor da competição nacional de inovação em saúde Life Enablers. Na 2ª edição do concurso da farmacêutica Takeda, a equipa ByOhope arrecadou o primeiro lugar, apresentando um projeto que ambiciona ser capaz de cumprir a sua missão também a nível internacional.

Com um prémio de 4.000 euros, o projeto vencedor integra estudantes universitários da Universidade da Beira Interior, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e Universidade do Minho. Como objetivo, pretendem desenvolver e integrar uma rede organizada de drones para participar ativamente no transporte de órgãos para transplante.

Life Enablers 2020
Finalistas da 2ª edição do concurso Life Enablers

Ao longo do último ano, os alunos tiveram a possibilidade de trabalhar com diversas sociedades científicas como a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia e empresas como a Vodafone.

Para além dos vencedores, a 2ª edição contou ainda com quatro projetos finalistas:

  • CoScan: consiste na criação de uma aplicação móvel e plataforma digital para melhorar a qualidade de vida de pessoas com doença de Crohn e outras doenças inflamatórias do intestino.
  • ThinkSmart: quer ajudar pacientes com doenças que necessitam de ajuda imediata, como por exemplo, pessoas com problemas cardíacos, idade avançada ou demência.
  • UALgoritmo: ambiciona desenvolver um dispositivo médico que permita medir o nível de toxinas derivadas do tabaco, mais especificamente a cotinina, o principal produto metabólico da nicotina. Este foi o vencedor do Growth Hacking.
  • Easy10: consiste numa app personalizada que disponibiliza ao doente informações que ajudam a ultrapassar as fases mais difíceis, como a quimioterapia, para além de fornecer informação e lembretes associados à doença.

Destinada a estudantes de ensino superior, a Life Enablers tem como objetivo acelerar ideias que melhorem a qualidade de vida de doentes e das suas famílias. Este ano candidataram-se 120 alunos do ensino superior e recém-licenciados com 41 equipas iniciais e ideias. Dispositivos médicos inovadores, aplicações móveis para a saúde e soluções tecnológicas baseadas na inteligência artificial foram as áreas principais dos projetos que estiveram a concurso.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.