Um drone de transporte de órgãos para transplante foi o vencedor da competição nacional de inovação em saúde Life Enablers. Na 2ª edição do concurso da farmacêutica Takeda, a equipa ByOhope arrecadou o primeiro lugar, apresentando um projeto que ambiciona ser capaz de cumprir a sua missão também a nível internacional.
Com um prémio de 4.000 euros, o projeto vencedor integra estudantes universitários da Universidade da Beira Interior, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e Universidade do Minho. Como objetivo, pretendem desenvolver e integrar uma rede organizada de drones para participar ativamente no transporte de órgãos para transplante.
Ao longo do último ano, os alunos tiveram a possibilidade de trabalhar com diversas sociedades científicas como a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia e empresas como a Vodafone.
Para além dos vencedores, a 2ª edição contou ainda com quatro projetos finalistas:
- CoScan: consiste na criação de uma aplicação móvel e plataforma digital para melhorar a qualidade de vida de pessoas com doença de Crohn e outras doenças inflamatórias do intestino.
- ThinkSmart: quer ajudar pacientes com doenças que necessitam de ajuda imediata, como por exemplo, pessoas com problemas cardíacos, idade avançada ou demência.
- UALgoritmo: ambiciona desenvolver um dispositivo médico que permita medir o nível de toxinas derivadas do tabaco, mais especificamente a cotinina, o principal produto metabólico da nicotina. Este foi o vencedor do Growth Hacking.
- Easy10: consiste numa app personalizada que disponibiliza ao doente informações que ajudam a ultrapassar as fases mais difíceis, como a quimioterapia, para além de fornecer informação e lembretes associados à doença.
Destinada a estudantes de ensino superior, a Life Enablers tem como objetivo acelerar ideias que melhorem a qualidade de vida de doentes e das suas famílias. Este ano candidataram-se 120 alunos do ensino superior e recém-licenciados com 41 equipas iniciais e ideias. Dispositivos médicos inovadores, aplicações móveis para a saúde e soluções tecnológicas baseadas na inteligência artificial foram as áreas principais dos projetos que estiveram a concurso.
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